Aula 117-118
Aula
117-118 (29 [1.ª], 30/mar [3.ª]) Correção dos
trabalhos com atos de fala.
Apoiando-te na p. 4 do anexo do manual, resolve estes exercícios que roubei a Maria Regina Rocha, Gramática de português, Porto, Porto Editora, 2016, pp. 190-191.
Liga
dos Campeões
Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira, vv. 170-390 |
Joe Wright, Expiação,
13-27 |
Pero, ingénua mas
voluntariamente, declara-se a ___. |
Robbie, inopinada mas
francamente, declara-se a ___. |
Carta de Pero é levada a Inês por __. |
Bilhete de Robbie é levado a Cecilia por ___. |
Lianor é a casamenteira, a alcoviteira, o que
implica dotes de _____ os outros. |
Briony é quem intriga, quem _____ os outros a
equívocos. |
Ao ler a carta, Inês ____ de Pero, mas aceita
recebê-lo. |
Ao ler o bilhete, Cecilia (*) ... |
O diálogo entre Pero Marques e Inês é previsível.
Pretende-se mostrar a simplicidade, a ingenuidade, a falta de discernimento, de
Pero e como Inês o perceciona como pretendente _____. Se tivermos em conta
que a peça desenvolvia o mote «mais quero asno que me leve que cavalo que me
derrube» até conseguimos adivinhar o que _____. |
O diálogo a que assistíramos entre Paul Marshall
e Lola é surpreendente. A conduta do adulto, em conversa com uma adolescente,
é _____. Percebemos que trechos do filme como este funcionam como indícios e
devem ser recuperados mais à frente, quando se tratar de perceber o desenvolvimento
da ação e interpretar o que verdadeiramente _____. |
(*) Prevê
tu a reação de Cecilia: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
#
<< Home