Aula 57-58
Aula 57-58 (14
[1.ª], 15/dez [3.ª]) Correção de redação de argumentos sobre palavra do ano.
Mais uns exercícios tirados de Alexandre
Dias Pinto, Carlota Miranda, Patrícia Nunes, Caderno de Atividades. Português. 12.º ano, Carnaxide, Santillana,
2012.
Assinala a hipótese correta em cada item:
Na frase «Limpámos a casa, arrumámos
os quartos e fizemos o
jantar.», a oração destacada classifica-se como...
oração coordenada assindética. || oração
coordenada copulativa. || oração coordenada disjuntiva. || oração coordenada
conclusiva.
Na frase «Choveu tanto que o
telhado da casa abateu.»,
a oração destacada classifica-se como...
oração subordinada substantiva
completiva. || oração subordinada adjetiva relativa restritiva. || oração subordinada
adverbial causal. || oração subordinada adverbial consecutiva.
Na frase «Caso o projeto seja
aprovado, iniciaremos o
trabalho no próximo mês.», a oração destacada classifica-se como...
oração subordinada adverbial consecutiva.
|| oração subordinada adverbial concessiva. || oração subordinada adverbial
causal. || oração subordinada adverbial condicional.
Na frase «Os animais que nasceram recentemente no Jardim
Zoológico atraíram muitos visitantes.», a oração destacada classifica-se como...
oração subordinante. || oração subordinada
adjetiva relativa restritiva. || oração subordinada adjetiva relativa
explicativa. || oração coordenada.
Na frase «Ele fala melhor do que
escreve.», a oração
destacada classifica-se como...
oração subordinada substantiva
completiva. || oração subordinada adverbial concessiva. || oração subordinada
adverbial consecutiva. || oração subordinada
adverbial comparativa.
Na frase «Enquanto víamos o filme, comíamos pipocas.», a oração destacada
dassifica-se como...
oração subordinante. || oração subordinada
adverbial causal. || oração subordinada adverbial temporal. || oração
subordinada adverbial concessiva.
Na frase «Este quadro é o mais bonito, portanto
vou levá-lo.», a oração
destacada classifica-se como...
oração coordenada explicativa. || oração
subordinada adverbial causal. || oração subordinada adverbial consecutiva. ||
oração coordenada conclusiva.
Na frase «O livro cujo
autor foi premiado está à
venda nesta livraria.», a oração destacada classifica-se como...
oração subordinada adjetiva
relativa explicativa. || oração subordinada adjetiva relativa restritiva. || oração
subordinada substantiva relativa. || oração subordinada substantiva completiva.
Delimita e classifica as orações
das frases que se seguem.
Dado que a exposição é muito
interessante, amanhã visitaremos o museu.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . .
Ele considera que este
texto é muito atual.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Ele deparou com vários obstáculos
ao longo do caminho, contudo nunca desistiu.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Embora não o conheça pessoalmente,
julgo que é um bom profissional.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A ginasta esforçou-se tanto
que conseguiu vencer a prova.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Assim que a campainha
tocou, abri a porta.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Entrei no carro, pus a
chave na ignição e liguei os faróis.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
A
professora deu instruções detalhadas, a fim de que os alunos não tivessem
dúvidas na realização do trabalho.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Do Caderno
de Atividades. Português. 11.º ano (Carnaxide, Santillana, 2011):
Liga as afirmações da coluna A às hipóteses
da coluna B que lhes correspondam:
Lê «Amo, pelas tardes demoradas de verão» (p. 83), fragmento
do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa-Bernardo Soares. Escreverás
um texto com o mesmo incipit (começo)
— «Amo, pelas tardes demoradas de verão,» — que terá etapas equivalentes às do fragmento
que leste:
Num
primeiro parágrafo, o teu narrador-sujeito
começará por referir o espaço e passará depois a uma autoanálise, regressando
ao espaço físico para encontrar as implicações em si mesmo. (Tudo isto segue a
mesma estratégia usada nas ll. 1-9 do fragmento do LdoD. Vai lendo, portanto.)
O
teu segundo e terceiro parágrafos corresponderão
aos segundo e terceiro parágrafos da p. 83 (ll. 10-23), com o «eu» a
comparar-se com o espaço, a refletir sobre si próprio, mas também a reparar em
alguns pormenores do cenário (cfr.
elétrico e voz do apregoador). No entanto, e isso é diferente do que acontece
no trecho do Livro do Desassossego, arranjarás maneira de referir obras
lidas ao longo do período para efeitos do Projeto de Leitura ou como lhe
queiramos chamar. Essas referências não têm de ser académicas, nem completas,
mas visarão mostrar o que efetivamente foste lendo. O ideal é que o lado de
informação prestada não torne o estilo demasiado diferente do tom reflexivo de
Bernardo Soares/Fernando Pessoa.
Haverá
depois um quarto parágrafo, que deve
começar com «Passam» (cfr. ll. 24-30),
em que o teu «eu» descreverá outros ocupantes do espaço em causa, como sucede
no quarto parágrafo do texto de Pessoa/Soares. (Aqui o teu texto pode ainda
ocupar-se ao mesmo tempo das leituras havidas.)
Finalmente,
o último parágrafo do teu texto será
a simples cópia do último parágrafo de Bernardo Soares/Fernando Pessoa (ll. 31-33).
Texto
deve ter estilo, ora introspetivo
ora atento ao cenário, idêntico ao do original. Espaço, tempo, psicologia serão tuas (aliás, do «eu» que adotares).
A tinta.
Amo,
pelas tardes demoradas de verão, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
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