Aula 60-61
Aula 60-61 (17/dez [1.ª, 3.ª]) Sobre textos devolvidos (deambulatórios e sobre livros lidos)
e questionários de gramática feitos na aula anterior (ver Apresentação).
Versão
cantando e rindo
Lá vamos, cantando e
rindo. |
imperfetivo |
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Canto hoje às oito no bar
«Reles que dói». |
posterioridade |
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Podes ter problemas, se não te
vacinares. |
epistémico |
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Gui (< Guilherme) |
truncação |
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Mal os
britânicos votaram a saída da Comunidade, os mercados enervaram-se. |
subordinada adverbial
temporal |
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É um fulano tão porreiro,
que todos gostam bué dele. |
subordinada adverbial
consecutiva |
|
Li o livro de José Saramago,
estudei Pessoa, portanto tive ótimas notas. |
coordenada assindética |
|
A edição do Livro do Desassossego que prefiro
é a de Pizarro. |
subordinada adjetiva
relativa restritiva |
|
Compro-te o Nenuco, para
que berres menos. |
subordinada adverbial
final |
|
Quem tem medo compra um Max. |
subordinada substantiva relativa |
|
Perguntei ao Pessoa se
escrevera o Antinous. |
subordinada substantiva
completiva |
|
Ainda que tenhas zero
neste exercício,
dou-te um vinte no final do período. |
subordinada adverbial
concessiva |
|
Pessoa
ortónimo desconfiava dos que raciocinam. |
complemento oblíquo |
|
Campos era o psicanalista
que o ortónimo não tinha. |
complemento direto |
|
Campos declara que não
é nada. |
complemento direto |
|
Com inteligência, não vamos responder
«modificador de frase». |
modificador do grupo
verbal |
|
Max, que se coçava constantemente,
foi ao veterinário. |
modificador apositivo do
nome |
|
Na ESJGF, na sexta-feira
acaba já o período. |
sujeito |
|
Bloom considerou Pessoa um
dos maiores poetas do século XX. |
predicativo do complemento
direto |
|
A lavadeira cumprimentou-te
bem, ó Esteves! |
complemento direto |
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Versão com Sandra Felgueiras
A RTP despediu há pouco Sandra
Felgueiras. |
perfetivo |
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O Braga vai jogar à
Transnístria. |
posterioridade |
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Podes entrar, que é casa
aberta. |
deôntico |
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Engrossar |
(derivada por)
parassíntese |
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|
Pessoa bebia bastante, gostava
de aguardente, mas nunca o viram bêbado. |
coordenada assindética |
||
Estudaste de tal maneira,
que vais ter vinte e um valores. |
subordinada adverbial
consecutiva |
||
Embora morresse
relativamente cedo,
Pessoa deixou vinte e sete mil papéis. |
subordinada adverbial
concessiva |
||
O Livro do Desassossego, que é atribuído a Bernardo Soares,
é um monte de fragmentos. |
subordinada adjetiva
relativa explicativa |
||
Como te portaste bem, levo-te a ver o Joker. |
subordinada adverbial
causal |
||
A dona de Max
garantiu-lhe que o veterinário era competente. |
subordinada substantiva
completiva |
||
Quem semeia ventos colhe tempestades. |
subordinada substantiva
relativa |
||
Enquanto o diabo esfrega
um olho,
respondeste a todas as orações. |
subordinada adverbial
temporal |
||
Caeiro pergunta-nos se
os sentidos são tudo. |
complemento direto |
|
|
Decifrei o manuscrito que
Pessoa nos deixou. |
complemento direto |
|
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Vinha de muitos cofres
o dinheiro de Sócrates. |
complemento oblíquo |
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|
Vamos pela autoestrada, porque
somos como Campos. |
modificador do grupo
verbal |
|
|
A lavadeira que o Esteves
pretendia lavava-se pouco. |
modificador restritivo do
nome |
|
|
Os alunos
sabem que esta quarta regressam as férias. |
sujeito |
|
|
Acho o Pizzi — jogador do
Benfica — muito injustiçado. |
predicativo do complemento
direto |
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— A nossa dona abraça-nos
constantemente — disseram Duke e Max. |
complemento direto |
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Versão
com clientes a desistirem da queixa
Os nossos clientes
desistiram da queixa. |
perfetivo |
|
Naquelas férias, andava
sem eira nem beira. |
anterioridade |
|
Deves vacinar-te sem falta. |
deôntico |
|
enriquecer |
(derivada por)
parassíntese |
|
Conquanto
cantes bem, não me alegras. |
subordinada adverbial
concessiva |
|
Sempre
que o Bruno Fernandes não joga, o United perde. |
