Aula 138R-138
Aula
138R-138 (4 [1.ª], 5/mai [3.ª]) Relê o texto, no final do cap. 1 de O
ano da morte de Ricardo Reis, «As notícias dos jornais» (pp. 258-259 do
manual; em OAMRR, dependendo das edições: pp. 27-31; 28-31; pp. 21-23),
para pores na coluna focalização N (= citação de notícia), P (= citação
de anúncio publicitário), RR (comentário de Ricardo Reis), narr
(= discurso do narrador):
Trecho de «As notícias dos jornais» |
linha |
focalização |
O sofá do quarto é confortável |
1 |
|
nem parece isto um hotel |
3 |
|
O chefe do estado inaugurou a exposição... |
5 |
|
não se podem dispensar as imperais comemorações |
6-7 |
|
Há grandes receios na Golegã |
8 |
|
ah Ribatejo |
8 |
|
nome muito curioso |
9 |
|
veremos repetida a catástrofe de mil oitocentos e noventa e
cinco |
9-10 |
|
meia página de retratos de criancinhas, ... inocências |
14-17 |
|
... na sua heroica arrancada ... |
20 |
|
No Coliseu está |
26 |
|
A última Maravilha, com a azougada e
escultural Vanise Meireles, estrela brasileira |
26-27 |
|
As Cruzadas, assombroso filme histórico, |
29-30 |
|
lavra a varíola em Lebução e Fatela |
41 |
|
Uso
um questionário tirado de Alexandre Dias Pinto & Patrícia Nunes, Entre nós
e as palavras, 12.º ano, Caderno de atividades e avaliação contínua, Barcarena,
Santillana, 2017, p. 56:
1.
Identifique o sujeito da seguinte frase: «O Livro do desassossego, assinado
pelo semi-heterónimo Bernardo Soares, é composto por diversos fragmentos.»
________________
2. Qual é a função sintática do vocábulo
«futurista» na frase «A "Ode triunfal" pertence à fase futurista de
Campos.»?
________________
3. Na frase «Caeiro, o poeta bucólico,
escreveu "O guardador de rebanhos".» o constituinte «poeta bucólico»
desempenha a função sintática de complemento do nome?
________________
4. Na frase «Os alunos lembram-se da
teoria do fingimento», qual é a função sintática do constituinte «da teoria do
fingimento»?
________________
5. Na frase «As críticas que Camões faz
na sua epopeia continuam atuais.», o adjetivo desempenha a função sintática de
complemento direto?
________________
6. Na frase «Os alunos consideram O
ano da morte de Ricardo Reis a melhor obra de Saramago.», indique a função
sintática do constituinte «a melhor obra de Saramago».
________________
7. Qual é a função sintática desempenhada
pelos advérbios na frase «Ruy Belo procura intervir social e politicamente
através da poesia.»?
________________
8. Em «Ela canta, pobre ceifeira, / Julgando-se
feliz talvez», qual é a função sintática do advérbio?
________________
9. Qual é a função sintática do pronome
relativo na frase «Os poemas que Cesário Verde escreveu foram editados por
Silva Pinto.»?
________________
10. Na frase «É incrível que Fernando
Pessoa se tenha desdobrado em tantos heterónimos.», a oração introduzida pela
conjunção «que» é uma subordinada (adverbial) consecutiva?
________________
11. Classifique a oração subordinada na
frase «O Padre António Vieira critica os colonos do Maranhão, onde pregou o seu
sermão.».
________________
12. Classifique a oração subordinada na
frase «Ainda que a mãe a tentasse demover, Inês Pereira casa-se com o
Escudeiro.».
________________
13. A oração introduzida pela conjunção
na frase «Os alunos gostaram do conto "Famílias desavindas", de Mário
de Carvalho, pois tem uma dimensão irónica.» é uma subordinada causal?
________________
14. No verso «O mito é o nada que é
tudo.», a oração subordinada é um(adjetiva) relativa restritiva?
________________
15. Classifique a oração «Quem tem
hábitos de leitura» na frase «Quem tem hábitos de leitura tem mais facilidade
na língua portuguesa.»
________________
16. Na frase «Camões é o nosso cantor
épico, logo é um símbolo nacional.», classifique a oração introduzida pela
conjunção.
________________
17. A palavra «cegonha» teve origem no
termo latino «ciconia». Enumere os
processos fonológicos que se verificaram nessa evolução.
________________
18. Qual é o nome que se dá à queda de um
segmento sonoro no meio de uma palavra?
________________
19. Embora tenham formas e sentidos
diferentes, as palavras «plano» e «chão» provêm do mesmo étimo latino: «planum». Por isso, designam-se
palavras...
________________
20. Quais são as três variedades da língua
portuguesa?
________________
21. Indique cronologicamente as três
fases da evolução do português.
________________
22. Diga o nome de quatro línguas
românicas.
________________
23. Qual é o tipo de modalidade expressa
na frase «Talvez os alunos gostem dos poetas portugueses do século XX.»
________________
24. Na frase «O poeta é um fingidor.»,
indique o valor aspetual traduzido pela forma verbal.
________________
25. Qual é o mecanismo de coesão lexical
presente na frase «Almeida Garrett e Alexandre Herculano foram escritores
românticos.»?
________________
26. Na frase «Pedro da Maia, personagem
romântica, suicida-se, dado que foi incapaz de suportar a traição de Maria
Monforte.» utiliza-se a coesão interfrásica?
________________
27. Identifique dois deíticos presentes
na frase: «Quem te diria que eu morri, se não fosse eu mesma, Simão?».
________________
28. Identifique o processo irregular de
formação de palavras presente na frase «Li um fragmento do Livro do desassossego
em PDF.».
________________
Leituras
em voz alta (LC)
Responde a este Grupo III da prova de exame de 2021
(1.ª fase):
Quando
se pensa no futuro da humanidade, a primeira ideia que ocorre a muitas pessoas
é a importância do progresso científico e tecnológico. Mas não será que o
progresso implica também a valorização das artes, enquanto dimensão fundamental
de uma formação de base humanista?
Num
texto de opinião bem estruturado, com um mínimo de duzentas e um máximo de
trezentas e cinquenta palavras, defenda uma perspetiva pessoal sobre a questão
apresentada.
No
seu texto:
–
explicite, de forma clara e pertinente, o seu ponto de vista, fundamentando-o
em dois argumentos, cada um deles ilustrado com um exemplo significativo;
–
utilize um discurso valorativo (juízo
de valor explícito
ou implícito.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . .
TPC —
Conclui o texto de opinião iniciado em aula e traz-mo na próxima sexta.
#
<< Home