Monday, September 06, 2021

Aula 123R-123

 

Aula 123R-123 (6 [1.ª], 7/abr [3.ª]) Correção de respostas a dois itens de exame sobre Amor de Perdição:

[dos critérios na prova de exame (aqui aparecem tópicos, mas a resposta seria discursiva, elaborada, é claro; por outro lado, estas sugestões não esgotam as possibilidades de solução):]

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a nobreza de carácter, associada a valores como a lealdade e a verdade, no caso do «oficial» do excerto de Viagens na Minha Terra, e associada à coragem e à determinação/à firmeza, no caso de Simão;

a intensidade dos sentimentos, patente no facto de se entregar às emoções/de possuir um coração generoso, no caso do «oficial» do excerto de Viagens na Minha Terra, e patente no estado de espírito alterado, no caso de Simão;

a valorização da honra, associada à intensidade com que são vividas as ofensas e as injúrias, no caso do «oficial» do excerto de Viagens na Minha Terra, e associada à vontade de lutar sozinho, no caso de Simão.

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em Viagens na Minha Terra, o narrador (recorrendo à ironia) critica o abandono da farda militar portuguesa (que foi substituída por um uniforme que imita a farda das tropas inglesas), afirmando que seria demasiado nacional para poder continuar a ser usada numa terra que se deixou corromper;

em Amor de Perdição, João da Cruz pensa que o exacerbamento da paixão conduz à perda da razão; pensa que, a um homem rico e fidalgo como Simão, não faltarão mulheres bonitas e com dote e que, se o destino o quiser, Teresa há de ser sua.

Correção do trabalho sobre orações e outros assuntos de gramática.

Versão com trigo ucraniano

 

Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Adama é o futebolista mais forte.

genérico

Saltitaste de cinco em cinco minutos.

iterativo

O trigo ucraniano alimentava a Europa.

imperfetivo

 

Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Fizéramos o trabalho de casa.

anterioridade

 

Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Não podes abrir o livro nas páginas sobre gramática.

deôntico

Deve chover à noite (segundo o site do IPMA).

epistémico

 

Classifica quanto à formação:

 

UELVA [pronunciado, obviamente, /uεlvα/] (< União Europeia da Leitura em Voz Alta)

acrónimo

estaglação (< estagnação + inflação)

amálgama

 

Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo, assertivo, expressivo, diretivo):

 

Os polacos têm recebido bem os refugiados.

assertivo

Não faltarei ao grande jogo desta noite.

compromissivo

 

Classifica o recurso expressivo:

 

João Rendeiro tinha um Van Gogh em casa.

metonímia

O guarda-redes Alisson Becker dará um frango.

metáfora

 

Classifica as orações sublinhadas:

 

Embora esteja vacinado sete vezes, prefiro não deixar para já de usar açaimo.

subordinada adverbial concessiva

Mal cheguem as férias, vou deliciar-me com a obra de Saramago.

subordinada adverbial temporal

Enganaram as pessoas de tal maneira, que a indústria farmacêutica perde-se de riso.

subordinada adverbial consecutiva

Teremos à mão Saramago, iremos lendo o livro, mas as férias serão curtas.

coordenada assindética

Veríssimo apostará numa tática que desorientará os jogadores do Liverpool.

subordinada adjetiva relativa restritiva

Para que não faltem ao torneio de voleibol, anteciparemos os nossos trabalhos.

subordinada adverbial final

Compra um cão quem tem medo.

subordinada substantiva relativa

Marcelo perguntou a Costa se estava a pensar num cargo europeu.

subordinada substantiva completiva

 

Versão com Feira da Bagageira

 

Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Andamos a engonhar as leituras.

imperfetivo

Costumo circundar a Feira da Bagageira.

habitual

Caiu ontem um míssil em Lviv.

perfetivo

 

Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Hoje o Benfica goleia o Pool.

posterioridade

 

Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Para o Benfica vencer, Rafa tem de jogar.

deôntico ou epistémico

Com tantos livros em casa, deves ser cultíssimo.

epistémico

 

Classifica quanto à formação:

 

palermia (< palermice/palerma + pandemia)

amálgama

Zelen (< Zelensky)

truncação

 

Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo, assertivo, expressivo, diretivo):

 

Percebes os atos de fala?

diretivo

A Nato não sabe como reagir.

assertivo

 

Classifica o recurso expressivo:

 

Façam, ó deuses do esférico, que o Jota não marque.

apóstrofe

As horas cor de silêncios

sinestesia

 

Classifica as orações sublinhadas:

 

Zelensky queria que Orbán perdesse.

subordinada substantiva completiva

Pedri senta dois, marca golaço, e Camp Nou rende-se à nova estrela.

coordenada assindética

As vacinas são tão eficazes, que as tomo todos os dias.

subordinada adverbial consecutiva

Ainda que Ana Luísa Amaral tenha uma filha, não foi ela que partiu as tijelas.

