Wednesday, September 08, 2021

Aula 60-61

Aula 60-61 (17/dez [1.ª, 3.ª]) Sobre textos devolvidos (deambulatórios e sobre livros lidos) e questionários de gramática feitos na aula anterior (ver Apresentação).

Versão cantando e rindo

Lá vamos, cantando e rindo.

imperfetivo

Canto hoje às oito no bar «Reles que dói».

posterioridade

Podes ter problemas, se não te vacinares.

epistémico

Gui (< Guilherme)

truncação

Mal os britânicos votaram a saída da Comunidade,

os mercados enervaram-se.

subordinada adverbial temporal

É um fulano tão porreiro, que todos gostam bué dele.

subordinada adverbial consecutiva

Li o livro de José Saramago, estudei Pessoa, portanto tive ótimas notas.

coordenada assindética

A edição do Livro do Desassossego que prefiro é a de Pizarro.

subordinada adjetiva relativa restritiva

Compro-te o Nenuco, para que berres menos.

subordinada adverbial final

Quem tem medo compra um Max.

subordinada substantiva relativa

Perguntei ao Pessoa se escrevera o Antinous.

subordinada substantiva completiva

Ainda que tenhas zero neste exercício, dou-te um vinte no final do período.

subordinada adverbial concessiva

Pessoa ortónimo desconfiava dos que raciocinam.

complemento oblíquo

Campos era o psicanalista que o ortónimo não tinha.

complemento direto

Campos declara que não é nada.

complemento direto

Com inteligência, não vamos responder «modificador de frase».

modificador do grupo verbal

Max, que se coçava constantemente, foi ao veterinário.

modificador apositivo do nome

Na ESJGF, na sexta-feira acaba já o período.

sujeito

Bloom considerou Pessoa um dos maiores poetas do século XX.

predicativo do complemento direto

A lavadeira cumprimentou-te bem, ó Esteves!

complemento direto

Versão com Sandra Felgueiras

A RTP despediu há pouco Sandra Felgueiras.

perfetivo

 

O Braga vai jogar à Transnístria.

posterioridade

 

Podes entrar, que é casa aberta.

deôntico

 

Engrossar

(derivada por) parassíntese

 

Pessoa bebia bastante, gostava de aguardente, mas nunca o viram bêbado.

coordenada assindética

Estudaste de tal maneira, que vais ter vinte e um valores.

subordinada adverbial consecutiva

Embora morresse relativamente cedo, Pessoa deixou vinte e sete mil papéis.

subordinada adverbial concessiva

O Livro do Desassossego, que é atribuído a Bernardo Soares, é um monte de fragmentos.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Como te portaste bem, levo-te a ver o Joker.

subordinada adverbial causal

A dona de Max garantiu-lhe que o veterinário era competente.

subordinada substantiva completiva

Quem semeia ventos colhe tempestades.

subordinada substantiva relativa

Enquanto o diabo esfrega um olho, respondeste a todas as orações.

subordinada adverbial temporal

Caeiro pergunta-nos se os sentidos são tudo.

complemento direto

 

Decifrei o manuscrito que Pessoa nos deixou.

complemento direto

 

Vinha de muitos cofres o dinheiro de Sócrates.

complemento oblíquo

 

Vamos pela autoestrada, porque somos como Campos.

modificador do grupo verbal

 

A lavadeira que o Esteves pretendia lavava-se pouco.

modificador restritivo do nome

 

Os alunos sabem que esta quarta regressam as férias.

sujeito

 

Acho o Pizzi — jogador do Benfica — muito injustiçado.

predicativo do complemento direto

 

— A nossa dona abraça-nos constantemente — disseram Duke e Max.

complemento direto

 

Versão com clientes a desistirem da queixa

Os nossos clientes desistiram da queixa.

perfetivo

Naquelas férias, andava sem eira nem beira.

anterioridade

Deves vacinar-te sem falta.

deôntico

enriquecer

(derivada por) parassíntese

Conquanto cantes bem, não me alegras.

subordinada adverbial concessiva

Sempre que o Bruno Fernandes não joga, o United perde.

subordinada adverbial temporal

Pessoa fingia tão completamente, que chegava a fingir a verdade.

