Wednesday, September 08, 2021

Aula 82-83

Aula 82-83 (8 [1.ª], 9/fev [3.ª]) Na p. 175, lê o poema de Afonso Cruz (que devíamos ter aproveitado já na aula passada, para que calhasse no dia que lhe serve de título).

Transcreve, se necessário com ligeira reformulação, o antecedente (o referente) da anáfora «lo» (v. 2): _________

Explica a singularidade, as idiossincrasias, do diário referido na última estrofe.

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Como adivinhamos que o autor das linhas biográficas no final da página (tiradas da contracapa de Mar) terá sido o próprio Afonso Cruz?

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[Exercício de Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Exercícios:] Reescreve as frases, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes pessoais convenientes:

a) Elas lavaram os pratos.

b) Amanhã faremos o bife.

c) A Vénus e eu comprámos os hipopótamos.

d) O Novak telefonou à Jlena e a ti.

e) O meu primo falou aos traficantes.

f) A Iva ofereceu os presentes à aniversariante.

g) Diz a verdade, estúpido!

h) Faria a viagem contigo, Eusébio.

i) Não provarei o cozido.

Alguns itens de exame (com orações)

[2015, 1.ª fase:]

9. Identifique a função sintática desempenhada pela oração subordinada presente na frase «E diz que o olfato perdeu importância em favor da visão» (linha 21).

 

10. Classifique a oração iniciada por «mesmo se» (linha 29). [Cresce todo um comércio ligado ao olfato ambiental, com aromas para as várias divisões da casa e para o automóvel, líquidos que imitam o odor do pinheiro ou da lavanda, mesmo se os nossos estilos de vida nos distanciam cada vez mais da natureza.]

 

[2015, 2.ª fase:]

9. Identifique o valor da oração subordinada adjetiva relativa introduzida por «que» (linha 10). [A fidelidade do realizador ao texto começa nessas palavras, ditas por um narrador que, falando pela voz de Eça, não pretende ser o escritor, nem imitá-lo, mas apenas contar a história por ele, assim continuando em todo o filme, introduzindo lugares, personagens, episódios.]

 

[2015, época especial:]

7. A oração «que vai começar o embarque» (linha 16) [Quando a voz do altifalante avisa que vai começar o embarque, não tenho pressa.] é uma oração subordinada

(A) substantiva relativa. | (B) substantiva completiva. | (C) adjetiva relativa. | (D) adverbial consecutiva.

 

8. Identifique o valor da oração subordinada adjetiva relativa presente em «A mente, ocupada com a obsessão de eliminar problemas antigos, não se liberta a conceber a viagem que começará em breve.» (linhas 7 e 8).

 

9. Identifique a função sintática desempenhada pela oração subordinada presente na frase «Sei que chegaremos todos ao mesmo tempo.» (linha 18).

 

Itens de exame (com funções sintáticas)

[2016, 1.ª fase:]

5. Nas expressões «protege-nos dos riscos» (linha 17) e «A ciência traz-nos constantemente novos riscos» (linhas 28 e 29), os pronomes pessoais desempenham as funções sintáticas de

(A) complemento indireto e de complemento direto, respetivamente.

(B) complemento direto e de complemento indireto, respetivamente.

(C) complemento indireto, em ambos os casos.

(D) complemento direto, em ambos os casos.

 

10. Refira a função sintática desempenhada pela oração subordinada presente em «é inevitável que vivamos permanentemente sob ameaças» (linha 8).

 

[2016, 2.ª fase:]

8. Identifique a função sintática desempenhada pela expressão «o rio Saône» (linha 14). [Vai levando o rio Saône a sua corrente envenenada, e é neste momento que uma gota de água se me desenha na memória, como uma enorme pérola suspensa, que devagar vai engrossando e tarda tanto a cair, e não cai enquanto a olho fascinado.]

 

[2015, 2.ª fase:]

10. Refira a função sintática desempenhada por «que» (linha 26). [Em Os Maias de João Botelho, ao contrário do que acontece com as personagens, e à parte as cenas de interior, filmadas em ambientes da época que ainda hoje mantêm as suas características — a Casa Veva de Lima, o Grémio Literário —, não encontramos cenários realistas, que a Lisboa de hoje não permitiria.]

