Aula 145-146
Aula
145-146 (17 [1.ª], 18/mai [3.ª]) Correção de redação
de item 7 (parte C):
Nos critérios de classificação estipulava-se o seguinte: 7.
Devem ser abordados dois dos tópicos seguintes, ou outros igualmente
relevantes.
Em
O Ano da Morte de Ricardo Reis, é evidente o olhar crítico do narrador
sobre:
‒ a
opressão
vivida durante o Estado Novo, patente, por exemplo, no controlo exercido pela
PVDE/pela polícia
política
sobre a população
e na existência
de delatores;
‒ a
repressão de manifestações de revolta, como a que ocorreu durante a sublevação
dos marinheiros;
‒ a
manipulação
da informação
transmitida pelos meios de comunicação social, por exemplo, sobre as notícias da guerra na Europa;
‒ a
propaganda política,
patente, por exemplo, no enaltecimento de Salazar, perspetivado como um modelo
para os outros países/como o «salvador» da pátria.
Nota
que os critérios apresentam o assunto da crítica de modo genérico (a opressão
durante o Estado Novo ... / a repressão de manifestações... / a manipulação da
informação ...) e citam as evidências no enredo da obra apenas enquanto
exemplos (controlo pela PVDE, reação à sublevação dos marinheiros,
notícias ...). Receio que alguns de
vocês passassem diretamente aos exemplos, por não lhes ser fácil encontrar os
tais termos generalizadores. É um treino que é preciso fazer.
Isto
também é verdade para o Grupo III: distinguir tese (a vossa posição quanto ao
assunto em causa), argumentos (ou seja em que se baseiam para ter tomado a
posição definida na introdução) e respetivos exemplos (casos concretos que
comprovam o argumento que deram).
1. [Acrescenta
as formas verbais que suprimi]
No
início do excerto, o sentimento dominante em Lídia ___ a tristeza, provocada
pela frustração, pelo vazio, por achar que a sua presença ali _____ de
justificar-se. O reconhecimento e a proximidade de Ricardo Reis ______-lhe
contentamento, realização, plenitude. _____-se, então, a ansiedade e o desejo.
1.1 [Acrescenta
os nomes em falta]
O
momento de despir a ______ e vestir a sua roupa corresponde ao arrefecimento do
corpo e das emoções. A nudez desvenda-a como _______, liberta de uma qualquer
condição social, que ama e se sente amada.
2. [Acrescenta
os advérbios]
A metáfora da
primavera celebra o amor sensual, o rejuvenescimento tardio, mas ______
compensador. A modalização final («talvez») _______ se aproxima da formulação
de um desejo, favorecendo a cumplicidade do leitor.
Completa o quadro também na p. 277 («Escrita», 1),
substituindo nas minhas soluções as palavras disparatadas pelas corretas. Na
solução para cada quadrícula pus uma palavra da minha lavra (portanto,
disparatada).
Estatuto social —
Estatuto social elevado (encontros ao jantar, na sala de estar do hotel, no
teatro, visitas, intensíssimo contacto físico)
Retrato físico — De
aparência muito jovem e delicada, impossibilitada de usar a mão central.
Familiares / — ligação ao contexto político — Submissão ao genro / — ligação de cumplicidade passiva com
o regime (contacto com os diversos meios de propaganda, espetáculos, livros,
Fátima)
Papel na relação —
Papel decisivo na relação: - marcação do primeiro encontro, visitas (casota e
consultório), cartas, separação. / Separação, permanência num poema.
Vivências de Reis —
Curiosidade, pedofilia, dúvida.
Os nomes / relação intertextual com as Odes — Nome inscrito num poema escrito depois da separação (poema
existente do heterónimo queirosiano).
Pensa
nas perguntas 2 e 3 no final da p. 277, ambas sobre Lídia e Marcenda.
