Wednesday, September 08, 2021

Aula 64R-64

Aula 64R-64 (12 [1.ª], 13/jan [3.ª]) Esta matéria, ‘Texto e textualidade — Coesão e coerência’, está nas pp. 18-19 e 21 do anexo do manual. Embora seja um dos poucos conteúdos específicos do 12.º ano (consta no programa mesmo sem ser a título de revisão), no ano passado já falámos dele. Este sumário, semelhante a outro que terão algures, resume o assunto:

Coesão e Coerência textuais

Coesão textual

coesão gramatical

coesão frásica:

ordenação das palavras e funções sintáticas; concordância; regências.

coesão interfrásica:

mecanismos de coordenação ou subordinação; conectores; pontuação.

coesão temporo-aspetual:

correlação de modos e tempos verbais; advérbios e expressões preposicionais com valor temporal; articuladores indicadores de ordenação; datas e outras marcas temporais.

coesão referencial:

recurso a anáforas, catáforas, elipses; deíticos.

coesão lexical:

uso de repetições; sinonímia; antonímia; hiperonímia, hiponímia; holonímia, meronímia.

Coerência textual

coerência lógico-conceptual observa três princípios:

princípio da não contradição:

não deve haver a afirmação de uma ideia e, em simultâneo, o seu oposto.

princípio da não tautologia ou não redundância:

as ideias não devem ser repetidas.

princípio da relevância:

as ideias devem estar relacionadas com a temática do texto.

coerência pragmático-funcional versa a relação texto-situação.

Do Caderno do Aluno do manual Plural. 12.º ano (Lisboa, Lisboa editora, s.d.; [não é o nosso]):

As frases que seguem apresentam incorreções, não são coesas. Lê-as e estabelece com as afirmações 1-9 as correspondências que explicam o erro gramatical que lhes retira coesão. Transforma as frases em frases coesas.

A. Os jovens gostam de ler livros nas férias de aventuras.

B. Os Lusíadas é o nome da epopeia que escreveu Camões.

C. Se ele escrevesse outras epopeias também a leríamos.

D. Quem escreveu Os Lusíadas é Luís de Camões.

E. A obra de Luís de Camões e de Fernando Pessoa existe na biblioteca.

F. A Mensagem de Fernando Pessoa é um livro que eu gosto.

G. Fernando Pessoa respondeu para Mário de Sá-Carneiro numa breve carta.

H. A Mensagem é uma obra-prima, mas é um grande livro.

I. Ele sempre utilizou.

J. Devido aos seus problemas, a Ana esteve sempre sobre observação.

 

1. O conector utilizado estabelece uma relação não adequada entre as duas frases.

2. O sujeito deve preceder o verbo.

3. O verbo gostar rege a preposição «de».

4. O verbo da frase não rege a preposição utilizada.

5. Os elementos da frase não estão corretamente ordenados.

6. O tempo verbal utilizado não deve ser o presente.

7. Uso incorreto da preposição.

8. Falta o complemento direto, uma vez que o verbo é transitivo.

9. Não há concordância entre o pronome e o nome.

10. Não há concordância entre o sujeito e o predicado

A maioria das frases transcritas em baixo apresenta problemas de sintaxe (haverá também frases incoerentes). Tenta perceber o erro gramatical que impede a sua coesão (ou, em um ou dois casos, falta de coerência) e transforma-as em frases corretas.

Tratam-se, de uma maneira geral, de apartamentos lindíssimos.

Ainda existe muitas pessoas que precisam de casa.

No futuro haverão muitas casas tão boas como essas.

Fazem dez anos que mudei para a casa onde vivo.

Em Portugal precisam-se muito de casas novas.

A casa é muito boa, porém gostei bastante dela.

Em todas as casas há excelentes roupeiros, por conseguinte o Filipe não comprou nenhuma.

Eu perguntei a ele se queria ser meu namorado.

Além dos processos morfológicos de formação de palavras (que revimos há pouco), no domínio da formação de palavras temos de contar com os «processos irregulares de formação de palavras», a que voltamos agora:

Os exercícios seguintes são tirados de Nova Gramática didática do português:

1. Os exemplos listados abaixo ilustram um processo irregular de formação de palavras. Identifique-o. ________

rato (‘animal’) > rato (‘dispositivo informático’)

leitor (‘aquele que lê’) > leitor (‘professor universitário’)

portal (‘porta grande’) > portal (‘página da Internet’)

salvar (‘livrar de perigo’) > salvar (‘guardar’)

2. Distribua as palavras que se seguem pelo quadro abaixo.

soirée | restaurante | menu | jeep | bife | lambreta | diesel | airoso | flamenco | maestro | recuerdo | futebol | confetti | piloto | dobermann | stock | alzheimer | tapa | tablier | muesli

