Aula 55-56
Aula 55-56
(10/dez [1.ª, 3.ª]) Correção de questionário de compreensão feito na penúltima
aula (sobre apreciação crítica de Filme do Desassossego) e da tarefa
sobre «A senhora do cãozinho» (ver Apresentação).
Revimos na aula passada os processos morfológicos de formação de palavras.
Começámos pela derivação
com adição de constituintes morfológicos. Nesta distinguimos quatro
tipos de afixação à forma de base.
(Na parassíntese
os dois afixos aglutinaram-se em simultâneo à forma de base, não existindo as
palavras sem o sufixo ou sem o prefixo.)
derivação
com adição de constituintes morfológicos |
|
prefixação |
reler, incompleto |
sufixação |
amável, guerrear |
prefixação e sufixação |
desorganização, inesperadamente |
parassíntese |
alindar, entristecer |
Depois, considerámos os
processos de derivação que não envolviam afixos (sem adição de constituintes morfológicos)
No entanto, note-se que um deles, a derivação não afixal (em tempos, aka «derivação regressiva»), implica ter
havido a ideia — errada — de que uma dada palavra era já uma derivada por
afixação, dela se podendo deduzir, por subtração dos supostos afixos, uma,
também suposta, palavra primitiva, que é afinal a palavra «derivada
regressivamente» (a derivação não afixal é sobretudo produtiva na formação de nomes
a partir de verbos — esses nomes assim derivados chamam-se deverbais). Já a conversão
(aka «derivação imprópria») nada tem a ver com afixos: é apenas a
situação em que uma palavra passa a ser usada numa nova classe.
derivação
sem adição de constituintes morfológicos |
|
conversão |
burro (< burro), um porto (< Porto) |
derivação não afixal |
pesca (< pescar), gajo (< gajão) |
Na composição, distinguimos
a composição
morfossintática, que implica a associação de duas ou mais palavras;
e a composição
morfológica, em que se associam dois radicais ou um radical e uma
palavra (um radical é uma unidade não
autónoma, frequentemente raiz grega ou latina).
composição |
|
composição morfológica |
apicultura, socioeconómico |
composição morfossintática |
conta-gotas, bomba-relógio |
Distribui
pelos quadros em cima as seguintes palavras, quase todas recolhidas em «Relato
de engate» e «Baratas à procura de casa» (série Lopes da Silva):
papa-formigas | formicida | saprófago | [o] quente |[a] recolha [do lixo] (< recolher) | engate (< engatar) | assalto
(< assaltar) | avizinhar | retrovisor | formigueiro
| gordura | vizinhança | engordurar |
arejar
Gentilmente
cedido pela Nova Gramática didática de português
(Carnaxide, Santillana, 2011):
1. Atente nas frases
apresentadas abaixo e identifique a classe a que pertencem as palavras
destacadas.
a) — São horas de jantar e o jantar já está na mesa!
b) As irmãs Silva têm uma silva no jardim.
c) O inverno é frio e, por vezes, o frio é difícil de suportar.
d) — Ali? O teu ali é muito confuso...
e) Ele é rápido, mas o cão corre ainda mais rápido.
f) — Porquê? Queres saber o porquê?
1.1 Perante
os exemplos apresentados, defina conversão:
A conversão é um
processo de formação em que as palavras mudam de __________ mas não de _________.
2. Seguindo o exemplo,
crie, para cada verso dado, uma frase em que a palavra destacada pertença a uma
classe diferente. Identifique a respetiva classe.
[O Porto é uma cidade lindíssima! O barco atracou num porto longínquo.]
nome próprio
nome comum
a) «Se eu fosse um dia o teu olhar» (Pedro Abrunhosa)
b) «Eu hei de te amar por esse lado escuro» (Rui Veloso/Carlos Tê)
c) «É o poder / que você sabe que tem bem» (Nelly Furtado)
d) «Estou num paraíso onde nada vai mudar» (Beto)
e) «Pede-me que roube o azul do céu» (Rita Guerra)
3. Na sopa de letras,
encontrará sete pares de palavras que são exemplos de derivação não afixal.
Registe-os:
1 = _____________
2 = _____________
3 = _____________
4 = _____________
5 = _____________
6 = _____________
7 = _____________
4. Forme palavras
compostas utilizando radicais de origem latina ou grega.
