Wednesday, September 08, 2021

Aula 59R-59

 

Aula 59R-59 (15 [1.ª], 16/dez [3.ª])

Resolve esta folha sem consultares outros elementos.

 

               Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Lá vamos, cantando e rindo.

 

               Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Canto hoje às oito no bar «Reles que dói».

 

               Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Podes ter problemas, se não te vacinares.

 

               Classifica quanto à formação ([regular:] derivada por prefixação; derivada por sufixação; derivada por parassíntese; derivação não afixal; conversão; composição morfológica; composição morfossintática || [irregular:] empréstimo; extensão semântica; sigla; acrónimo; truncação; amálgama):

 

Gui (< Guilherme)

 

               Classifica as orações sublinhadas. Poderás ter de usar: coordenada; assindética, copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa; subordinante, subordinada; adjetiva, substantiva, adverbial; relativa, completiva, temporal, causal, final, condicional, concessiva, consecutiva, comparativa; restritiva, explicativa. A classificação deve ficar completa (o que, em alguns casos, implicará um termo; noutros, quatro). Não ponhas «oração».

 

Mal os britânicos votaram a saída da Comunidade,

os mercados enervaram-se.

É um fulano tão porreiro, que todos gostam bué dele.

Li o livro de José Saramago, estudei Pessoa, portanto tive ótimas notas.

A edição do Livro do Desassossego que prefiro é a de Pizarro.

Compro-te o Nenuco, para que berres menos.

Quem tem medo compra um Max.

 

Perguntei ao Pessoa se escrevera o Antinous.

 

Ainda que tenhas zero neste exercício, dou-te um vinte no final do período.

 

 

               Indica a função sintática dos segmentos sublinhados (sujeito, predicado, vocativo, modificador de frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; complemento do nome, complemento do adjetivo, modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome).

 

Pessoa ortónimo desconfiava dos que raciocinam.

Campos era o psicanalista que o ortónimo não tinha.

Campos declara que não é nada.

Com inteligência, não vamos responder «modificador de frase».

Max, que se coçava constantemente, foi ao veterinário.

Na ESJGF, na sexta-feira acaba já o período.

Bloom considerou Pessoa um dos maiores poetas do século XX.

A lavadeira cumprimentou-te bem, ó Esteves!

 

 

Resolve esta folha sem consultares outros elementos.

 

               Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

A RTP despediu há pouco Sandra Felgueiras.

 

               Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

O Braga vai jogar à Transnístria.

 

               Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Podes entrar, que é casa aberta.

 

               Classifica quanto à formação ([regular:] derivada por prefixação; derivada por sufixação; derivada por parassíntese; derivação não afixal; conversão; composição morfológica; composição morfossintática || [irregular:] empréstimo; extensão semântica; sigla; acrónimo; truncação; amálgama):

 

engrossar

 

               Classifica as orações sublinhadas. Poderás ter de usar: coordenada; assindética, copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa; subordinante, subordinada; adjetiva, substantiva, adverbial; relativa, completiva, temporal, causal, final, condicional, concessiva, consecutiva, comparativa; restritiva, explicativa. A classificação deve ficar completa (o que, em alguns casos, implicará um termo; noutros, quatro). Não ponhas «oração».

 

Pessoa bebia bastante, gostava de aguardente, mas nunca o viram bêbado.

Estudaste de tal maneira, que vais ter vinte e um valores.

 

Embora morresse relativamente cedo, Pessoa deixou vinte e sete mil papéis.

O Livro do Desassossego, que é atribuído a Bernardo Soares, é um monte de fragmentos.

Como te portaste bem, levo-te a ver o Joker.

A dona de Max garantiu-lhe que o veterinário era competente.

 

Quem semeia ventos colhe tempestades.

 

Enquanto o diabo esfrega um olho, respondeste a todas as orações.

 

 

               Indica a função sintática dos segmentos sublinhados (sujeito, predicado, vocativo, modificador de frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; complemento do nome, complemento do adjetivo, modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome).

 

Caeiro pergunta-nos se os sentidos são tudo.

Decifrei o manuscrito que Pessoa nos deixou.

Vinha de muitos cofres o dinheiro de Sócrates.

Vamos pela autoestrada, porque somos como Campos.

A lavadeira que o Esteves pretendia lavava-se pouco.

Os alunos sabem que esta sexta regressam as férias.

Acho o Pizzi — jogador do Benfica — muito injustiçado.

