Aula 77-78
Aula
77-78 (1 [1.ª], 2/fev [3.ª]) Na p. 108, à direita, tens o poema cujo título é adotado por
toda a segunda parte de Mensagem, «Mar português». Talvez já o
conheças desde o 9.º ano.
Explicita,
por palavras tuas, as seguintes afirmações da segunda quintilha:
«Tudo
vale a pena / Se a alma não é pequena»:
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«Quem
quer passar além do Bojador / Tem que passar além da dor»:
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«Deus
ao mar o perigo e o abismo deu, / Mas nele é que espelhou o céu»:
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Recorda
estas estâncias (Os Lusíadas, canto IV, 88-89), que integram o passo das despedidas, na praia do Restelo
(pouco antes de surgir «um velho, de aspeito venerando», que menearia três
vezes a cabeça e, descontente, discursaria).
A gente da cidade, aquele dia,
(Uns por amigos, outros por parentes,
Outros por ver somente) concorria,
Saudosos na vista e descontentes
E nós, co’a virtuosa companhia
De mil religiosos diligentes,
Em procissão solene, a Deus orando,
Pera os batéis viemos caminhando.
Em tão longo caminho e duvidoso
Por perdidos as gentes nos julgavam,
As mulheres c’um choro piadoso,
Os homens com suspiros que arrancavam.
Mães, Esposas, Irmãs, que o temeroso
Amor mais desconfia, acrescentavam
A desesperação e frio medo
De já nos não tornar a ver tão cedo.
Estabelece
uma aproximação entre a ideologia do poema «Mar português» e a das estâncias 88
e 89 do canto IV dos Lusíadas, que
acabaste de reler:
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Na p. 108, à esquerda,
lê «O
mostrengo», o quarto poema da segunda parte de Mensagem (cfr. pp. 52-53 da edição que estamos a
usar).
Discorre sobre as características
narrativas do poema:
O poema apresenta uma breve narrativa, em que se relata o
encontro dos navegadores portugueses com o Mostrengo (ação), sendo ambos
protagonistas. Do conjunto de personagens, destaca-se ainda o «________», que dialoga com o monstro. A narrativa decorre «________» (espaço) e numa «_________» (tempo).
Debruça-te sobre as marcas épicas da
composição:
São características épicas do poema a presença de uma ameaça
grandiosa sobre o _________, que, no confronto com ela, evidencia marcas de
grandeza (moral). O caráter narrativo é igualmente traço ________ do poema.
[Depois
de se ouvir passo do Adamastor, no
canto V de Os Lusíadas] Reflete sobre a importância simbólica das
figuras do «Adamastor», n’Os Lusíadas, e do «homem do leme», em Mensagem.
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Completa esta síntese
comparativa de Os Lusíadas e Mensagem, que retirei, com poucas
adaptações, de uma sebenta de estudo para exame.
Os Lusíadas
(1572) |
Mensagem
(1934) |
Poema _______ |
Poema épico-lírico |
dez cantos |
estrutura triádica: «Brasão»,
«_______», «O Encoberto» |
escritos em meados do século XVI,
época do declínio do apogeu expansionista |
escrita entre 1913 e 1934, época
de desencantos (relativamente a 1.ª República e a _______) |
cariz _______ e descritivo;
dimensão real e concreta |
cariz abstracto e interpretativo;
dimensão simbólica, doutrinária |
fundo histórico: a viagem do Gama |
fundo histórico e _______: a busca
de uma «Índia que não há» |
referência aos fundadores de
Portugal pela voz de Vasco da Gama e de Paulo da Gama, nos relatos ao rei de
Melinde e ao _______ |
evocam-se os que estiveram
associados aos primórdios da nacionalidade, pedindo-se a Afonso Henriques que
abençoe a pátria com o seu exemplo |
referem-se as lutas contra os
Mouros (Batalha de Ourique) e as lutas contra ______ (Aljubarrota; papel de
Nun’Álvares) |
Pessoa refere-se à figura de
Nun’Álvares como um messias, um «Portugal em ser» |
relata-se a aventura da descoberta
do caminho marítimo para a Índia, incluindo adversidades e perigos
(despedidas de Belém, Adamastor, tempestade) |
evoca-se processo de conquista do
mar desconhecido («O infante D. Henrique», «Horizonte», «Padrão», «O
Mostrengo», «Ocidente», «_______») |
_______ é a recompensa para os
portugueses que se transcenderam |
Pessoa sonha a recompensa: «ilhas
afortunadas», «terras sem ter lugar», onde mora o Desejado |
D. Sebastião é a garantia e a
esperança do regresso de tempos gloriosos, ao estilo do sebastianismo
tradicional |
D. Sebastião está na base de um
sebastianismo pessoano, que, sem negar o passado, aponta para um ________
promissor |
nas _________ (cantos I e X),
Camões reconhece em D. Sebastião qualidades de líder |
loucura de D. Sebastião é evocada
como necessária à criação de um novo império |
conceito de herói épico tradicional: o que o
move é a guerra contra os _______, a expansão |
conceito de herói mítico: o que é
escolhido para cumprir uma missão e é movido pela «febre do Além» |
os obstáculos que o herói enfrenta
levam-no à construção de um Império terreno (nacionalismo) |
os obstáculos que o herói enfrenta
levam-no à transcendência, a um império espiritual, o _______ (nacionalismo
universalista) |
poeta revela desencanto pelo
______ |
poeta revela desencanto pelo presente e apela
à construção de um futuro de dimensão cultural e espiritual: «É a hora!» |
poeta, ainda que valorizando os
momentos gloriosos da pátria, mostra tristeza pelo não reconhecimento do seu
valor e pelo estado da pátria |
poeta pretende restaurar a
grandeza da pátria, recriando o mito ________, essencial ao renascimento que
se defende |
a poesia serve para registar e
glorificar o passado |
a poesia, o sonho, o misticismo
são as forças que levarão ao __________ |
Itens sobre tipos de coesão em exames
[2021, 2.ª fase]
7. A utilização da expressão
«de facto» (l. 5) e do pronome «tua» (l. 28) contribui para a coesão
(A) gramatical
interfrásica, no primeiro caso, e gramatical referencial, no segundo caso.
