Aula 147R-147
Aula
147R-147 (18 [1.ª], 19/mai [3.ª]) Em leitura na diagonal, percorre os doze
sonetos de Antero de Quental e atribui-lhes uma das seguintes
classificações quanto ao tópico que em cada um prevalece:
Intervenção
na sociedade (apelo à)
Desilusão
dados os elevados ideais do sujeito poético
Amor
ideal, mulher, sonho
Solidão,
potenciada por noite, natureza
Existência
de Deus (problema da)
Escolhe
um dos sonetos de Antero (que começarás por identificar nesta folha). A tinta,
por favor.
(i)
Comenta um recurso expressivo, que identificarás no soneto, mostrando como se
insere no resto do poema (isto é, como o valoriza).
(ii)
Mostra como o último terceto do soneto é decisivo para a interpretação do
poema.
Soneto escolhido: «____________».
(i)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . ..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
(ii)
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . ..
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Leituras
em voz alta (Liga dos Campeões e Liga Europa)
Classifica
quanto à função sintática os constituintes sublinhados:
Anda
estragar-me os planos
(Salvador
Sobral)
Ah, faltam-me as
saudades e os ciúmes, _________
Já tenho a minha conta de
serões serenos,
Quero ir dançar.
________
Sei por onde vou,
_______
É o melhor caminho,
Não deixo nada ao acaso; c. direto | _______
Por favor, anda trocar-me
o passo.
Tenho uma rotina
Para todos os dias, _______
Há de durar muitos anos;
Por favor, anda estragar-me os
planos. ______
Tira os livros da ordem
certa,
Deixa a janela do quarto aberta, c. direto | ________
Faz-me esquecer que
amanhã vou trabalhar. _______
Ah, faltam-me as saudades
e os ciúmes,
Já tenho a minha conta
de serões serenos, ________
Quero ir dançar.
Um, dois...
Ah, faltam-me as
saudades e os ciúmes, _______
Já tenho a minha conta de
serões serenos,
Tardes tontas,
manhãs mecânicas, _______
Eu quero é ir dançar.
#
<< Home