Aula 90-91
Aula
90-91 (18/fev [1.ª, 3.ª]) Correção das
redações da aula anterior.
Na p. 211, lê «Coisas de partir», de Ana Luísa Amaral.
Relativamente aos seis primeiros versos,
explica, por palavras tuas, qual é, no fundo, o objetivo do eu do poema.
. . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nos versos 7-12, gera-se um receio («o meu
alarme nasce»). Explica o novo problema.
. . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Na última quintilha chega-se a uma solução.
[Lê a resposta que ponho a seguir.]
Através de palavras que exprimem o amor, o
sujeito poético sugere que corpo amado e poema se fundam, sejam um só.
Resolve o item 7 na p. 212:
A = ___; B = ___; C = ___; D ___; E = ___.
Os poemas de Fernando Pessoa sobre
a arte poética — «Autopsicografia»
(p. 34) e «Isto» (p. 36) — versam questão semelhante à que se põe em «Coisas de
partir». Compara as duas perspetivas (pessoana e do sujeito do poema de Ana
Luísa Amaral).
. . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Lê o poema de Ana Luísa Amaral na p.
213-214. Depois, escreve uma nova «Pequena ode, em anotação quase biográfica»,
que remeta para um sujeito poético marcadamente confessional (isto é,
identificável com o autor, ou seja, contigo). Manter-se-ão alguns dos versos (e
partes de versos) bem com as duas últimas estrofes (as na p. 214) que já não
copiei.
Pequena ode, em anotação quase biográfica
Bom dia,
____________________________
por essa saudação e de
manhã,
___________________________________
___________________________________
___________________________________
Bom dia, _____________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
o tempo
Bom dia,
_____________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
que nunca mais se visse
___________________________________
Bom dia,
_____________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
todos os dias
Bom dia, _____________________________
quantas mais vezes te direi
bom dia,
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
Bom dia,
_____________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
desalinho
#
<< Home