Aula 123R-123
Aula 123R-123 (6 [1.ª], 7/abr [3.ª]) Correção de
respostas a dois itens de exame sobre Amor de Perdição:
[dos critérios na prova de exame (aqui
aparecem tópicos, mas a resposta seria discursiva, elaborada, é claro; por
outro lado, estas sugestões não esgotam as possibilidades de solução):]
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‒ a nobreza de carácter,
associada a valores como a lealdade e a verdade, no caso do «oficial» do excerto de Viagens na Minha Terra, e associada à
coragem e à determinação/à firmeza, no caso de Simão;
‒ a intensidade dos sentimentos, patente no facto de se
entregar às emoções/de possuir um coração generoso, no caso do «oficial» do excerto de Viagens na Minha Terra, e patente no
estado de espírito alterado, no caso de Simão;
‒ a valorização
da honra, associada à intensidade com
que são vividas as ofensas e as injúrias, no caso
do «oficial» do excerto de Viagens na Minha Terra, e associada à vontade
de lutar sozinho, no caso de Simão.
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‒ em Viagens na Minha Terra, o narrador (recorrendo à
ironia) critica o abandono da farda militar portuguesa (que foi substituída por
um uniforme que imita a farda das tropas inglesas), afirmando que seria
demasiado nacional para poder continuar a ser usada numa terra que se deixou
corromper;
‒ em Amor de Perdição, João da Cruz pensa que o
exacerbamento da paixão conduz à perda da razão; pensa que, a um homem rico e
fidalgo como Simão, não faltarão mulheres bonitas e com dote e que, se o
destino o quiser, Teresa há de ser sua.
Correção do trabalho sobre
orações e outros assuntos de gramática.
Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo;
perfetivo; habitual; iterativo):
Adama é o futebolista mais forte. |
genérico |
Saltitaste de cinco em cinco minutos. |
iterativo |
O trigo ucraniano alimentava a Europa. |
imperfetivo |
Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade;
posterioridade):
Fizéramos o trabalho de casa. |
anterioridade |
Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico;
deôntico):
Não podes abrir o livro nas páginas sobre
gramática. |
deôntico |
Deve chover à noite (segundo o site do IPMA). |
epistémico |
Classifica quanto à formação:
UELVA [pronunciado, obviamente, /uεlvα/] (< União
Europeia da Leitura em Voz Alta) |
acrónimo |
estaglação (< estagnação + inflação) |
amálgama |
Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo,
assertivo, expressivo, diretivo):
Os polacos têm recebido bem os refugiados. |
assertivo |
Não faltarei ao grande jogo desta noite. |
compromissivo |
Classifica o recurso expressivo:
João Rendeiro tinha um Van Gogh em casa. |
metonímia |
O guarda-redes Alisson Becker dará um frango. |
metáfora |
Classifica as orações sublinhadas:
Embora esteja vacinado sete vezes, prefiro não deixar para já de usar
açaimo. |
subordinada adverbial concessiva |
Mal cheguem as férias, vou deliciar-me com a obra de Saramago. |
subordinada adverbial temporal |
Enganaram as pessoas de tal maneira, que a indústria
farmacêutica perde-se de riso. |
subordinada adverbial consecutiva |
Teremos à mão Saramago, iremos lendo o livro, mas as
férias serão curtas. |
coordenada assindética |
Veríssimo apostará numa tática que desorientará os
jogadores do Liverpool. |
subordinada adjetiva relativa restritiva |
Para que não faltem ao torneio de voleibol, anteciparemos os nossos trabalhos. |
subordinada adverbial final |
Compra um cão quem tem medo. |
subordinada substantiva relativa |
Marcelo perguntou a Costa se estava a pensar num cargo
europeu. |
subordinada substantiva completiva |
Versão
com Feira da Bagageira
Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo;
perfetivo; habitual; iterativo):
Andamos a engonhar as leituras. |
imperfetivo |
Costumo circundar a Feira da Bagageira. |
habitual |
Caiu ontem um míssil em Lviv. |
perfetivo |
Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade;
posterioridade):
Hoje o Benfica goleia o Pool. |
posterioridade |
Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico;