— A nossa dona abraça-nos constantemente — disseram Duke e Max.

 

 

Resolve esta folha sem consultares outros elementos.

 

               Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Os nossos clientes desistiram da queixa.

 

               Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Naquelas férias, andava sem eira nem beira.

 

               Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Deves vacinar-te sem falta.

 

               Classifica quanto à formação ([regular:] derivada por prefixação; derivada por sufixação; derivada por parassíntese; derivação não afixal; conversão; composição morfológica; composição morfossintática || [irregular:] empréstimo; extensão semântica; sigla; acrónimo; truncação; amálgama):

 

enriquecer

 

               Classifica as orações sublinhadas. Poderás ter de usar: coordenada; assindética, copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa; subordinante, subordinada; adjetiva, substantiva, adverbial; relativa, completiva, temporal, causal, final, condicional, concessiva, consecutiva, comparativa; restritiva, explicativa. A classificação deve ficar completa (o que, em alguns casos, implicará um termo; noutros, quatro). Não ponhas «oração».

 

Conquanto cantes bem, não me alegras.

Sempre que o Bruno Fernandes não joga,
o United perde.

Pessoa fingia tão completamente, que chegava a fingir a verdade.

Leremos Saramago, pensaremos em trabalho sobre Pessoa, pois as férias serão longas.

Os Capuleto e os Montecchio tinham um ódio que impediu a felicidade de Romeu e de Julieta.

A fim de que Simão tivesse dinheiro, Mariana deu uma bolsa a João da Cruz.

Quem tem boca vai ao Café Império.

 

Domingos Botelho perguntou a Simão se aceitava esquecer Teresa.

 

 

               Indica a função sintática dos segmentos sublinhados (sujeito, predicado, vocativo, modificador de frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; complemento do nome, complemento do adjetivo, modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome).

 

Com nostalgia, Pessoa e Campos recordam-se da infância.

Caeiro vivia com uma tia velha, que a Tia Albertina conhecia muito bem.

Campos diz-nos que já não festejavam o seu aniversário.

Neste trabalho, não faltam os valores temporais e modais.

Max, que se preocupava imenso com Liam, mantinha-se vigilante.

Na época natalícia surge o bacalhau.

Vasco Graça Moura julgava exagerado o culto de Pessoa.

Desprezo-te por seres quem és.

 

 

Resolve esta folha sem consultares outros elementos.

 

               Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Estou a ler um livro delicioso.

 

               Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Hoje, no telejornal das oito, há uma entrevista com João Rendeiro.

 

               Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Ao escolher Durban, Rendeiro pode ter pensado em Pessoa.

 

               Classifica quanto à formação ([regular:] derivada por prefixação; derivada por sufixação; derivada por parassíntese; derivação não afixal; conversão; composição morfológica; composição morfossintática || [irregular:] empréstimo; extensão semântica; sigla; acrónimo; truncação; amálgama):

 

corte (< cortar)

 

               Classifica as orações sublinhadas. Poderás ter de usar: coordenada; assindética, copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva, explicativa; subordinante, subordinada; adjetiva, substantiva, adverbial; relativa, completiva, temporal, causal, final, condicional, concessiva, consecutiva, comparativa; restritiva, explicativa. A classificação deve ficar completa (o que, em alguns casos, implicará um termo; noutros, quatro). Não ponhas «oração».

 

Lamento que Max se coce tanto.

Pessoa era bilingue, interessava-se por tudo, mas pouco viajou em adulto.

Sabes tanta gramática, que dói.

 

Se bem que exercesse ainda a advocacia, Mário de Carvalho já escrevia.

Mensagem, que Pessoa coligiu para um concurso, foi o único livro publicado pelo poeta.

Há edições de Pessoa diferentes, visto que a decifração dos textos não é fácil.

Quem compra quer desdenhar.

 

Antes que ponhas «subordinada adverbial final» por ser a última oração, pensa duas vezes.

 

 

               Indica a função sintática dos segmentos sublinhados (sujeito, predicado, vocativo, modificador de frase; complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, predicativo do complemento direto, modificador do grupo verbal; complemento do nome, complemento do adjetivo, modificador restritivo do nome, modificador apositivo do nome).

 

O jovem Campos pergunta se o ópio é de boa qualidade.

Era metafórico o rebanho que Caeiro guardava.

Caeiro desistira dos estudos por preferir os sentidos.

Quando Lídia nos fala, Reis desenlaça as mãos.

A pequena que comia chocolates tem os dentes podres.

