Aula 64R-64
Aula 64R-64 (12 [1.ª], 13/jan [3.ª]) Esta matéria, ‘Texto e textualidade — Coesão e coerência’,
está nas pp. 18-19 e 21 do anexo do manual. Embora seja um dos poucos conteúdos
específicos do 12.º ano (consta no programa mesmo sem ser a título de revisão),
no ano passado já falámos dele. Este sumário, semelhante a outro que terão
algures, resume o assunto:
Coesão e Coerência textuais
Coesão textual
coesão gramatical
coesão frásica:
ordenação das
palavras e funções sintáticas; concordância; regências.
coesão interfrásica:
mecanismos de
coordenação ou subordinação; conectores; pontuação.
coesão temporo-aspetual:
correlação de
modos e tempos verbais; advérbios e expressões preposicionais com valor
temporal; articuladores indicadores de ordenação; datas e outras marcas
temporais.
coesão referencial:
recurso a
anáforas, catáforas, elipses; deíticos.
coesão lexical:
uso de repetições;
sinonímia; antonímia; hiperonímia, hiponímia; holonímia, meronímia.
Coerência textual
coerência lógico-conceptual observa três princípios:
princípio da não contradição:
não deve
haver a afirmação de uma ideia e, em simultâneo, o seu oposto.
princípio da não tautologia ou não redundância:
as ideias não
devem ser repetidas.
princípio da relevância:
as ideias
devem estar relacionadas com a temática do texto.
coerência pragmático-funcional versa a relação texto-situação.
Do
Caderno do Aluno do manual Plural. 12.º ano (Lisboa, Lisboa
editora, s.d.; [não é o nosso]):
As
frases que seguem apresentam incorreções, não são coesas. Lê-as e estabelece
com as afirmações 1-9 as correspondências que explicam o erro gramatical que
lhes retira coesão. Transforma as frases em frases coesas.
A. Os jovens gostam de ler livros nas férias de
aventuras.
B. Os
Lusíadas é o nome da epopeia que escreveu Camões.
C. Se ele escrevesse outras
epopeias também a leríamos.
D. Quem escreveu Os Lusíadas é Luís de Camões.
E. A obra de Luís de
Camões e de
Fernando Pessoa existe na biblioteca.
F. A Mensagem de
Fernando Pessoa é um
livro que eu gosto.
G. Fernando Pessoa
respondeu para Mário de Sá-Carneiro numa breve carta.
H. A Mensagem
é uma obra-prima, mas é um grande livro.
I. Ele sempre utilizou.
J.
Devido aos seus problemas, a Ana esteve sempre sobre observação.
1. O conector utilizado
estabelece uma relação não adequada entre as duas frases.
2. O sujeito deve
preceder o verbo.
3. O verbo gostar rege a
preposição «de».
4. O verbo da frase não
rege a preposição utilizada.
5. Os elementos da frase
não estão corretamente ordenados.
6. O tempo verbal
utilizado não deve ser o presente.
7. Uso incorreto da
preposição.
8. Falta o complemento
direto, uma vez que o verbo é transitivo.
9. Não há concordância
entre o pronome e o nome.
10.
Não há concordância entre o sujeito e o predicado
A
maioria das frases transcritas em baixo apresenta problemas de sintaxe (haverá também frases
incoerentes). Tenta perceber o erro gramatical que
impede a sua coesão (ou, em um ou dois casos, falta de coerência)
e transforma-as em frases corretas.
Tratam-se,
de uma maneira geral, de apartamentos lindíssimos.
Ainda
existe muitas pessoas que precisam de casa.
No futuro
haverão muitas casas tão boas como essas.
Fazem
dez anos que mudei para a casa onde vivo.
Em
Portugal precisam-se muito de casas novas.
A
casa é muito boa, porém gostei bastante dela.
Em
todas as casas há excelentes roupeiros, por conseguinte o Filipe não comprou
nenhuma.
Eu
perguntei a ele se queria ser meu namorado.
Além
dos processos morfológicos de formação
de palavras (que revimos há pouco), no domínio da formação de palavras
temos de contar com os «processos irregulares de formação de palavras»,
a que voltamos agora:
Os
exercícios seguintes são tirados de Nova
Gramática didática do português:
1. Os exemplos listados abaixo
ilustram um processo irregular de formação de palavras. Identifique-o. ________
rato (‘animal’) > rato (‘dispositivo
informático’)
leitor
(‘aquele que lê’) >
leitor (‘professor universitário’)
portal
(‘porta grande’) >
portal (‘página da Internet’)
salvar
(‘livrar de perigo’) >
salvar (‘guardar’)
2. Distribua as palavras
que se seguem pelo quadro abaixo.
soirée
| restaurante | menu | jeep | bife | lambreta | diesel | airoso | flamenco |
maestro | recuerdo | futebol | confetti | piloto | dobermann | stock |
alzheimer | tapa | tablier | muesli
Empréstimos |
|
Galicismos |
|
Anglicismos |
|
Italianismos |
|
Espanholismos |
|
Germanismos |
|
3. Descubra, na sopa de
letras, seis palavras formadas por amálgama. Encontrá-las-á na horizontal e na
vertical.