deôntico):
Para o Benfica vencer, Rafa tem de jogar. |
deôntico ou epistémico |
Com tantos livros em casa, deves ser cultíssimo. |
epistémico |
Classifica quanto à formação:
palermia (< palermice/palerma + pandemia) |
amálgama |
Zelen (< Zelensky) |
truncação |
Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo, assertivo,
expressivo, diretivo):
Percebes os atos de fala? |
diretivo |
A Nato não sabe como reagir. |
assertivo |
Classifica o recurso expressivo:
Façam, ó deuses do esférico, que o Jota não marque. |
apóstrofe |
As horas cor de silêncios |
sinestesia |
Classifica as orações sublinhadas:
Zelensky queria que Orbán perdesse. |
subordinada substantiva completiva |
Pedri senta dois, marca golaço, e Camp Nou rende-se à
nova estrela. |
coordenada assindética |
As vacinas são tão eficazes, que as tomo todos os dias. |
subordinada adverbial consecutiva |
Ainda que Ana Luísa Amaral tenha uma filha, não foi ela que partiu as tijelas. |
subordinada adverbial concessiva |
Eugénio de Andrade, cujo nome verdadeiro era José Fontinhas, escreveu
poemas sobre a mãe. |
subordinada adjetiva relativa explicativa |
Só no sábado terminei os comentários, dado que antes me
faltara tempo. |
subordinada adverbial causal |
Onde há fumo há
fogo. |
subordinada substantiva relativa |
Assim que toca o hino da Champions, todos ficam arrepiados. |
subordinada adverbial temporal |
Versão com os Cinco e as Gémeas
Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo;
perfetivo; habitual; iterativo):
Tem chuviscado todas as segundas à tarde. |
iterativo |
Líamos os Cinco e as Gémeas. |
imperfetivo |
Pero perdeu a pera. |
perfetivo |
Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade;
posterioridade):
Vou comer chocos fritos a Setúbal. |
posterioridade |
Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico;
deôntico):
Dá-me a folha, se fazes favor. |
deôntico |
Kiev pode cair já amanhã nas mãos dos russos. |
epistémico |
Classifica quanto à formação:
encontro (< encontrar) |
derivação não afixal |
Insta (< Instagram) |
truncação |
Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo,
assertivo, expressivo, diretivo):
Os alunos cancelaram o professor negacionista. |
assertivo |
Como te chamas? |
diretivo |
Classifica o recurso expressivo:
Matilde era um espelho quebrado. |
metáfora |
Os corajosos olhos de Simão viam-no. |
hipálage |
Classifica as orações sublinhadas:
Mal o jogo começou, viu-se que o Benfica jogaria à defesa. |
subordinada adverbial temporal |
Cristiano é tão egoísta, que marca todos os livres da
seleção. |
subordinada adverbial consecutiva |
Lemos a poesia telúrica de Torga, conhecemos
o quotidiano de Ana Luísa Amaral, mas pouco estudámos Eugénio. |
coordenada assindética |
O poema de Mensagem que todos conhecem é «Mar
português». |
subordinada adjetiva relativa restritiva |
António Ferro sugeriu a Pessoa a
candidatura ao prémio a fim de que o poeta ganhasse uns dinheiros. |
subordinada adverbial final |
Onde fomos felizes não devemos regressar. |
subordinada substantiva relativa |
Cee pediu ao polícia que desconfiasse dos depoimentos de
Briony. |
subordinada substantiva completiva |
Ainda que Lola não o tivesse identificado, Robbie foi considerado o autor da violação. |
subordinada adverbial concessiva |
Versão
com iogurtes Milbona
Classifica quanto ao valor aspetual (genérico; imperfetivo;
perfetivo; habitual; iterativo):
Estou a comer um iogurte Milbona. |
imperfetivo |
Inês Pereira é um bocado fútil. |
genérico |
No verão vi a Vânia. |
perfetivo |
Classifica quanto ao valor temporal (anterioridade; simultaneidade;
posterioridade):
Deliciar-me-ei com esta lampreia. |
posterioridade |
Classifica quanto ao valor modal (apreciativo; epistémico;
deôntico):
O Benfica não deve passar esta eliminatória. |
epistémico |
Deves usar sempre o açaimo (o vírus está aí). |
deôntico |
Classifica quanto à formação:
choctail (< chocolate + cocktail) |
amálgama |
apodrecer (< a- + podre + -ecer) |
derivada por parassíntese |
Classifica quanto ao objetivo ilocutório (declarativo, compromissivo,