‘Que está ao mesmo tempo em todo o lado’ — _________
‘Que tem duas dimensões’ — _______
‘Que tem forma de fuso’ — _______
‘Descrição da vida de alguém’ — _______
‘Ciência que estuda os fósseis’ — _______
‘Dor na região lombar’ — ________
‘Medo de recintos fechados’ — _________
No
sketch cujos protagonistas são o
talhante Lopes da Silva e a freguesa Dona Raquel (série Lopes da Silva), a
característica mais saliente é o uso de diminutivos.
Em geral, são nomes que aparecem assim graduados, mas há palavras de outras classes:
Palavra derivada (com sufixo diminutivo) |
Palavra sem o diminutivo |
Classe |
[Está]
boazinha? |
boa |
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[umas]
espetadinhas |
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franguinho |
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nomes
(N) |
lombinhos |
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campinho |
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guisadinhas |
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adjetivos
(Adj) |
linguinha |
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coelhinho |
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saborzinho |
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[tão]
gostosinho |
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molhozinho |
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porquinho |
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[papilas]
gustativinhas |
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peruzinho |
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suculentozinho |
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peixinho |
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talhinho |
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poucochinho |
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tempinho |
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parvalhãozinho |
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cretinazinha |
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talhantezinho |
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[sua]
pegazinha |
pega |
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ruinha! |
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|
Os
diminutivos conferem valores variados (pequenez, estima, desprezo, etc.). Neste
caso, a maioria dos diminutivos visava dar mostras de ________, sendo porém os
últimos, depois de se perceber que a cliente não ia comprar carne, de _______.
Nota
que a junção do sufixo inho pode
fazer-se à forma de base ou à palavra inteira, requerendo por vezes uma ligação
suplementar (com -z- ou com outra
consoante) — _______, ________, _______ {retira
da tabela exemplos com consoante anteposta a -inho} — ou não — ________ {só um exemplo}.
Em «Um quilinho
de kunami» (série Meireles) há bastantes adjetivos (uns graduados em
comparativo, superlativo, etc.; outros graduados através de diminutivos).
Surgem ainda nomes que, pelo seu significado, pela entoação ou pelo diminutivo,
também exprimem uma valorização. Marca os [A]djetivos
e os [N]omes. Circunda os sufixos diminutivos.
Um
quilinho de kunami.
É kunami do bom.
É fruta tropical raríssima.
Paizinho!
Isto é bom, muito raro.
Por isso o preço é upa-upa, puxadote.
Olh'ò kunami fresquinho!
Isto é só fruta podre.
É preciso ter um gosto sofisticado.
Docinho... Maravilha!
Isto faz um suminho...
Alface velha, ameixas podres, ...
Com todo o respeito, a sua mulher é uma pega.
É um bocadinho, é.
Ainda há gente simpática...
Itens de
exame em torno de processos de formação de palavras
[2014, 2.ª fase]
1.5. Os processos
de formação das palavras «cristãos-novos» (linha 12) e «confisco» (linha 17
[«realizar o confisco prévio dos bens dos arguidos»]) são, respetivamente,
(A)
derivação e amálgama. | (B) composição e truncação. | (C) amálgama e parassíntese. | (D)
composição e derivação.
[2013, prova intermédia]
1.3. Os processos
de formação das palavras «plastisfera» (linha 11 [«Parece que todo esse plástico
está a ser adotado por vários tipos de bactérias que o usam como uma espécie de
recife. Foram encontrados pelo menos mil tipos diferentes de microrganismos.
Segundo o estudo publicado na Environmental Science & Technology, é uma
verdadeira «plastisfera», um imenso ecossistema.»]) e «matéria-prima» (linha
21) são, respetivamente,
(A)
derivação e composição. | (B) truncação e composição. | (C) parassíntese e amálgama. | (D)
amálgama e composição.
Num
texto de opinião bem estruturado, defenda uma perspetiva pessoal sobre qual
deveria ser a palavra do ano (entre as propostas pela Porto Editora; cfr.
Apresentação).
No seu texto:
— explicite, de
forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois
argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;
— utilize um
discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito).
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TPC — Caso queiras que o teu conto seja enviado
ao Concurso Correntes d’escritas, traz-me
na próxima aula fotocópia
do teu Cartão de Cidadão bem como a folha que deixei sobre a mesa assinada por encarregado de
educação.
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