Relativamente ao ponto 3, sem escreveres propriamente, regista o que darias
como um dos argumentos e o exemplo respetivo, depois de decidida a tua posição
(que ficaria só numa introdução que houvesse).
Antes
de anotares esse argumento e exemplo, lê os dois textos explicativos, ou expositivos,
na p. 278 (de Clara Ferreira Alves e de Maria Alzira Seixo).
Num
dos dias da quarentena de 2020, vinha no Público a fotografia que te
mostrarei, com a estátua de Pessoa, de Lagoa Henriques, na Brasileira, num
Chiado deserto. Escreve um texto, do género que queiras, sobre a imagem. Esse
teu texto deverá ter a seguinte estrutura:
1.º
período — Frase simples.
2.º
período — Subordinada adverbial concessiva + Subordinante.
3.º
período — Subordinada adverbial temporal + Subordinante.
4.º
período — Coordenada + Coordenada assindética + Coordenada copulativa.
5.º
período — Coordenada + Coordenada adversativa (que será também Subordinante da
oração que se segue) + Subordinada substantiva completiva.
6.º
período — Frase simples.
Estive
a experimentar e a mim chegaram-me umas setenta e cinco palavras. Resolve por
isso tudo em cerca de setenta a cem palavras. Estes seis períodos constituiriam
normalmente um único parágrafo, mas admito que, para efeitos de clareza da
resposta, possas pôr cada período num novo parágrafo, ficando assim com seis
parágrafos.
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Leituras em voz alta (Liga dos Campeões e
Liga Europa)
Vamos procurar
encontrar analogias entre Cantar 2 e Frei Luís de Sousa (que, no
fundo, é a verdadeira obra de leitura integral em todas as escolas no
secundário e, em termos de probabilidade de saída em prova de exame, só terá
rival em Fernando Pessoa).
Início de Cantar 2 |
Frei Luís de Sousa, ato I |
No começo há um encaixe: estamos a assistir a um ________.
Só depois, quando nos é dada uma imagem dos bastidores e de Moon, percebemos
que aquelas peripécias não pertenciam ao ______ nível narrativo. |
Na primeira cena, ouvimos Madalena a ler, e comentar, um
passo de ________, o episódio de Inês de Castro. Na segunda cena, a leitura
de Madalena é interrompida por ______, e é então que começa o diálogo. |
O tópico desta parte é a presença entre a assistência ao espetáculo
— uma adaptação de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll — de
uma caça-talentos, a cadela ______, estando Buster Moon e o seu grupo
ansiosos com o veredito da importante crítica. _______ vai anotando os gestos
da canina «scouter», informando Moon. A certa altura, porém, Suki abandona a
sala, o que preocupa Moon, que ainda procura convencê-la a ficar e, depois a
irá até seguir no meio do trânsito, com risco de algum acidente _______. |
O ato revela-nos a angústia de Madalena,
motivada pela preocupação com a viagem de regresso do marido, Manuel de _______
Coutinho, que fora a Lisboa, mas, mais fundamente, pela incerteza, que a
intranquiliza há muito, quanto à morte do primeiro marido, D. João de _______.
Telmo, com os seus presságios e alusões a D. João, vai aumentando a ansiedade
de Madalena, que também interage com a filha, Maria, cujo temperamento e
falta de saúde preocupam Madalena e contribuem para tornar o ambiente
premonitório de um final _______. |
O passo termina com Moon a não se ______ com a sentença,
exarada pela cadela «olheira», de que o seu grupo não era suficientemente
bom, e mostrando-se decidido a provar que não era assim, o que vai obrigar a troupe
a viajar para outra _______, a sofisticada Redshore. |
O primeiro ato termina com Manuel de Sousa Coutinho a não se
_______ com a pretensão de os governantes se instalarem no seu palácio, a que
decide pôr fogo, o que vai obrigar a família a mudar para outra casa, ainda
que também em _______, o vetusto palácio de D. João. |
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