(B) gramatical
interfrásica, no primeiro caso, e lexical por reiteração, no segundo caso.
(C) gramatical frásica, no
primeiro caso, e gramatical referencial, no segundo caso.
(D) gramatical frásica, no
primeiro caso, e lexical por reiteração, no segundo caso.
[2018,
2.ª fase]
7. Indique o processo de
coesão textual assegurado pelas expressões «No passado» (linha 1), «a pouco e
pouco» (linha 5), «Já» (linha 7), «Hoje, a pouco e pouco» (linha 24) e «ainda»
(linha 27).
R.: ___________
[2016,
1.ª fase]
6. O uso das palavras «dele»
(linha 28) e «os» (linha 29) [«O risco, correta ou incorretamente percecionado,
está por todo o lado nas nossas vidas, sendo várias as interrogações que se
podem colocar em face dele. A ciência traz-nos constantemente novos riscos,
assim como maneiras de os minimizar»] contribui para a coesão
(A) lexical. | (B)
aspeto-temporal. | (C) frásica.
| (D) referencial.
[2015,
1.ª fase]
7.
No contexto em que ocorre, a palavra «Dessas» (linha 15 [«E dá dois exemplos:
na época de Dürer, existiam na língua alemã mais de cento e cinquenta e oito
palavras para designar cheiros diferentes. Dessas, apenas trinta e duas hoje
subsistem, e frequentemente como formas dialetais muito localizadas.»])
contribui para a coesão
(A)
temporal. | (B) referencial. | (C) frásica. | (D) interfrásica.
[2014,
época especial]
1.5.
A utilização de «pois» (linha 4) e de «Por isso» (linhas 25-26) contribui para
a coesão
(A)
frásica. | (B) interfrásica. | (C) temporal. | (D) lexical.
[2013, 1.ª fase]
1.6.
No contexto em que que ocorrem [«Sai um livro em 2012, para o ano uma coleção
destes textozitos, em 2014 o que agora terminei e uma última coleção destas
prosinhas e acabou-se»], as palavras «textozitos» (linha 7) e «prosinhas»
(linha 8) [contribuem para a coesão
(A)
temporal. | (B)
frásica. | (C) interfrásica. | (D) lexical.
e dois itens para identificação de
referentes
[2012,
2.ª fase]
2.2.
Indique o antecedente do determinante possessivo que ocorre em «a sua
subordinação à hegemonia das imagens» (linhas 15 e 16). [«É, por isso,
inteiramente lícito que nos interroguemos sobre a relação possível entre o
esvaziamento das palavras e a sua subordinação à hegemonia das imagens, das
quais se diz agora valerem, cada uma delas, mais do que mil palavras, num
câmbio tão duvidoso quanto sugestivo.»]
R.: ___________
[2011,
1.ª fase]
2.1.
Indique o antecedente dos determinantes possessivos que ocorrem em «A sua
grande vegetação, o seu grande triunfo de flora» (linhas 12 e 13). [«As terras
não se cultivavam. Faziam, inertes, as suas despedidas da fertilidade,
suportavam aquela pausa intermédia entre a morte e a inumação. A sua grande
vegetação, o seu grande triunfo de flora, era o cardo. Se lhe davam folga, o
cardo cobria de verde-cinzento a paisagem.»]
R.: ___________
TPC — Relanceia mais uma
ficha corrigida do Caderno de atividades (sobre coesão frásica), que
porei em Gaveta de Nuvens.
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