assertivo, expressivo, diretivo):
Na quarta, dia 20, cá estarei na nossa aula. |
compromissivo |
Tenho dúvidas de que esta seja a medida certa. |
assertivo |
Classifica o recurso expressivo:
Mais dez, mais cem, mais mil e mais um bilião. |
gradação ou enumeração ou hipérbole |
Passas-me a água? [em vez de Passas-me
o jarro com água?] |
metonímia |
Classifica as orações sublinhadas:
Torga era médico, tinha consultório, aí escrevia os
seus muitos diários. |
coordenada assindética |
Eugénio de Andrade sentiu de tal maneira
a ausência do pai, que elegeu a mãe como assunto de muitos poemas. |
subordinada adverbial consecutiva |
Ainda que bebesse litros e litros de aguardente, nunca ninguém viu Pessoa bêbado. |
subordinada adverbial concessiva |
Mensagem, que foi coligido para um concurso,
foi o único livro em português publicado por Pessoa. |
subordinada adjetiva relativa explicativa |
Como se baseia num livro de Ian McEwan, Expiação usa artifícios narrativos interessantes. |
subordinada adverbial causal |
Briony garantiu a todos que reconhecera Robbie. |
subordinada substantiva completiva |
Quem lê Saramago identifica na sua obra características do realismo mágico. |
subordinada substantiva relativa |
Mal comece o terceiro período, entraremos no Ano da morte de Ricardo Reis. |
subordinada adverbial temporal |
O filme que hoje
terminaremos — Expiação (Atonement) — é baseado num romance de
Ian McEwan. Neste romance há dois níveis narrativos. Até agora só
conhecemos um.
No livro, essa
primeira narrativa começa assim:
A peça — para a qual Briony desenhara os
cartazes, os programas e os bilhetes, construíra a bilheteira com um biombo
voltado de lado e debruara uma caixa com papel crepe vermelho para recolher
donativos — fora escrita por ela num assomo de criatividade que tinha durado
dois dias e a levara a perder um pequeno-almoço e um almoço. Depois de
concluídos todos os preparativos, já não tinha mais nada a fazer a não ser rever
o manuscrito e esperar pela chegada dos primos que vinham do Norte. Só teriam
tempo para um dia de ensaios antes de o seu irmão chegar.
Este nível
narrativo, que continuaremos a seguir no filme por mais uns minutos, vai
concluir-se com a personagem Briony a tentar expiar a sua culpa
(‘compensar a sua culpa’, ‘penitenciar-se’). E, no livro, já fechada essa narrativa
encaixada, surge a assinatura «B[riony] T[allis]». Percebemos que toda esta
primeira história constituía um livro escrito por Briony, embora o narrador
fosse heterodiegético.
O outro nível
narrativo só surge, no volume, nas últimas vinte páginas (e, no filme, nos
últimos dez minutos). Agora, o narrador é autodiegético e
identifica-se com uma Briony septuagenária, já escritora consagrada. Copio só
um trecho dessa parte:
Houve um crime. Mas também houve amantes.
Os amantes, e o final feliz da sua história, estiveram na minha mente toda a
noite. Até partirmos ao pôr do Sol. Uma mudança infeliz. Parece-me que afinal
não viajei assim tanto desde que escrevi a minha pequena peça. Ou melhor, fiz
uma digressão enorme e voltei ao meu ponto de partida. Só nesta última versão é
que os meus amantes têm um final feliz, parados ao lado um do outro num passeio
no Sul de Londres, enquanto eu me afasto. Todas as versões anteriores eram
impiedosas. Mas agora já não sei de que serviria tentar, por exemplo, convencer os
meus leitores, direta ou indiretamente, de que Robbie Turner morrera de
septicemia em Bray Dunes a 1 de junho de 1940 ou de que Cecilia fora morta em
Setembro desse mesmo ano no bombardeamento que destruiu a estação de metro de
Balham. De que nunca os vi nesse ano. [...] De que as cartas que os amantes escreveram se encontram nos
arquivos do War Museum. Como poderia isso ser um final? Que sentido, esperança
ou satisfação poderia um leitor tirar de um relato assim? Quem estaria disposto
a acreditar que nunca mais se tinham encontrado, que nunca tinham materializado
o seu amor? Quem estaria disposto a acreditar nisso, a não ser por um realismo
insuportável? Não podia fazer-lhes isso.