4. A lista de palavras
apresentada é composta por acrónimos e siglas. Classifique-as e especifique o
seu significado. [Não especifiques por escrito; pensa só.]
a)
PALOP — ______ || b) CD — _____ || c) PSP — _____ || d) BD —_____ || e) OTAN —
______ || f) OMS — ______ || g) ONU — _____ || h) TAP — _____ || i) UE —
_______ ||j) PME — ______
5. Recorra ao processo de
truncação para formar palavras.
a)
motociclo > _________
b) fotografia > _________
c) exposição > _________
d) zoológico > _________
e) quilograma > __________
f) metropolitano > _________
g) hipermercado > ________
h) discoteca > ________
6. Proponha uma
onomatopeia para cada caso apresentado.
a)
avalancha — ___________
b) mergulho — ____________
c) vidro partido — ___________
d) chuva — ___________
e) batida na porta — _____________
f) vento — _____________
g) trovão — _____________
h) queda — _____________
A violação dos princípios em que assenta a coerência
textual terá como consequência a incompreensão ou a surpresa pela
falta de sentido do que se lê. No entanto, podem as infrações à coerência
textual serem propositadas, ou para se inovar em termos literários ou para se
obterem efeitos humorísticos. Correntes literárias como a surrealista (mas
também os autores modernistas, como Pessoa) aproveitaram frequentemente o
inesperado dessas quebras da lógica do texto.
Recurso
constante dos Gato Fedorento são as beliscaduras na coerência. Preenche as
quadrículas com os títulos dos sketches
(em geral, da série Barbosa):
Deputado dirige-se à
assembleia / Homem que repete frases do Sandokan / Qual papel? / O médico
hipocondríaco / Conversas com empregados de mesa / Indivíduo na bagageira /
Estenógrafo fadista / Super-irritante / Velha que faz apartes longuíssimos
Classificação do «problema» |
Sketch |
Explicação
da infração |
Coerência afetada por não se cumprir princípio da relevância |
|
Parte do discurso não concorre para o foco
temático do relato. |
|
O longo comentário intercalado não se integra no
diálogo inicial (e as ovações finais parecem ir contra o resto do contexto) |
|
Coerência afetada por não se cumprir princípio da não contradição |
|
Quando supúnhamos estar perante um programa de
televisão, abre-se um cenário novo, incompatível com o anterior. |
|
Indiferença perante situação estranhíssima vai
contra o que é expectável no mundo real. |
|
Coerência afetada por não se cumprir princípio da não tautologia (ou não
redundância) |
«Deputado dirige-se à Assembleia» |
Não há informação nova ao longo do discurso. |
|
O protagonista assume não renovar as
informações, limitando-se a repetir. |
|
|
Além do incumprimento do princípio de não
tautologia, há também falhas de coesão lexical e referencial (substituição da
palavra repetida). |
|
Coerência afetada por inadequação pragmático-funcional |
|
Registo infantil (passos e berlindes) não é
apropriado a uma consulta médica (há também contradição: médico quer ser
doente). |
|
Registo linguístico (com oscilações entre o
jargão do direito e a linguagem corrente) e confusão de modos e tipos
textuais tornam a situação inverosímil. |
Eis a parte B do grupo
I da prova nacional de 2019 (época especial):
PARTE B
Leia o texto. Se necessário, consulte as
notas.
Como quando do mar tempestuoso
o marinheiro, lasso1 e trabalhado,
d’ um naufrágio cruel já salvo a nado,
só ouvir falar nele o faz medroso;
5 e jura que em que2 veja
bonançoso
o violento mar, e sossegado
não entre nele mais, mas vai, forçado
pelo muito interesse cobiçoso;
assi, Senhora, eu, que da tormenta
10 de vossa vista fujo, por3 salvar-me,
jurando de não mais em outra ver-me;
minh’ alma, que de vós nunca se
ausenta,
dá-me por preço4 ver-vos, faz tornar-me
donde fugi tão perto de perder-me.
Luís
de Camões, Rimas, edição de A. J. da Costa Pimpão, Coimbra, Almedina,
1994, p. 138.
NOTAS
1lasso – cansado; fatigado.
2em que – ainda que.
3por – para.
4dá-me por preço – impõe-me; dá-me por
destino.
4. Explicite a comparação que é desenvolvida
ao longo do poema.
5.
Interprete a antítese «salvar-me» (verso 10) / «perder-me» (verso 14), no
contexto da relação amorosa que o sujeito poético estabelece com a «Senhora».
6.
Relativamente ao soneto transcrito, apresente:
a)
o esquema rimático;
b)
a classificação das rimas.
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