Aula 82-83
Aula 82-83 (8
[1.ª], 9/fev [3.ª]) Na
p. 175, lê o poema de Afonso Cruz (que devíamos ter
aproveitado já na aula passada, para que calhasse no dia que lhe serve de
título).
Transcreve, se necessário com ligeira
reformulação, o antecedente (o referente) da anáfora «lo» (v. 2): _________
Explica a singularidade, as
idiossincrasias, do diário referido na última estrofe.
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Como adivinhamos que o autor das linhas
biográficas no final da página (tiradas da contracapa de Mar) terá sido o próprio Afonso Cruz?
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[Exercício de Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Exercícios:]
Reescreve as frases, substituindo as expressões destacadas pelos pronomes
pessoais convenientes:
a) Elas lavaram os pratos.
b)
Amanhã faremos o bife.
c)
A Vénus e eu comprámos os
hipopótamos.
d)
O Novak telefonou à Jlena e a ti.
e)
O meu primo falou aos traficantes.
f) A Iva
ofereceu os presentes à aniversariante.
g) Diz
a verdade, estúpido!
h)
Faria a viagem contigo, Eusébio.
i)
Não provarei o cozido.
Alguns itens de
exame (com orações)
[2015, 1.ª fase:]
9. Identifique a função sintática desempenhada pela
oração subordinada presente na frase «E diz que o olfato perdeu importância em
favor da visão» (linha 21).
10. Classifique a
oração iniciada por «mesmo se» (linha 29).
[Cresce
todo um comércio ligado ao olfato ambiental, com aromas para as várias divisões
da casa e para o automóvel, líquidos que imitam o odor do pinheiro ou da
lavanda, mesmo se os nossos estilos de vida nos distanciam cada vez mais da
natureza.]
[2015,
2.ª fase:]
9. Identifique o valor da oração subordinada
adjetiva relativa introduzida por «que» (linha 10). [A fidelidade do realizador
ao texto começa nessas palavras, ditas por um narrador que, falando pela voz de
Eça, não pretende ser o escritor, nem imitá-lo, mas apenas contar a história
por ele, assim continuando em todo o filme, introduzindo lugares, personagens,
episódios.]
[2015, época especial:]
7. A oração «que vai começar o embarque» (linha 16)
[Quando a voz do altifalante avisa que vai começar o embarque, não tenho
pressa.] é uma oração subordinada
(A) substantiva relativa. | (B)
substantiva completiva. | (C) adjetiva relativa. | (D) adverbial consecutiva.
8. Identifique o valor da oração subordinada
adjetiva relativa presente em «A mente, ocupada com a obsessão de eliminar
problemas antigos, não se liberta a conceber a viagem que começará em breve.»
(linhas 7 e 8).
9. Identifique a função sintática desempenhada pela
oração subordinada presente na frase «Sei que chegaremos todos ao mesmo tempo.»
(linha 18).
Itens de exame
(com funções sintáticas)
[2016,
1.ª fase:]
5. Nas
expressões «protege-nos dos riscos» (linha 17) e «A ciência traz-nos
constantemente novos riscos» (linhas 28 e 29), os pronomes pessoais desempenham
as funções sintáticas de
(A) complemento indireto e
de complemento direto, respetivamente.
(B) complemento direto e de
complemento indireto, respetivamente.
(C) complemento indireto,
em ambos os casos.
(D) complemento direto, em
ambos os casos.
10. Refira a função
sintática desempenhada pela oração subordinada presente em «é inevitável que
vivamos permanentemente sob ameaças» (linha 8).
[2016,
2.ª fase:]
8. Identifique a
função sintática desempenhada pela expressão «o rio Saône» (linha 14). [Vai
levando o rio Saône a sua corrente envenenada, e é neste momento que uma gota
de água se me desenha na memória, como uma enorme pérola suspensa, que devagar
vai engrossando e tarda tanto a cair, e não cai enquanto a olho fascinado.]
