Monday, September 06, 2021

Aula 152R-152

Aula 152R-152 (25 [1.ª], 26/mai [3.ª]) Correção de trabalho com matriz sintática sobre imagem de Pessoa.

Exemplo:

A estátua de Fernando Pessoa prevalece no Chiado despovoado. [Frase simples]

Embora a pandemia da Covid-19 tenha forçado o refúgio da população portuguesa, a representação do poeta permanece imperturbável. [Subordinada adverbial concessiva + Subordinante]

Enquanto uma catástrofe devasta o país, Pessoa emerge como um símbolo de perseverança. [Subordinada adverbial temporal + Subordinante]

O poeta apresenta uma pose serena, encara as adversidades com lucidez e inspira confiança na superação desta calamidade. [Coordenada + Coordenada assindética + Coordenada copulativa]

O pânico domina a humanidade, mas a visão pessoana de um quinto império determina que o povo lusitano reconquistará a grandiosidade perdida. [Coordenada + Coordenada adversativa + Subordinada substantiva completiva]

Pessoa exige a elevação da nação portuguesa perante uma ameaça mundial. [Frase simples]

(Pedro, 12.º 4.ª, 2019-20)

Vai até à p. 284 do manual. O trecho de O Ano da Morte de Ricardo Reis a que as autoras do manual deram o título «Em Portugal, a onda cresce» vem na sequência de abordagem à eclosão da Guerra Civil de Espanha e de comentários (em prolepse, em parte) acerca das derivas políticas em Itália, em Portugal, na Alemanha e, agora, na Espanha.

Uma frase-lema da organização de juventude alemã — «Nós não somos nada» — leva o narrador a reportar-se à Mocidade Portuguesa, de que trata o parágrafo que podes ler agora (ll. 112-136).

Escolhe a melhor alínea:

«são jovens patriotas que não quiseram esperar pela obrigatoriedade que há de vir» (ll. 113-114) é uma

a) analepse, como prova o uso do Pretérito Perfeito em «quiseram (esperar)».

b) prolepse, porque remete para factos posteriores ao momento da narração.

c) ironia, dado que aqueles adolescentes eram forçados à inscrição na Mocidade.

d) ironia, uma vez que a iniciativa daqueles jovens tinha cariz antinacional.

As linhas 115 a 121 são

a) elogiosas relativamente à Mocidade Portuguesa.

b) irónicas quanto à verdadeira adesão dos jovens.

c) críticas da adesão que a Mocidade Portuguesa suscitou.

d) hiperbólicas, para ridicularizarem a efetiva adesão de muitos jovens.

 

As listas (l. 121) incluíam os

a) combatentes na Guerra Civil de Espanha.

b) voluntários que se alistavam nas forças de Franco.

c) jovens que se tinham inscrito na Mocidade Portuguesa.

d) futuros soldados da guerra colonial.

«Daqui por uns anos, vinte, trinta, cinquenta, que pensarão os homens maduros, os velhos, se lá chegarem, deste entusiasmo da sua mocidade [...] [?]».

O próprio narrador responde a esta pergunta nas ll. 130-136. Porém, na p. 287 do manual, num excerto de livro autobiográfico de José Saramago, As Pequenas Memórias, temos, de certo modo, a resposta do próprio autor. Lê esse excerto, «Pequena Memória».

Responde às perguntas 1 a 4 (da mesma p. 287).

1. [à resposta a seguir faltam só as preposições, simples ou contraídas]

A ironia resulta, ___ um lado, ___ inversão ___ prioridades — «e, enfim, que ____ isso é que eu lá ia» — visto o autor intencionalmente colocar ___ fim a preparação específica destinada ___ alunos ___ Escola Industrial; resulta, ainda, ___ atribuição ___ estatuto ___ mistério ___ estes ensinamentos ___ caráter mais prático e não ___ primeiras áreas ___ conhecimento mencionadas.

2. [à resposta faltam só adjetivos]

O que levou o ______ estudante que era então o narrador a deixar de acompanhar os acontecimentos da Guerra _______ de Espanha foi ter compreendido que os jornais eram _______, e que, naturalmente, os leitores não acediam a informação ________.

3. [à resposta faltam só formas verbais]

O autor _______ a Mocidade Portuguesa ao regime responsável pela Censura, que _______ por «militares reformados» ao seu serviço.

4. [à resposta faltam só nomes]

O _____ é predominantemente narrativo, seleciona a ______ mais relevante, a _______ verbal mais usada é a primeira e recorre a _________ diversas de representar o _______ («Quando a ______ [...] começou, eu já trocara», «Até ao ______, que cedo foi», «nas _______ seguintes»).

Vai também pensando na resposta aos itens de «Gramática no texto»:

1. _____________

2. _____________

Vê o cimo da p. 286, «Diálogo argumentativo». A reflexão que aí é proposta poderia corresponder a um grupo III de exame. Imagina só que, depois da primeira apresentação (de «É tão fácil [...]» a «[...] risco?»), viria o seguinte:

Num texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a problemática apresentada.

No seu texto:

– explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;

– utilize um discurso valorativo (juízo de valor explícito ou implícito).

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