Monday, September 06, 2021

Aula 117-118

Aula 117-118 (29 [1.ª], 30/mar [3.ª]) Correção dos trabalhos com atos de fala.

Apoiando-te na p. 4 do anexo do manual, resolve estes exercícios que roubei a Maria Regina Rocha, Gramática de português, Porto, Porto Editora, 2016, pp. 190-191. 





Liga dos Campeões

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira, vv. 170-390

Joe Wright, Expiação, 13-27

Pero, ingénua mas voluntariamente, declara-se a ___.

Robbie, inopinada mas francamente, declara-se a ___.

Carta de Pero é levada a Inês por __.

Bilhete de Robbie é levado a Cecilia por ___.

Lianor é a casamenteira, a alcoviteira, o que implica dotes de _____ os outros.

Briony é quem intriga, quem _____ os outros a equívocos.

Ao ler a carta, Inês ____ de Pero, mas aceita recebê-lo.

Ao ler o bilhete, Cecilia (*) ...

O diálogo entre Pero Marques e Inês é previsível. Pretende-se mostrar a simplicidade, a ingenuidade, a falta de discernimento, de Pero e como Inês o perceciona como pretendente _____. Se tivermos em conta que a peça desenvolvia o mote «mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube» até conseguimos adivinhar o que _____.

O diálogo a que assistíramos entre Paul Marshall e Lola é surpreendente. A conduta do adulto, em conversa com uma adolescente, é _____. Percebemos que trechos do filme como este funcionam como indícios e devem ser recuperados mais à frente, quando se tratar de perceber o desenvolvimento da ação e interpretar o que verdadeiramente _____.

(*) Prevê tu a reação de Cecilia: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

 

#