Dia vinte e dois de dezembro chega o inverno.

Nomearam Fernão Lopes guarda-mor da Torre do Tombo.

Tadeu de Albuquerque odeia-nos, porque nós somos amigos do Simão da turma 2.ª.

 

 

Lê o excerto e resolve estes itens (tirados de prova a imitar as dos exames).

Maria — Quereis vós saber, mãe, uma tristeza muito grande que eu tenho? A mãe já não chora, não? Já se não enfada comigo?

Madalena — Não me enfado contigo nunca, filha; e nunca me afliges, querida. O que tenho é o cuidado que me dás, é o receio de que...

Maria — Pois aí está a minha tristeza: é esse cuidado em que vos vejo andar sempre por minha causa. Eu não tenho nada; e tenho saúde, olhai que tenho muita saúde.

Madalena — Tens, filha... se Deus quiser, hás de ter; e hás de viver muitos anos para consolação e amparo de teus pais, que tanto te querem.

Maria — Pois olhai: passo noites inteiras em claro a lidar nisto, e a lembrar-me de quantas palavras vos tenho ouvido, e a meu pai... e a recordar-me da mais pequena ação e gesto — e a pensar em tudo, a ver se descubro o que isto é, o porque, tendo-me tanto amor... que, oh! isso nunca houve decerto filha querida como eu!...

Madalena — Não, Maria.

Maria — Pois sim; tendo-me tanto amor, que nunca houve outro igual, estais sempre num sobressalto comigo?...

Madalena — Pois se te estremecemos?

Maria — Não é isso, não é isso: é que vos tenho lido nos olhos... Oh, que eu leio nos olhos, leio, leio!... e nas estrelas do céu também — e sei coisas...

Madalena — Que estás a dizer, filha, que estás a dizer? Que desvarios! Uma menina do teu juízo, temente a Deus... não te quero ouvir falar assim. Ora vamos: anda cá, Maria, conta-me do teu jardim, das tuas flores. Que flores tens tu agora? O que são estas? (Pegando nas que ela traz na mão.)

Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, ato I, cena IV, Porto, Porto Editora, 2015

4. Tendo em conta o estudo que fez do Frei Luís de Sousa, especifique as causas do «cuidado» em que vive D. Madalena com a filha.

[Para responderes a 4, completa o texto a seguir com as formas verbais que lhe faltam:]

4. Os cuidados em que D. Madalena ______ permanentemente com a filha ______-se à saúde débil de Maria e ao seu temperamento curioso, atento, perspicaz, que _____ levá-la a ______ do mistério que _____ a família. Maria, jovem de treze anos, _____ de tuberculose, o que ___ percetível logo no início da peça através de alguns indícios, como o estado febril permanente ou a audição demasiado apurada. Não menos preocupante, pelo menos para a mãe, ___ o facto de Maria não _____ os mesmos interesses e brincadeiras de outras jovens da sua idade. Muito precoce, a jovem _____ uma particular curiosidade por tudo o que diz respeito à História de Portugal, sobretudo aos factos relativos à batalha de Alcácer Quibir, ao desaparecimento do Rei, ao seu desejado regresso, à perda da independência nacional. A sua crença no regresso do passado _____ a mãe, tanto mais que Telmo, seu aio e amigo, lhe _____ histórias desse tempo que a ____. Inadvertidamente, poderá ______ D. João, o primeiro marido de D. Madalena, cujo regresso ______ nulo o segundo casamento e _______ de D. Maria uma filha ilegítima. A inteligência e curiosidade da filha _____, pois, outra fonte de preocupação para D. Madalena. ______ Maria do segredo que a mãe _____ com tão visível angústia? Poderá _____ a descobri-lo, piorando a sua já muito débil saúde?

5. Explique como se revela, nomeadamente neste excerto, a perspicácia de Maria.

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Grupo I, Parte C (2019, 2.ª fase)

7. Leia o excerto seguinte, retirado de uma fala de Maria em Frei Luís de Sousa (Ato I, Cena IV).

«O que eu sou... só eu o sei, minha mãe... E não sei, não: não sei nada, senão que o que devia ser não sou...»

Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, ed. de Maria João Brilhante, Lisboa, Comunicação, 1982, p. 110.

Escreva uma breve exposição na qual comprove que Maria se afasta daquilo que a família espera dela. A sua exposição deve incluir:

• uma introdução ao tema;

• um desenvolvimento no qual explicite dois aspetos que comprovem que Maria se afasta daquilo que a família espera dela, fundamentando cada um deles com uma referência pertinente à obra;

• uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.