Empréstimos

Galicismos

 

Anglicismos

 

Italianismos

 

Espanholismos

 

Germanismos

 

3. Descubra, na sopa de letras, seis palavras formadas por amálgama. Encontrá-las-á na horizontal e na vertical.



4. A lista de palavras apresentada é composta por acrónimos e siglas. Classifique-as e especifique o seu significado. [Não especifiques por escrito; pensa só.]

a) PALOP — ______ || b) CD — _____ || c) PSP — _____ || d) BD —_____ || e) OTAN — ______ || f) OMS — ______ || g) ONU — _____ || h) TAP — _____ || i) UE — _______ ||j) PME — ______

5. Recorra ao processo de truncação para formar palavras.

a) motociclo > _________

b) fotografia > _________

c) exposição > _________

d) zoológico > _________

e) quilograma > __________

f) metropolitano > _________

g) hipermercado > ________

h) discoteca > ________

6. Proponha uma onomatopeia para cada caso apresentado.

a) avalancha — ___________

b) mergulho — ____________

c) vidro partido — ___________

d) chuva — ___________

e) batida na porta — _____________

f) vento — _____________

g) trovão — _____________

h) queda — _____________

A violação dos princípios em que assenta a coerência textual terá como consequência a incompreensão ou a surpresa pela falta de sentido do que se lê. No entanto, podem as infrações à coerência textual serem propositadas, ou para se inovar em termos literários ou para se obterem efeitos humorísticos. Correntes literárias como a surrealista (mas também os autores modernistas, como Pessoa) aproveitaram frequentemente o inesperado dessas quebras da lógica do texto.

Recurso constante dos Gato Fedorento são as beliscaduras na coerência. Preenche as quadrículas com os títulos dos sketches (em geral, da série Barbosa):

Deputado dirige-se à assembleia / Homem que repete frases do Sandokan / Qual papel? / O médico hipocondríaco / Conversas com empregados de mesa / Indivíduo na bagageira / Estenógrafo fadista / Super-irritante / Velha que faz apartes longuíssimos

Classificação do «problema»

Sketch

Explicação da infração

Coerência afetada por não se cumprir princípio da relevância

 

Parte do discurso não concorre para o foco temático do relato.

 

O longo comentário intercalado não se integra no diálogo inicial (e as ovações finais parecem ir contra o resto do contexto)

Coerência afetada por não se cumprir princípio da não contradição

 

Quando supúnhamos estar perante um programa de televisão, abre-se um cenário novo, incompatível com o anterior.

 

Indiferença perante situação estranhíssima vai contra o que é expectável no mundo real.

Coerência afetada por não se cumprir princípio da não tautologia (ou não redundância)

«Deputado dirige-se à Assembleia»

Não há informação nova ao longo do discurso.

 

O protagonista assume não renovar as informações, limitando-se a repetir.

 

Além do incumprimento do princípio de não tautologia, há também falhas de coesão lexical e referencial (substituição da palavra repetida).

Coerência afetada por inadequação pragmático-funcional

 

 

Registo infantil (passos e berlindes) não é apropriado a uma consulta médica (há também contradição: médico quer ser doente).

 

Registo linguístico (com oscilações entre o jargão do direito e a linguagem corrente) e confusão de modos e tipos textuais tornam a situação inverosímil.

Eis a parte B do grupo I da prova nacional de 2019 (época especial):

PARTE B

Leia o texto. Se necessário, consulte as notas.

                              Como quando do mar tempestuoso

               o marinheiro, lasso1 e trabalhado,

               d’ um naufrágio cruel já salvo a nado,

               só ouvir falar nele o faz medroso;

 

5                            e jura que em que2 veja bonançoso

               o violento mar, e sossegado

               não entre nele mais, mas vai, forçado

               pelo muito interesse cobiçoso;

 

                              assi, Senhora, eu, que da tormenta

10           de vossa vista fujo, por3 salvar-me,

               jurando de não mais em outra ver-me;

 

                              minh’ alma, que de vós nunca se ausenta,

               dá-me por preço4 ver-vos, faz tornar-me

               donde fugi tão perto de perder-me.

Luís de Camões, Rimas, edição de A. J. da Costa Pimpão, Coimbra, Almedina, 1994, p. 138.

NOTAS

1lasso – cansado; fatigado.

2em que – ainda que.

3por – para.

4dá-me por preço – impõe-me; dá-me por destino.

4. Explicite a comparação que é desenvolvida ao longo do poema.

5. Interprete a antítese «salvar-me» (verso 10) / «perder-me» (verso 14), no contexto da relação amorosa que o sujeito poético estabelece com a «Senhora».

6. Relativamente ao soneto transcrito, apresente:

a) o esquema rimático;

b) a classificação das rimas.

 

 

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