subordinada adverbial
temporal |
|
Pessoa fingia tão
completamente, que chegava a fingir a verdade. |
subordinada adverbial
consecutiva |
|
Leremos
Saramago, pensaremos em trabalho sobre Pessoa, pois as férias serão longas. |
coordenada assindética |
|
Os Capuleto e os Montecchio
tinham um ódio que impediu a felicidade de Romeu e de Julieta. |
subordinada adjetiva
relativa restritiva |
|
A fim de que Simão
tivesse dinheiro,
Mariana deu uma bolsa a João da Cruz. |
subordinada adverbial
final |
|
Quem tem boca vai ao Café Império. |
subordinada substantiva
relativa |
|
Domingos Botelho perguntou
a Simão se aceitava esquecer Teresa. |
subordinada substantiva
completiva |
|
Com nostalgia, Pessoa e
Campos recordam-se da infância. |
complemento oblíquo |
|
Caeiro vivia com uma tia
velha, que a Tia Albertina conhecia muito bem. |
complemento direto |
|
Campos diz-nos que já
não festejavam o seu aniversário. |
complemento direto |
|
Neste trabalho, não faltam os valores temporais
e modais. |
modificador do grupo verbal |
|
Max, que se preocupava
imenso com Liam, mantinha-se vigilante. |
modificador apositivo do
nome |
|
Na época natalícia surge o
bacalhau. |
sujeito |
|
Vasco Graça Moura julgava
exagerado o culto de Pessoa. |
predicativo do
complemento direto |
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Desprezo-te por
seres quem és. |
complemento direto |
|
Versão com livro delicioso
Estou a ler um livro
delicioso. |
imperfetivo |
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|
Hoje, no telejornal das
oito, há uma entrevista com João Rendeiro. |
posterioridade |
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Ao escolher Durban,
Rendeiro pode ter pensado em Pessoa. |
epistémico |
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corte (< cortar) |
derivação não afixal |
|
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Lamento que Max se
coce tanto. |
subordinada substantiva
completiva |
||
Pessoa era bilingue, interessava-se
por tudo, mas pouco viajou em adulto. |
coordenada assindética |
||
Sabes tanta gramática, que
dói. |
subordinada adverbial
consecutiva |
||
Se bem que exercesse
ainda a advocacia,
Mário de Carvalho já escrevia. |
subordinada adverbial
concessiva |
||
Mensagem, que Pessoa coligiu para um concurso, foi o único
livro publicado pelo poeta. |
subordinada adjetiva
relativa explicativa |
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Há edições de Pessoa
diferentes, visto que a decifração dos textos não é fácil. |
subordinada adverbial
causal |
||
Quem compra quer desdenhar. |
subordinada substantiva relativa |
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Antes que ponhas «subordinada
adverbial final»
por ser a última oração, pensa duas vezes. |
subordinada adverbial
temporal |
||
O jovem Campos pergunta se
o ópio é de boa qualidade. |
complemento direto |
|
|
Era metafórico o rebanho que
Caeiro guardava. |
complemento direto |
|
|
Caeiro desistira dos
estudos por preferir os sentidos. |
complemento oblíquo |
|
|
Quando Lídia nos fala, Reis desenlaça as mãos. |
modificador do grupo
verbal |
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A pequena que comia
chocolates tem os dentes podres. |
modificador restritivo do
nome |
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|
Dia vinte e dois de
dezembro chega o inverno. |
sujeito |
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Nomearam Fernão Lopes guarda-mor
da Torre do Tombo. |
predicativo do
complemento direto |
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|
Tadeu de Albuquerque
odeia-nos, porque nós somos amigos do Simão da turma 2.ª. |
complemento direto |
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|
1.º período — alguns focos do ensino e da avaliação
(que, porém, não devem ser
vistos como parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário sobre «De verão»,
de Cesário Verde (aula 3R-3) |
|
Questionário sobre carta
de Pessoa a Adolfo Casais Monteiro (aula 9-10) |
||
Questionário sobre «Muda
de vida», de Luís Filipe Borges (aula 31-32) |
||
Questionário sobre «Famílias desavindas», de Mário de Carvalho (aula
42-43) |
||
Questionário sobre apreciação crítica a Filme do Desassossego (aula 51-52) |
||
Observação direta da
eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas |
||
Escrita |
||
Aula |
Comparação de «Gato que
brincas na rua» com «Ela canta, pobre ceifeira» (aula 4-5) |
|
Resposta a item 7 de
exame, sobre Cesário Verde (aula 3R-3) |
||
Síntese sobre «A dor de
pensar» (aula 6-7) |
||
Narrativa com «Snr.