[2015,
2.ª fase:]
10. Refira a função sintática
desempenhada por «que» (linha 26). [Em Os Maias de João
Botelho, ao contrário do que acontece com as personagens, e à parte as cenas de
interior, filmadas em ambientes da época que
ainda hoje mantêm as suas características — a Casa Veva de Lima, o Grémio
Literário —, não encontramos cenários realistas, que a Lisboa de hoje não
permitiria.]
[2014, 1.ª fase:]
2.1. Identifique a
função sintática desempenhada pela palavra «queirosiano» (linha 13). [Mas se é
verdade que Eça continua atual, e Portugal em muitos dos seus traços
sociológicos continua queirosiano,
parece-me desajustado que se continue a divulgar a ideia de que a sua prosa e
os seus tipos constituem uma espécie de bitola geneticamente inultrapassável.]
[2014, 2.ª fase:]
2.3. Identifique a função sintática desempenhada
pelo pronome pessoal em «pode inspirar-nos em cada tempo» (linhas 29 e 30). [O
magistério crítico de Vieira ainda faz sentido nos dias de hoje e pode
inspirar-nos em cada tempo para não desistirmos de construir uma sociedade mais
justa e mais fraterna.]
[2014, época especial:]
2.3. Identifique a função sintática
desempenhada pela expressão «viver e pensar» (linha 25). [Caeiro não é um
filósofo, é um sábio para quem viver e
pensar não são atos separados.]
[2013, 1.ª fase:]
2.3. Identifique a função sintática
desempenhada pela expressão «secreta e insolúvel» (linha 22). [Permanecerá para
sempre secreta e insolúvel.]
[2013, 1.ª fase, data especial:]
2.3. Identifique o
sujeito da oração «mas com as viagens marítimas tudo mudou» (linhas 17 e 18).
[2013, 2.ª fase:]
1.7. Na frase «A mãe tentou compensar-me, tentou lutar
contra a minha morte dando-me poesia.»(linha 36), os pronomes pessoais
desempenham, respetivamente, as funções sintáticas de
(A) predicativo do sujeito e
complemento direto.
(B) complemento indireto e
complemento direto.
(C) complemento direto e complemento
indireto.
(D) predicativo do sujeito e complemento indireto.
[2013, época especial:]
2.3. Identifique a função sintática do
pronome pessoal sublinhado em «eu tenho livros que me foram oferecidos»
(linha 26).
Dá um relance aos textos diarísticos de Miguel
Torga, na p. 173, e de Vergílio Ferreira, na p. 171, bem
como ao enquadrado com as características do diário. Depois, escreve texto em prosa — diarístico,
memorialístico, cronístico, mas sempre de 1.ª pessoa — cujo título fosse
29 de fevereiro
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Classifica quanto à função sintática os
segmentos sublinhados (nota que não acrescentei pontuação ao poema, pelo que,
como é normal nestes casos de reprodução de letras de canções, sendo escassa a
pontuação inscrita, nem sempre fica clara a sintaxe que o autor pretendia).
«Palhaços» (The soaked
lamb [música: Afonso Cruz e Tiago Albuquerque / letra: Gito Lima])
Senhoras, senhores
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Meninas, meninos
Operários, doutores
Grandes e pequeninos
A pedido das melhores famílias _______
Quem tem voto neste assento _______
O circo veio de malas e mobílias
P’r’acabar com o lamento _______
Com os animais habituais
Tem outros tais, bem especiais
São lobos, cobras, lagartos _______
Palhaços ricos e fartos
O circo chegou à cidade _______
Numa tenda de pedra e cal
Traz paz, traz felicidade _______
Até dinheiro e coiso e tal
Artistas nas faces das revistas
De pés p’r’ó ar e vice-versa
Ilusionistas bem malabaristas
Balões de ar e de conversa
Já arde o teto do barraco ________
Não se mexam do lugar ________
É parte do grande espetáculo
Ninguém sai até acabar
O circo chegou à cidade
Numa tenda de pedra e cal
Traz paz, traz
felicidade _______
Até dinheiro e coiso e tal
O circo chegou à
cidade _______
Numa tenda de pedra e cal
Traz paz, traz felicidade
Até dinheiro e coiso e tal
O circo está instalado
E está mesmo aqui ao lado. ________
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