Aula 65-66
Aula 65-66
(14/jan [1.ª, 3.ª]) Correção de apreciação crítica feita na penúltima aula e de
tabela sobre figuras de estilo em Uivo (cfr. Apresentação).
Paratexto e
estrutura
Faz
a referência bibliográfica (autor, título, cidade da editora, editora, ano
da edição).
A
primeira fonte destes elementos deve ser o frontispício (página [3], neste
caso). Quando haja dados de que não possamos certificar-nos pela folha de rosto
(o referido frontispício), recorreremos ao colofão (na última folha), à ficha
técnica, à capa, etc.: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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Este
livro não numera a edição. Se o fizesse, esse elemento poderia constar logo
após o título. E poríamos a seguir à data da edição e entre parênteses o ano da
1.ª edição, 1934.
Verifica estas partes do livro (matéria que se integra
no estudo do paratexto):
Capa:
tem um ________ (poema visual) que usa versos de Pessoa e desenha a efígie do poeta.
Contracapa:
reproduz o poema «__________», o primeiro texto de Mensagem; em baixo, vêm os logótipos dos ___________.
Lombada:
tem só o ______ da obra.
Colofão
(ou, à latina, colofon): em vez do
tradicional «Acabou de imprimir-se a […]», contém uma espécie de _______.
O anterrosto repete o desenho
caligramático da capa. No entanto, há na p. ____ o que poderia ser o verdadeiro
anterrosto, já que a página tem apenas o título, como é característico das
páginas três. Terá sido lapso (e a ordem das pp. 5 e 3 ter saído mal, sendo a
p. 1 uma mera folha de guarda)?
No
miolo do livro há, no cabeçalho, o
título corrente, nas páginas ímpares, e nome do autor, nas ________. Nesse
espaço, dito dos «títulos correntes», vem «Índice» na parte do livro que lhe
corresponde.
Na
p. [7], temos a epígrafe: «_________»
(‘Bendito Deus Nosso Senhor que nos deu o Sinal’).
Preenche as quadrículas
vagas da tábua seguinte, sobre a estrutura
de Mensagem:
Primeira parte / Brasão |
Os Campos |
O dos Castelos |
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Ulisses |
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Viriato |
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O Conde D. Henrique |
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D. Tareja |
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D. Afonso Henriques |
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D. Dinis |
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D. João o Primeiro |
D. Filipa de Lencastre |
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As Quinas |
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D. Fernando, Infante de Portugal |
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D. Pedro, Regente de Portugal |
|||
D. João, Infante de Portugal |
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D. Sebastião, Rei de Portugal |
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A Coroa |
Nun’Álvares Pereira |
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[A Cabeça do Grifo:] O Infante D. Henrique |
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[Uma Asa do Grifo:] D. João o Segundo |
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[A Outra Asa do Grifo:] Afonso de
Albuquerque |
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Segunda parte / Mar Português |
O Infante |
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Padrão |
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O Mostrengo |
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Epitáfio de Bartolomeu Dias |
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Os Colombos |
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Ocidente |
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Fernão de Magalhães |
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Ascensão de Vasco da Gama |
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A Última Nau |
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Prece |
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Os Símbolos |
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O Quinto Império |
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O Desejado |
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As Ilhas Afortunadas |
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O Bandarra |
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António Vieira |
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«Screvo meu livro à beira-mágoa» |
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Os Tempos |
Noite |
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Tormenta |
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Calma |
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Antemanhã |
|||
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De
que tratam as três partes de Mensagem?
A 1.ª parte, «Brasão», trata da fase de _______ de Portugal
e seu crescimento. A 2.ª parte, «Mar Português», versa a ________ de Portugal,
os Descobrimentos. A 3.ª parte, «O Encoberto», trata da estagnação da pátria e,
profeticamente, do seu ressurgimento.
«Brasão»
tem _______ {numeral, mas por extenso}
poemas, repartidos por cinco partes, que aproveitam classificações heráldicas
(campos; castelos, quinas; coroa; timbre). A primeira destas sub-partes
funciona como introdução às dezassete _________, abordadas em cada poema, que
representam características do povo português. A epígrafe de «Brasão» é
«_________», um oxímoro (‘Guerra sem guerra’).
A parte «Mar Português» é
constituída por ____ poemas e não tem outra repartição. A epígrafe desta parte,
«_______» (‘Posse do mar’), alude à saga dos descobrimentos. Desta parte já
referimos em aula um dos poemas, precisamente o homónimo da secção,
«__________», a propósito da frase tornada proverbial «Tudo vale a pena, se a alma
não é pequena».
A parte «O Encoberto»
implica a visão esotérica de Pessoa, uma síntese de história, mito e profecia.
Esta parte situa-se depois do desastre de ________. Está aliás toda centrada na
figura do rei _____, o encoberto. Logo pelos títulos se vê que a organização,
agora, decorre mais do simbolismo, não se adotando tanto o formato ‘galeria de
personagens’. A epígrafe é «________» (‘Paz nos céus’), que corresponderá ao
estado ideal conseguido com o profetizado Quinto Império.
Pelo índice, repara nas datas predominantes da elaboração dos poemas. Os poemas da primeira
parte são quase todos posteriores a ____, ou deste exato ano. Os textos de «Mar
Português» são maioritariamente de __-__, a época do sidonismo. Finalmente, o
ano mais representado na terceira parte é 1934 (precisamente, o ano da
publicação de Mensagem, penúltimo da
vida de Pessoa, quando o Estado Novo se implantava).
Vejamos
a estrutura formal, em termos de versificação, de Mensagem.
Que
tipo de estrofe predomina? {circunda os quatro tipos que consideres mais
presentes, após folheares o livro sem grandes demoras} Dísticos, tercetos,
quartetos ou quadras, quintilhas, sextilhas, sétimas, oitavas, nonas ou
novenas, décimas, centésimas.
Os
versos {escolhe} são brancos / têm
rima / são amarelos.
O metro (o número de sílabas métricas)
predominante deve ser o {escolhe}
monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (ou redondilha
menor), hexassílabo, heptassílabo (ou redondilha maior), octossílabo,
eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino).
O
único poema que não tem título é o terceiro aviso, que está na p. ____. É o
único texto em que o assunto parece ser o próprio poeta.
O
último verso de Mensagem é «_______»,
seguindo-se-lhe a fórmula de despedida latina, «______» (‘Saúde [Força,
Felicidade], Irmãos’).
Regressando
à tabela na outra folha, põe um visto ao lado dos poemas que estejam no nosso
manual (pp. 102-112 e 122).
Cria
um caligrama, cujo tema será da tua lavra. Não te preocupes apenas com o
desenho dos versos (que não têm de ser rimados), tenta que o texto seja também
inteligente.
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Ginsberg a ler Howl (Uivo), em 1959
(só áudio):
TPC — No manual, lê as pp. 98-100 e relanceia
também o quadro na p. 101.
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