 

[2014, 1.ª fase:]

2.1. Identifique a função sintática desempenhada pela palavra «queirosiano» (linha 13). [Mas se é verdade que Eça continua atual, e Portugal em muitos dos seus traços sociológicos continua queirosiano, parece-me desajustado que se continue a divulgar a ideia de que a sua prosa e os seus tipos constituem uma espécie de bitola geneticamente inultrapassável.]

 

[2014, 2.ª fase:]

2.3. Identifique a função sintática desempenhada pelo pronome pessoal em «pode inspirar-nos em cada tempo» (linhas 29 e 30). [O magistério crítico de Vieira ainda faz sentido nos dias de hoje e pode inspirar-nos em cada tempo para não desistirmos de construir uma sociedade mais justa e mais fraterna.]

 

[2014, época especial:]

2.3. Identifique a função sintática desempenhada pela expressão «viver e pensar» (linha 25). [Caeiro não é um filósofo, é um sábio para quem viver e pensar não são atos separados.]

 

[2013, 1.ª fase:]

2.3. Identifique a função sintática desempenhada pela expressão «secreta e insolúvel» (linha 22). [Permanecerá para sempre secreta e insolúvel.]

 

[2013, 1.ª fase, data especial:]

2.3. Identifique o sujeito da oração «mas com as viagens marítimas tudo mudou» (linhas 17 e 18).

 

[2013, 2.ª fase:]

1.7. Na frase «A mãe tentou compensar-me, tentou lutar contra a minha morte dando-me poesia.»(linha 36), os pronomes pessoais desempenham, respetivamente, as funções sintáticas de

(A) predicativo do sujeito e complemento direto.

(B) complemento indireto e complemento direto.

(C) complemento direto e complemento indireto.

(D) predicativo do sujeito e complemento indireto.

 

[2013, época especial:]

2.3. Identifique a função sintática do pronome pessoal sublinhado em «eu tenho livros que me foram oferecidos» (linha 26).

Dá um relance aos textos diarísticos de Miguel Torga, na p. 173, e de Vergílio Ferreira, na p. 171, bem como ao enquadrado com as características do diário. Depois, escreve texto em prosa — diarístico, memorialístico, cronístico, mas sempre de 1.ª pessoa — cujo título fosse

29 de fevereiro

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Classifica quanto à função sintática os segmentos sublinhados (nota que não acrescentei pontuação ao poema, pelo que, como é normal nestes casos de reprodução de letras de canções, sendo escassa a pontuação inscrita, nem sempre fica clara a sintaxe que o autor pretendia).

«Palhaços» (The soaked lamb [música: Afonso Cruz e Tiago Albuquerque / letra: Gito Lima])

Senhoras, senhores   _______

Meninas, meninos

Operários, doutores

Grandes e pequeninos

 

A pedido das melhores famílias   _______

Quem tem voto neste assento   _______

O circo veio de malas e mobílias

P’r’acabar com o lamento   _______

 

Com os animais habituais

Tem outros tais, bem especiais

São lobos, cobras, lagartos   _______

Palhaços ricos e fartos

 

O circo chegou à cidade   _______

Numa tenda de pedra e cal

Traz paz, traz felicidade   _______

Até dinheiro e coiso e tal

 

Artistas nas faces das revistas

De pés p’r’ó ar e vice-versa

Ilusionistas bem malabaristas

Balões de ar e de conversa

 

Já arde o teto do barraco   ________

Não se mexam do lugar   ________

É parte do grande espetáculo

Ninguém sai até acabar

 

O circo chegou à cidade

Numa tenda de pedra e cal

Traz paz, traz felicidade   _______

Até dinheiro e coiso e tal

 

O circo chegou à cidade   _______

Numa tenda de pedra e cal

Traz paz, traz felicidade

Até dinheiro e coiso e tal

 

O circo está instalado

E está mesmo aqui ao lado.   ________

 

 

 

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