Pessoa» (aula 8R-8) |
||
Poema com o título
«Quedas de água» (aula 9-10) |
||
Comentário com comparação
entre os dois «Lisbon Revisited» (aula 16-17) |
||
Reescrita de «Dobrada à
moda do Porto» (aula 18R-18) |
||
Comentário em torno de
selfies, Campos, Pessoa (aula 19-20) |
||
Comparação entre poemas
de Ricardo Reis e de José Gomes Ferreira (aula 24-25) |
||
Comparação entre
«Matarruano sonhador» e Alberto Caeiro (aula 31-32) |
||
Conto a partir de «Sinta
quem lê» (aula 36-37) |
||
Continuação, em prosa, de
«Tabacaria» (aula 39-40) |
||
Item, ou itens, de exame
de 2019, sobre «Bem sei que há ilhas [...]» (aula 42-43) |
||
Comentário sobre famílias
desavindas e heróis românticos (aula 46R-46) |
||
Quadras à Caeiro, Reis, Campos
(aula 47-48) |
||
Texto deambulatório, com
períodos com um dado número de palavras (aula 49-50) |
||
Argumentos e exemplos sobre
palavra do ano (aula 55-56) |
||
Casa |
Ode à
Campos sensacionista sobre assunto escolhido pelo autor (tepecê da aula 11-12) |
|
Conto para concurso Correntes
d’Escritas (a partir do tepecê da aula 39-40) |
||
Reformulação do anterior
(tepecê de 51-52) |
||
Oral
[*] + Educação literária |
||
(Casa) Aula |
Estado da leitura do livro
ou da escolha de livro do Projeto de leitura (aula 31-32) |
|
Leitura de contos,
aferida por título criado (aula 34-35) |
||
Leitura de livros do PL, aferida por fragmentos de apreciação
crítica (aula 57-58) |
||
Gramática |
||
(Casa) Aula |
Questionário sobre orações,
funções sintáticas, aspeto, etc. (aula 59R-59) |
|
Observação direta da
atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos |
||
Assiduidade,
pontualidade, material |
||
|
[*] — Neste período não se
trabalhou suficientemente a compreensão e a expressão oral (preferimos adiar um
trabalho de gravação e umas tarefa de recitação/leitura expressiva que
prevíramos fazer). Nos próximos períodos, equilibrar-se-á a proporção entre os
vários domínios (escrita, leitura, oral — muitas vezes contíguo do trabalho dito de «educação literária» — e gramática).
Deixo aqui alguns conselhos para se melhorar
(infere-se, portanto, que estou a criticar os aspetos que assinalei à esquerda
com xis). Evitarei repeti-los quando falar com cada um, cingindo-me então, se
houver tempo, aos aspetos mais positivos.
1. Não faltar às aulas (a não ser, é claro, por motivo
compreensível).
2. Ser
pontual.
3. Fazer
as tarefas pedidas para casa.
4. Focar-se
mais no estudo de gramática, procurando fazer revisão do que não se tenha acompanhado.
Assuntos de gramática podem ser estudados isoladamente (são aliás de índole
diferente uns dos outros), por isso não há que descartar estas matérias só
porque se interiorizou que é difícil. Começa por ler as pp. 8-14 das folhas anexas
ao manual (está aí quase tudo o que é preciso recuperar).
5. Continuar
como tens estado, mas focando-te mais no estudo de gramática.
6. Estar
concentrado nos momentos em que se «explica matéria» ou se dão indicações
julgadas úteis (evita tagarelar nessas alturas).
7. Ler
os livros pedidos (uma das obras a ler proximamente é O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago).
8. Ler
livros, o que me parece ser a melhor maneira de melhorar na compreensão de
textos (e na ortografia, e escrita em geral).
9. Evitar
escrita «trapalhona» (revê sempre; olha as emendas feitas nas redações; atenta
nos erros que são advertidos em aula, fugindo a repeti-los).
10. Ler
com mais atenção o que escrevo nas folhas das aulas ou no blogue (nem sempre
estás dentro do que se vai pedindo).
11. Fazer
tarefas da aula com mais zelo (não saltes itens à mínima dificuldade).
12. Em
certas tarefas da aula procurar ser menos demorado (em termos de exame, é preocupante
que fiques tanto tempo só numa tarefa).
TPC — Durante as férias, porei em Gaveta de Nuvens informação sobre tarefa grande (provavelmente com poema de Pessoa)
a fazer em janeiro ou alguma outra ideia para irem aproveitando tempo e o facto
de o segundo período não começar logo. Ao mesmo tempo, sugiro que a leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis seja,
pelo menos, iniciada; ou que se continuem também outras leituras de livros em
curso.
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