subordinada adverbial concessiva

Eugénio de Andrade, cujo nome verdadeiro era José Fontinhas, escreveu poemas sobre a mãe.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Só no sábado terminei os comentários, dado que antes me faltara tempo.

subordinada adverbial causal

Onde há fumo há fogo.

subordinada substantiva relativa

Assim que toca o hino da Champions, todos ficam arrepiados.

subordinada adverbial temporal

 

Versão com os Cinco e as Gémeas

 

Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Tem chuviscado todas as segundas à tarde.

iterativo

Líamos os Cinco e as Gémeas.

imperfetivo

Pero perdeu a pera.

perfetivo

 

Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Vou comer chocos fritos a Setúbal.

posterioridade

 

Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

Dá-me a folha, se fazes favor.

deôntico

Kiev pode cair já amanhã nas mãos dos russos.

epistémico

 

Classifica quanto à formação:

 

encontro (< encontrar)

derivação não afixal

Insta (< Instagram)

truncação

 

Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo, assertivo, expressivo, diretivo):

 

Os alunos cancelaram o professor negacionista.

assertivo

Como te chamas?

diretivo

 

Classifica o recurso expressivo:

 

Matilde era um espelho quebrado.

metáfora

Os corajosos olhos de Simão viam-no.

hipálage

 

Classifica as orações sublinhadas:

 

Mal o jogo começou, viu-se que o Benfica jogaria à defesa.

subordinada adverbial temporal

Cristiano é tão egoísta, que marca todos os livres da seleção.

subordinada adverbial consecutiva

Lemos a poesia telúrica de Torga, conhecemos o quotidiano de Ana Luísa Amaral, mas pouco estudámos Eugénio.

coordenada assindética

O poema de Mensagem que todos conhecem é «Mar português».

subordinada adjetiva relativa restritiva

António Ferro sugeriu a Pessoa a candidatura ao prémio a fim de que o poeta ganhasse uns dinheiros.

subordinada adverbial final

Onde fomos felizes não devemos regressar.

subordinada substantiva relativa

Cee pediu ao polícia que desconfiasse dos depoimentos de Briony.

subordinada substantiva completiva

Ainda que Lola não o tivesse identificado, Robbie foi considerado o autor da violação.

subordinada adverbial concessiva

 

Versão com iogurtes Milbona

 

Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo; perfetivo; habitual; iterativo):

 

Estou a comer um iogurte Milbona.

imperfetivo

Inês Pereira é um bocado fútil.

genérico

No verão vi a Vânia.

perfetivo

 

Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade; posterioridade):

 

Deliciar-me-ei com esta lampreia.

posterioridade

 

Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico; deôntico):

 

O Benfica não deve passar esta eliminatória.

epistémico

Deves usar sempre o açaimo (o vírus está aí).

deôntico

 

Classifica quanto à formação:

 

choctail (< chocolate + cocktail)

amálgama

apodrecer (< a- + podre + -ecer)

derivada por parassíntese

 

Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo, assertivo, expressivo, diretivo):

 

Na quarta, dia 20, cá estarei na nossa aula.

compromissivo

Tenho dúvidas de que esta seja a medida certa.

assertivo

 

Classifica o recurso expressivo:

 

Mais dez, mais cem, mais mil e mais um bilião.

gradação ou enumeração ou hipérbole

Passas-me a água? [em vez de Passas-me o jarro com água?]

metonímia

 

Classifica as orações sublinhadas:

 

Torga era médico, tinha consultório, aí escrevia os seus muitos diários.

coordenada assindética

Eugénio de Andrade sentiu de tal maneira a ausência do pai, que elegeu a mãe como assunto de muitos poemas.

subordinada adverbial consecutiva

Ainda que bebesse litros e litros de aguardente, nunca ninguém viu Pessoa bêbado.

subordinada adverbial concessiva

Mensagem, que foi coligido para um concurso, foi o único livro em português publicado por Pessoa.

subordinada adjetiva relativa explicativa

Como se baseia num livro de Ian McEwan, Expiação usa artifícios narrativos interessantes.

subordinada adverbial causal

Briony garantiu a todos que reconhecera Robbie.

subordinada substantiva completiva

Quem lê Saramago identifica na sua obra características do realismo mágico.

subordinada substantiva relativa

Mal comece o terceiro período, entraremos no Ano da morte de Ricardo Reis.

subordinada adverbial temporal

O filme que hoje terminaremos — Expiação (Atonement) — é baseado num romance de Ian McEwan. Neste romance há dois níveis narrativos. Até agora só conhecemos um.

No livro, essa primeira narrativa começa assim:

A peça — para a qual Briony desenhara os cartazes, os programas e os bilhetes, construíra a bilheteira com um biombo voltado de lado e debruara uma caixa com papel crepe vermelho para recolher donativos — fora escrita por ela num assomo de criatividade que tinha durado dois dias e a levara a perder um pequeno-almoço e um almoço. Depois de concluídos todos os preparativos, já não tinha mais nada a fazer a não ser rever o manuscrito e esperar pela chegada dos primos que vinham do Norte. Só teriam tempo para um dia de ensaios antes de o seu irmão chegar.

