Wednesday, September 08, 2021

Aula 90-91

Aula 90-91 (18/fev [1.ª, 3.ª]) Correção das redações da aula anterior.

Na p. 211, lê «Coisas de partir», de Ana Luísa Amaral.

Relativamente aos seis primeiros versos, explica, por palavras tuas, qual é, no fundo, o objetivo do eu do poema.

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Nos versos 7-12, gera-se um receio («o meu alarme nasce»). Explica o novo problema.

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Na última quintilha chega-se a uma solução. [Lê a resposta que ponho a seguir.]

Através de palavras que exprimem o amor, o sujeito poético sugere que corpo amado e poema se fundam, sejam um só.

Resolve o item 7 na p. 212:

A = ___; B = ___; C = ___; D ___; E = ___.

Os poemas de Fernando Pessoa sobre a arte poética — «Autopsicografia» (p. 34) e «Isto» (p. 36) — versam questão semelhante à que se põe em «Coisas de partir». Compara as duas perspetivas (pessoana e do sujeito do poema de Ana Luísa Amaral).

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Lê o poema de Ana Luísa Amaral na p. 213-214. Depois, escreve uma nova «Pequena ode, em anotação quase biográfica», que remeta para um sujeito poético marcadamente confessional (isto é, identificável com o autor, ou seja, contigo). Manter-se-ão alguns dos versos (e partes de versos) bem com as duas últimas estrofes (as na p. 214) que já não copiei.

Pequena ode, em anotação quase biográfica

 

Bom dia, ____________________________

por essa saudação e de manhã,

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Bom dia, _____________________________

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o tempo

 

Bom dia, _____________________________

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que nunca mais se visse

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Bom dia, _____________________________

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todos os dias

 

Bom dia, _____________________________

quantas mais vezes te direi bom dia,

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Bom dia, _____________________________

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desalinho

 

 

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