subordinada adverbial consecutiva

Leremos Saramago, pensaremos em trabalho sobre Pessoa, pois as férias serão longas.

coordenada assindética

Os Capuleto e os Montecchio tinham um ódio que impediu a felicidade de Romeu e de Julieta.

subordinada adjetiva relativa restritiva

A fim de que Simão tivesse dinheiro, Mariana deu uma bolsa a João da Cruz.

subordinada adverbial final

Quem tem boca vai ao Café Império.

subordinada substantiva relativa

Domingos Botelho perguntou a Simão se aceitava esquecer Teresa.

subordinada substantiva completiva

Com nostalgia, Pessoa e Campos recordam-se da infância.

complemento oblíquo

Caeiro vivia com uma tia velha, que a Tia Albertina conhecia muito bem.

complemento direto

Campos diz-nos que já não festejavam o seu aniversário.

complemento direto

Neste trabalho, não faltam os valores temporais e modais.

modificador do grupo verbal

Max, que se preocupava imenso com Liam, mantinha-se vigilante.

modificador apositivo do nome

Na época natalícia surge o bacalhau.

sujeito

Vasco Graça Moura julgava exagerado o culto de Pessoa.

predicativo do complemento direto

Desprezo-te por seres quem és.

complemento direto

Versão com livro delicioso

Estou a ler um livro delicioso.

imperfetivo

 

Hoje, no telejornal das oito, há uma entrevista com João Rendeiro.

posterioridade

 

Ao escolher Durban, Rendeiro pode ter pensado em Pessoa.

epistémico

 

corte (< cortar)

derivação não afixal

 

Lamento que Max se coce tanto.

subordinada substantiva completiva

Pessoa era bilingue, interessava-se por tudo, mas pouco viajou em adulto.

coordenada assindética

Sabes tanta gramática, que dói.

subordinada adverbial consecutiva

Se bem que exercesse ainda a advocacia, Mário de Carvalho já escrevia.

subordinada adverbial concessiva

Mensagem, que Pessoa coligiu para um concurso, foi o único livro publicado pelo poeta.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Há edições de Pessoa diferentes, visto que a decifração dos textos não é fácil.

subordinada adverbial causal

Quem compra quer desdenhar.

subordinada substantiva relativa

Antes que ponhas «subordinada adverbial final» por ser a última oração, pensa duas vezes.

subordinada adverbial temporal

O jovem Campos pergunta se o ópio é de boa qualidade.

complemento direto

 

Era metafórico o rebanho que Caeiro guardava.

complemento direto

 

Caeiro desistira dos estudos por preferir os sentidos.

complemento oblíquo

 

Quando Lídia nos fala, Reis desenlaça as mãos.

modificador do grupo verbal

 

A pequena que comia chocolates tem os dentes podres.

modificador restritivo do nome

 

Dia vinte e dois de dezembro chega o inverno.

sujeito

 

Nomearam Fernão Lopes guarda-mor da Torre do Tombo.

predicativo do complemento direto

 

Tadeu de Albuquerque odeia-nos, porque nós somos amigos do Simão da turma 2.ª.

complemento direto

 

 

1.º período — alguns focos do ensino e da avaliação
(que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)

 


Leitura

Aula

Questionário sobre «De verão», de Cesário Verde (aula 3R-3)

 

Questionário sobre carta de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro (aula 9-10)

Questionário sobre «Muda de vida», de Luís Filipe Borges (aula 31-32)

Questionário sobre «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho (aula 42-43)

Questionário sobre apreciação crítica a Filme do Desassossego (aula 51-52)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Escrita

Aula

Comparação de «Gato que brincas na rua» com «Ela canta, pobre ceifeira» (aula 4-5)

 

Resposta a item 7 de exame, sobre Cesário Verde (aula 3R-3)

Síntese sobre «A dor de pensar» (aula 6-7)

Narrativa com «Snr. Pessoa» (aula 8R-8)

Poema com o título «Quedas de água» (aula 9-10)

Comentário com comparação entre os dois «Lisbon Revisited» (aula 16-17)

Reescrita de «Dobrada à moda do Porto» (aula 18R-18)

