Monday, September 06, 2021

Aula 147R-147

Aula 147R-147 (18 [1.ª], 19/mai [3.ª]) Em leitura na diagonal, percorre os doze sonetos de Antero de Quental e atribui-lhes uma das seguintes classificações quanto ao tópico que em cada um prevalece:

Intervenção na sociedade (apelo à)

Desilusão dados os elevados ideais do sujeito poético

Amor ideal, mulher, sonho

Solidão, potenciada por noite, natureza

Existência de Deus (problema da)

Escolhe um dos sonetos de Antero (que começarás por identificar nesta folha). A tinta, por favor.

(i) Comenta um recurso expressivo, que identificarás no soneto, mostrando como se insere no resto do poema (isto é, como o valoriza).

(ii) Mostra como o último terceto do soneto é decisivo para a interpretação do poema.

Soneto escolhido: «____________».

(i) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

(ii) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Leituras em voz alta (Liga dos Campeões e Liga Europa)

Classifica quanto à função sintática os constituintes sublinhados:

Anda estragar-me os planos

(Salvador Sobral)

Ah, faltam-me as saudades e os ciúmes,      _________

Já tenho a minha conta de serões serenos,

Quero ir dançar.      ________

 

Sei por onde vou,       _______

É o melhor caminho,

Não deixo    nada    ao acaso;      c. direto | _______

Por favor, anda trocar-me o passo.

 

Tenho uma rotina

Para todos os dias,      _______

Há de durar muitos anos;

Por favor, anda estragar-me os planos.     ______

 

Tira os livros da ordem certa,

Deixa   a janela do quarto   aberta,     c. direto | ________

Faz-me esquecer que amanhã vou trabalhar.      _______

 

Ah, faltam-me as saudades e os ciúmes,

 tenho a minha conta de serões serenos,     ________

Quero ir dançar.

 

Um, dois...

Ah, faltam-me as saudades e os ciúmes,    _______

Já tenho a minha conta de serões serenos,

Tardes tontas, manhãs mecânicas,    _______

Eu quero é ir dançar.

 

 

#