[das sugestões nos critérios de correção:

7. Devem ser abordados dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente relevantes, para comprovar que Maria se afasta daquilo que a família espera dela:

interessa-se pela leitura/pelas conversas com os adultos, em vez de brincar/de cultivar a alegria, como lhe sugerem os familiares;

tem consciência da situação política do país, patente, por exemplo, no orgulho pela ação patriótica do pai contra o domínio castelhano/no conhecimento da realidade política da época;

revela-se patriota/sebastianista, como se depreende, por exemplo, do apego aos símbolos nacionais/da crença no regresso de D. Sebastião/do discurso de oposição aos «tiranos»;

revela preocupação com o bem comum/idealismo, patente, por exemplo, na referência às condições de vida do povo/na vontade de tornar o mundo mais justo (de «emendá-lo»);

manifesta desejo de aventura, que se expressa na vontade de combater os castelhanos;

manifesta desapego dos bens materiais/desvaloriza o conforto, como se depreende, por exemplo, da reação que manifesta quando o pai ateia fogo ao palácio onde a família habita.]

[Vimos trechos destes episódios da série 1986:]

https://www.rtp.pt/play/p4460/e335569/1986 (episódio 11)

https://www.rtp.pt/play/p4460/e335572/1986 (episódio 12)

https://www.rtp.pt/play/p4460/e334913/1986 (episódio 13)

Completa com nomes próprios (antropónimos ou topónimos):

1986 (trechos de episódios 11 a 13)

Frei Luís de Sousa (final do ato II e ato III)

Alguém vindo de fora facilita desfecho favorável/provoca desfecho trágico

Rita chega de Londres (é uma «punk», serve também para mostrar a distância, então maior, entre Portugal e o estrangeiro, em termos culturais) e procura ajudar Tiago na sua paixão por ____. Estratégia passa por fingir um namoro, fazendo que Marta, por ciúme, dê importância a Tiago. Tiago, inicialmente, não percebe Rita, estranha que ela se disponha a sair com ele. Rita, depois de conhecer a situação (através de conversas com Tiago na discoteca e no cinema), não hesita em ridicularizar Gonçalo e provocar _____. Tiago é muito menos assertivo, não hostilizando os seus colegas.

João de Portugal chega da Terra Santa (preso em Alcácer Quibir, estivera depois vinte anos na Palestina), impedindo assim a continuação do casamento de ______ de Vilhena e Manuel de Sousa Coutinho. No entanto, D. João, depois de conhecer toda a situação (através de conversa com o antigo aio, Telmo) ainda procura reverter o mal que causara, pedindo a Telmo que negasse a sua identidade, que fizesse que retirassem importância «àquele impostor». ______ demorou a perceber que aquele romeiro não era um simples intermediário, era o seu primeiro marido.

Famílias e pares conciliam-se/separam-se

Famílias que estavam desavindas aproximam-se (Fernando, freitista, e _____, comunista). Pares (que o destino escolhera mas estavam desencontrados, hesitantes ou menos evidentes) reúnem-se (Marta e Tiago, Patrícia e Sérgio, _____ e Eduardo, Gonçalo e Não sei Quantas; professor Zé e namorado). Há uma exceção por razões instrumentais (para se passar mensagem a favor da emancipação das mulheres): a mãe de Marta, Maria de Lurdes, separa-se temporariamente de ______, ainda que se perceba que a relação será restabelecida em breve.

Família Sousa Coutinho-Vilhena fica desfeita (e o seu fruto, ____, morre «de vergonha»). Pares (como estava definido pelo destino e há muito adivinháramos — cfr. alusões de Telmo, angústias premonitórias de Madalena) são separados (_____ torna-se Frei Luís de Sousa; Madalena torna Soror Madalena; João percebe que Madalena já não o amava — pelo meio, há um quiproquó, julgando que Madalena se lhe dirigia quando afinal falava para Manuel). Há uma exceção, Frei ____, o que se justifica com o caráter instrumental desta personagem (confidente, «coro», enquadrador na história).

Contexto histórico influencia vida das personagens

Dia das eleições e acompanhamento dos resultados pela televisão aproximam personagens e são pano de fundo dos vários desfechos positivos. Note-se que toda a série decorre sob o signo dessas eleições: sabe-se, à partida, que, em termos políticos, alguns vão ficar bem e outros mal. Resultado das presidenciais tem efeito benfazejo: a derrota de Freitas reaproximará ______ da sua família; ______ reconhece ter tido de se ajustar a um voto de conveniência (tapa até a cara de Soares) e parece agora menos monocórdico.