Comentário em torno de selfies, Campos, Pessoa (aula 19-20)

Comparação entre poemas de Ricardo Reis e de José Gomes Ferreira (aula 24-25)

Comparação entre «Matarruano sonhador» e Alberto Caeiro (aula 31-32)

Conto a partir de «Sinta quem lê» (aula 36-37)

Continuação, em prosa, de «Tabacaria» (aula 39-40)

Item, ou itens, de exame de 2019, sobre «Bem sei que há ilhas [...]» (aula 42-43)

Comentário sobre famílias desavindas e heróis românticos (aula 46R-46)

Quadras à Caeiro, Reis, Campos (aula 47-48)

Texto deambulatório, com períodos com um dado número de palavras (aula 49-50)

Argumentos e exemplos sobre palavra do ano (aula 55-56)

Casa

Ode à Campos sensacionista sobre assunto escolhido pelo autor (tepecê da aula 11-12)

Conto para concurso Correntes d’Escritas (a partir do tepecê da aula 39-40)

Reformulação do anterior (tepecê de 51-52)

Oral [*] + Educação literária

(Casa)

Aula

Estado da leitura do livro ou da escolha de livro do Projeto de leitura (aula 31-32)

 

Leitura de contos, aferida por título criado (aula 34-35)

Leitura de livros do PL, aferida por fragmentos de apreciação crítica (aula 57-58)

Gramática

(Casa)

Aula

Questionário sobre orações, funções sintáticas, aspeto, etc. (aula 59R-59)

 

Observação direta da atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos

Assiduidade, pontualidade, material

 

[*] — Neste período não se trabalhou suficientemente a compreensão e a expressão oral (preferimos adiar um trabalho de gravação e umas tarefa de recitação/leitura expressiva que prevíramos fazer). Nos próximos períodos, equilibrar-se-á a proporção entre os vários domínios (escrita, leitura, oral — muitas vezes contíguo do trabalho dito de «educação literária» — e gramática).

Deixo aqui alguns conselhos para se melhorar (infere-se, portanto, que estou a criticar os aspetos que assinalei à esquerda com xis). Evitarei repeti-los quando falar com cada um, cingindo-me então, se houver tempo, aos aspetos mais positivos.

1.            Não faltar às aulas (a não ser, é claro, por motivo compreensível).

2.           Ser pontual.

3.           Fazer as tarefas pedidas para casa.

4.           Focar-se mais no estudo de gramática, procurando fazer revisão do que não se tenha acompanhado. Assuntos de gramática podem ser estudados isoladamente (são aliás de índole diferente uns dos outros), por isso não há que descartar estas matérias só porque se interiorizou que é difícil. Começa por ler as pp. 8-14 das folhas anexas ao manual (está aí quase tudo o que é preciso recuperar).

5.           Continuar como tens estado, mas focando-te mais no estudo de gramática.

6.           Estar concentrado nos momentos em que se «explica matéria» ou se dão indicações julgadas úteis (evita tagarelar nessas alturas).

7.           Ler os livros pedidos (uma das obras a ler proximamente é O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago).

8.           Ler livros, o que me parece ser a melhor maneira de melhorar na compreensão de textos (e na ortografia, e escrita em geral).

9.           Evitar escrita «trapalhona» (revê sempre; olha as emendas feitas nas redações; atenta nos erros que são advertidos em aula, fugindo a repeti-los).

10.         Ler com mais atenção o que escrevo nas folhas das aulas ou no blogue (nem sempre estás dentro do que se vai pedindo).

11.          Fazer tarefas da aula com mais zelo (não saltes itens à mínima dificuldade).

12.         Em certas tarefas da aula procurar ser menos demorado (em termos de exame, é preocupante que fiques tanto tempo só numa tarefa).

TPC — Durante as férias, porei em Gaveta de Nuvens informação sobre tarefa grande (provavelmente com poema de Pessoa) a fazer em janeiro ou alguma outra ideia para irem aproveitando tempo e o facto de o segundo período não começar logo. Ao mesmo tempo, sugiro que a leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis seja, pelo menos, iniciada; ou que se continuem também outras leituras de livros em curso.

 

 

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