2.º período — alguns focos do ensino e da avaliação (que, porém, não devem ser vistos como
parcelas para se chegar a uma média)
Leitura |
||
Aula |
Questionário sobre
«Ulisses», de Fernando Pessoa, Mensagem
(aula 72-73) |
|
Questionário sobre «Eis o
espetáculo do mundo», de José Saramago (aula 97-98) |
||
Questionário sobre «Esta coisa obscura [...]», de Clara Ferreira
Alves (aula 107-108) |
||
Observação direta da
eficiência a resolver as tarefas com textos em todas as aulas |
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Escrita |
||
Aula |
Caligrama (aula 65-66) |
|
Dois argumentos de grupo
III (aula 67-68) |
||
Argumento em torno de
loucura (aula 70-71) |
||
Reportagem do cerco de
Lisboa (aula 89R-89) |
||
Resposta a item à grupo I
em torno de «D. Dinis», de Pessoa, Mensagem
(aula 75-76) |
||
Diário ou texto de
primeira pessoa com o título «29 de fevereiro» (aula 82-83) |
||
Apreciação crítica a
cartoon/notícia na capa de Inimigo Público (aula 84R-84) * |
||
Argumento em torno de
voluntariado (aula 87-88) |
||
Criação de «Pequena ode
[...]» segundo modelo de Ana Luísa Amaral (aula 90-91) |
||
Diálogo com atos de fala
determinados (aula 97-98) |
||
Comentário
sobre «As pequenas gavetas do amor», de Ana Luísa Amaral (aula 100-101) |
||
Texto segundo o modelo de
Língua. Vidas em português (aula 104R-104) |
||
Análise de «Adeus», de
Eugénio de Andrade (aula 105-106) |
||
Texto
narrativo incorporando cinco versos de poemas de Eugénio de Andrade (aula
110-111) |
||
Comentário
a «Daddy», de Sylvia Plath, e poema à mãe, de Eugénio de Andrade (aula
107-108) |
||
Itens de exame sobre Amor
de Perdição e Viagens na Minha Terra (aula 114R-114) |
||
Casa |
Texto para concurso sobre
ética, vida e desporto (a partir de tepecê da aula 62-63) |
|
Reformulação do anterior
(a partir do momento em que os textos foram devolvidos) |
||
Texto expositivo sobre
«Os portugueses» (aula e tepecê 94R-94) [feito só no 12.º 1.ª] |
||
Acróstico com «Poetas
contemporâneos» (tepecê da aula 115-116) * |
||
Oral + Educação
literária |
||
Casa Aula |
Leitura expressiva de
versos escolhidos em livros de poetas do séc. XX (aula 95-96) |
|
Leitura expressiva de
poemas de Mensagem (a partir do tepecê da aula 112-113) |
||
Microfilme a partir de
poemas de Pessoa (a partir do tepecê da aula 62-63) |
||
Gramática |
||
(Casa) Aula |
Questionário sobre
funções sintáticas (aula 119-120) |
|
Questionário sobre
orações e outros assuntos de gramática (aula 121-122) |
||
Observação direta da
atenção nos momentos em que se trata de ouvir explicações de conteúdos |
||
Assiduidade,
pontualidade, material |
TPC — Nestas férias vai-te adentrando
cada vez mais em O Ano da Morte de Ricardo Reis (e passa a ter o livro à
mão, para o caso de teres de o trazer para as aulas). Outras leituras que
queiras fazer serão muito boa ideia.
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