Regresso de D. João implica várias desfechos negativos (separação de Manuel e Madalena; agravar da doença e morte de Maria). Note-se que toda a peça decorre sob a dúvida do que acontecera na batalha (está _____ morto, como pareceriam confirmar as buscas que ______ mandara fazer durante sete anos?): sabe-se, à partida, que o destino se encarregará de impedir a felicidade daquela família. Desfecho da batalha repercute-se, vinte e um anos depois, causando o desenlace fatal, a infelicidade definitiva das personagens.

Espaços e instituições característicos da época condicionam o enredo

Estamos nos anos oitenta do século XX, concretamente em janeiro-fevereiro de 1986. Cinema ainda era espaço de convívio, apesar do fenómeno dos videoclubes (aliás efémero); rádios clandestinas proliferavam; televisão e noite do escrutínio dos resultados eleitorais juntavam as pessoas; havia lojas de discos («discotecas»); a política ainda era vivida como assunto do dia a dia.

Estamos na transição entre séculos XVI e XVII, concretamente em julho-agosto de 1599. Peregrinações são comuns (____ vem de Jerusalém; ____, ao dar notícia do romeiro, compara-o com peregrinos que se dirigiam a Compostela); religião condiciona juízo do que se aceitava ou não; a guerra (Alcácer Quibir) e a perda da independência ainda estão no espírito das personagens.

Ação está concentrada no tempo e no espaço

Pouco mais do que o dia das eleições (chegada de _____ e ida ao cinema poderiam ter decorrido entre sexta e sábado; dia das eleições no domingo). (Se contarmos com todos os episódios da série, a duração não parece ser poder maior do que o da segunda volta das eleições.) Não fica claro se se chega a sair de Benfica (cinema seria o Turim, perto da igreja de Benfica, ou outro na Baixa?; embora houvesse lojas de discos em Benfica, a que é mostrada na série parece situar-se fora do bairro). Não só tudo se centra em ______ como há um esforço para localizar o máximo de ação na própria escola (na realidade, por exemplo, as secções de voto estavam instaladas na Pedro e não na Secundária de Benfica).

Em cerca de um dia (a ação do ato II decorre na tarde de sexta-feira 4 de agosto de 1599 — 21.º aniversário da batalha de Alcácer Quibir e também aniversário do casamento de Madalena com João e da primeira vez que Madalena vira _____ — e os acontecimentos do ato III correspondem a «alta noite», madrugada e manhã de 5 de agosto). (Se contarmos com o ato I, a duração é de cerca de uma semana.) Atos II e III decorrem no palácio de D. João, embora em cenários diferentes: o ato III passa-se numa «parte baixa do palácio» que comunica com a igreja dos dominicanos, que fica visível nas cenas finais. (O ato I também se situava em _____, mas no palácio de Manuel de Sousa Coutinho, que o próprio incendeia.)

Classifica os segmentos sublinhados em termos aspetuais, temporais, modais.

Pensamos no futuro amanhã

(interpret.: Ana Bacalhau | letra e música: João Só)

O sonho vulgar

De um futuro invulgar

De olhos fixos no teto

De um quarto secreto

A arrumar as estrelas

Em mapas e tabelas

Como se alguém pudesse contê-las,

Vamos conquistando o nosso canto no espaço | valor aspetual: _____

No vaivém de um gesto

Na incerteza de um abraço

 

Nada de novo debaixo do céu

A não ser tu, a não ser eu

Nada de novo no ecrã

Pensamos no futuro, amanhã | valor temporal: ______

Pensamos no futuro, amanhã

 

Tens a vida toda pela frente | valor modal: ______ (certeza)

Diz toda a gente

Mas é agora que se torce o futuro | valor temporal: ______

Metido no escuro

Andas a ver mosquitos na outra banda | valor aspetual: ______

Diz quem pode, diz quem manda | valor modal: ______ (permissão)

 

Vamos conquistando o nosso porto inseguro valor temporal: _______

O nosso universo

Para lá do muro

 

Nada de novo debaixo do céu

A não ser tu, a não ser eu

Nada de novo no ecrã

Pensamos no futuro, amanhã | valor modal: ______ (obrigação)

 

 

 

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