Aula 67-68
Aula 67-68 (18 [1.ª], 19/jan [3.ª]) Na p. 102 do manual, lê o «O dos castelos», o primeiro poema
de Mensagem.
Resolve
a pergunta 1 da mesma p. 102, acrescentando à resposta que se segue os topónimos (nomes de lugares) ou gentílicos (designações de povos) em
falta.
1. A _____ é descrita no poema como se de uma figura feminina
se tratasse. Assim, na descrição do continente europeu, corpo cujos braços são
a ______ e a _____, sobressai a cabeça «cujo rosto é _______». Nessa cabeça, os
cabelos são «românticos», sonhadores, toldam o rosto, adensando o mistério que
envolve a figura. Os olhos são «______», marca da herança clássica e
civilizacional que este atributo conota, e o olhar que deles se desprende é «esfíngico»,
indagador do desconhecido, e «fatal», pois a procura desse desconhecido é
motivada pelo destino.
Responde à pergunta 2 (e
lê a resposta que dou à pergunta 3).
2. . . . . . . . . . . . . .
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3. Portugal é o rosto da Europa que contempla o desconhecido.
Ora, esse desconhecido é o Ocidente, o mar a desvendar para tornar possível o
paradoxo de construir o «futuro do passado». É a Portugal que cabe, pois, a
missão predestinada de construção do futuro.
Como
se fez em 1, resolve a pergunta 4, acrescentando os nomes de lugares.
4. «O dos castelos» é _______, definido no poema como o rosto da _______, o olhar
e guia da ________, ________ cujo brasão
ostenta os castelos, referenciais do passado, mas cuja missão é a
construção do futuro. Lembremos que este é o primeiro poema da primeira parte
de Mensagem, que remete
para a fundação da nacionalidade inscrita no brasão.
Passa
à p. 215. Ana Luísa Amaral
escreveu «Europa», que tem com «O dos Castelos» óbvia relação de
intertextualidade.
O
quadro no item 4, na p. 216, assinala algumas expressões em que o poema alude ao
texto de Pessoa, desdizendo-o, de certo modo. Completa:
O desenho
de Agim Sulaj — à direita do poema de Ana Luísa Amaral — concorda mais com o poema
«Europa» do que o «O dos Castelos»’.
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Vê
estes grupos III — de provas de exames relativamente recentes (nos dois últimos
anos, porém, em vez de texto de opinião tem-se pedido uma apreciação
crítica):
GRUPO III (2019, 1.ª fase)
Se algumas pessoas consideram que o acesso rápido e
livre à informação é uma mais-valia na sociedade atual, outras defendem que
esta facilidade pode ter um impacto negativo, tanto em termos pessoais como
sociais.
Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo
de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma
perspetiva pessoal sobre a problemática apresentada.
No seu texto:
— explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto
de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um
exemplo significativo;
— utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito
ou implícito).
GRUPO III (2019, 2.ª fase)
Tradicionalmente, a casa era o espaço de domínio feminino;
por seu lado, o homem movia-se predominantemente num espaço exterior, fora de
casa.
Será que, na atualidade, esta visão do mundo está já
ultrapassada?
Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo
de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma
perspetiva pessoal sobre a questão apresentada.
No seu texto: [... {= ao anterior} ...]
GRUPO III (2018, 1.ª fase)
«Há palavras que nos beijam / Como se tivessem
boca.»
Alexandre
O’Neill, Poesias Completas, 4.ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2005,
p. 64.
«São como um cristal, / as palavras. / Algumas, um
punhal, / um incêndio.»
Eugénio de Andrade, Antologia Breve,
6.ª ed., Porto, Fundação Eugénio de Andrade, 1994, p. 35.
Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo
de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva
pessoal sobre o poder das palavras nas relações humanas.
No seu texto: [... {= ao anterior} ...]
GRUPO III (2018, 2.ª fase)
Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo
de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva
pessoal sobre o impacto do progresso técnico na qualidade de vida do ser
humano, no futuro.
No seu texto: [... {= ao anterior} ...]
Escolhe um destes Grupos III e escreve os dois
parágrafos do miolo do que seria a resposta (ambos com argumento + exemplo, é
claro). Descartamos a introdução e a conclusão. Cada parágrafo deverá ter cerca
de 80-100 palavras. Indica como título o ano e fase da prova.
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TPC — Vê a ficha do Caderno de atividades sobre Coerência textual (que porei, já resolvida,
em Gaveta de Nuvens).
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