Este nível narrativo, que continuaremos a seguir no filme por mais uns minutos, vai concluir-se com a personagem Briony a tentar expiar a sua culpa (‘compensar a sua culpa’, ‘penitenciar-se’). E, no livro, já fechada essa narrativa encaixada, surge a assinatura «B[riony] T[allis]». Percebemos que toda esta primeira história constituía um livro escrito por Briony, embora o narrador fosse heterodiegético.

O outro nível narrativo só surge, no volume, nas últimas vinte páginas (e, no filme, nos últimos dez minutos). Agora, o narrador é autodiegético e identifica-se com uma Briony septuagenária, já escritora consagrada. Copio só um trecho dessa parte:

Houve um crime. Mas também houve amantes. Os amantes, e o final feliz da sua história, estiveram na minha mente toda a noite. Até partirmos ao pôr do Sol. Uma mudança infeliz. Parece-me que afinal não viajei assim tanto desde que escrevi a minha pequena peça. Ou melhor, fiz uma digressão enorme e voltei ao meu ponto de partida. Só nesta última versão é que os meus amantes têm um final feliz, parados ao lado um do outro num passeio no Sul de Londres, enquanto eu me afasto. Todas as versões anteriores eram impiedosas. Mas agora não sei de que serviria tentar, por exemplo, convencer os meus leitores, direta ou indiretamente, de que Robbie Turner morrera de septicemia em Bray Dunes a 1 de junho de 1940 ou de que Cecilia fora morta em Setembro desse mesmo ano no bombardeamento que destruiu a estação de metro de Balham. De que nunca os vi nesse ano. [...] De que as cartas que os amantes escreveram se encontram nos arquivos do War Museum. Como poderia isso ser um final? Que sentido, esperança ou satisfação poderia um leitor tirar de um relato assim? Quem estaria disposto a acreditar que nunca mais se tinham encontrado, que nunca tinham materializado o seu amor? Quem estaria disposto a acreditar nisso, a não ser por um realismo insuportável? Não podia fazer-lhes isso.

2.º período — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como parcelas para se chegar a uma média)


Leitura

Aula

Questionário sobre «Ulisses», de Fernando Pessoa, Mensagem (aula 72-73)

 

Questionário sobre «Eis o espetáculo do mundo», de José Saramago (aula 97-98)

Questionário sobre «Esta coisa obscura [...]», de Clara Ferreira Alves (aula 107-108)

Observação direta da eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas

Escrita

Aula

Caligrama (aula 65-66)

 

Dois argumentos de grupo III (aula 67-68)

Argumento em torno de loucura (aula 70-71)

Reportagem do cerco de Lisboa (aula 89R-89)

Resposta a item à grupo I em torno de «D. Dinis», de Pessoa, Mensagem (aula 75-76)

Diário ou texto de primeira pessoa com o título «29 de fevereiro» (aula 82-83)

Apreciação crítica a cartoon/notícia na capa de Inimigo Público (aula 84R-84) *

Argumento em torno de voluntariado (aula 87-88)

Criação de «Pequena ode [...]» segundo modelo de Ana Luísa Amaral (aula 90-91)

Diálogo com atos de fala determinados (aula 97-98)

Comentário sobre «As pequenas gavetas do amor», de Ana Luísa Amaral (aula 100-101)

Texto segundo o modelo de Língua. Vidas em português (aula 104R-104)

Análise de «Adeus», de Eugénio de Andrade (aula 105-106)

Texto narrativo incorporando cinco versos de poemas de Eugénio de Andrade (aula 110-111)

Comentário a «Daddy», de Sylvia Plath, e poema à mãe, de Eugénio de Andrade (aula 107-108)

Itens de exame sobre Amor de Perdição e Viagens na Minha Terra (aula 114R-114)

Casa

Texto para concurso sobre ética, vida e desporto (a partir de tepecê da aula 62-63)

Reformulação do anterior (a partir do momento em que os textos foram devolvidos)

Texto expositivo sobre «Os portugueses» (aula e tepecê 94R-94) [feito só no 12.º 1.ª]

Acróstico com «Poetas contemporâneos» (tepecê da aula 115-116) *

Oral + Educação literária

Casa

Aula

Leitura expressiva de versos escolhidos em livros de poetas do séc. XX (aula 95-96)

 

Leitura expressiva de poemas de Mensagem (a partir do tepecê da aula 112-113)

Microfilme a partir de poemas de Pessoa (a partir do tepecê da aula 62-63)

Gramática

(Casa)

Aula

Questionário sobre funções sintáticas (aula 119-120)

 

Questionário sobre orações e outros assuntos de gramática (aula 121-122)

Observação direta da atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos

Assiduidade, pontualidade, material

TPC — Nestas férias vai-te adentrando cada vez mais em O Ano da Morte de Ricardo Reis (e passa a ter o livro à mão, para o caso de teres de o trazer para as aulas). Outras leituras que queiras fazer serão muito boa ideia.

 

 

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