Aula 115-116
Aula 115-116 (25/mar [1.ª, 3.ª]) Completa, no estilo
das frases que já lancei, o acróstico com «Poetas Contemporâneos», título da
unidade que o manual dedica a Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa
Amaral.
Vai
consultando o livro, mas não transcrevas passos (pelo menos, literalmente).
Evita os dados biográficos ou aspetos meramente informativos e factuais. Tenta
aproveitar mais os estilos de cada poeta, as linhas de sentido mais comuns nos
seus textos, as características da sua escrita.
Seria
interessante incluir citações dos poemas também, naturalmente curtas.
Liga dos Campeões (12.º 3.ª)
Grupo A Leitor |
sorteio |
1.ª jornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Mariana |
1 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Tiago |
5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nuno |
9 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
João C. |
13 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Inês S. |
17 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Martinho |
21 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Joana N. |
25 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Grupo B Leitor |
sorteio |
1.ª jornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Leonor |
2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Henrique |
6 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Joana M. |
10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Pedro |
14 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Miguel |
18 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raams |
22 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Grupo C Leitor |
sorteio |
1.ªjornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Madá |
3 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Margarida S. |
7 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Margarida R. |
11 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Marta |
15 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Eduardo H. |
19 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Inês G. |
23 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Grupo D Leitor |
sorteio |
1.ª jornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Pina |
4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Neves |
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Eduardo C. |
12 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Diogo |
16 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Madalena |
20 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
João P. |
24 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Liga dos Campeões (12.º 1.ª)
Grupo A Leitor |
sorteio |
1.ª jornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Mariana C. |
1 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Diana |
5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
João M. |
9 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sara |
13 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nuno |
17 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
João C. |
21 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Tiago |
25 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Grupo B Leitor |
sorteio |
1.ª jornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Daniel |
2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mariana D. |
6 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Duarte |
10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
João F. |
14 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Diogo |
18 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Catarina |
22 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Martim |
26 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Grupo C Leitor |
sorteio |
1.ªjornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Francisca S.-L. |
3 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Maria |
7 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Francisco |
11 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Inês |
15 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ricardo N. |
19 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Rafa |
23 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ricardo M. |
27 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Grupo D Leitor |
sorteio |
1.ª jornada |
2.ª jornada |
3.ª jornada |
4.ª jornada |
Média |
||||
Mensagem |
Mensagem |
a designar |
a designar |
|||||||
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
Eu |
Mestre |
|||
Andrea |
4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Miguel |
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
João N. |
12 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ricardo S. |
16 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Rita |
20 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Francisca P. |
24 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Tomás |
28 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Em Expiação
(Atonement) é tudo ao contrário da Farsa de Inês Pereira. Em Expiação temos tragédia (parece que há
um destino que leva a que tudo corra mal), enquanto que, na Farsa de Inês Pereira, podemos
considerar haver comédia (tudo se ajeita no final, mesmo o que parecia
comprometido durante boa parte da peça).
No filme — feito segundo um romance do escritor inglês
contemporâneo Ian McEwan —, o essencial é a complexidade da psicologia, as
personagens mostram-se difíceis de perceber, são humanas, reagem
inesperadamente. Ao contrário, na peça de Gil Vicente, há «tipos», as
personagens são caricaturais, pretende-se passar uma moralidade.
Gil Vicente, Farsa de
Inês Pereira, vv. 1-169 |
Joe Wright, Expiação, 0-13 |
representado em Tomar,
1523 |
realizado em França e
Reino Unido, em 2007 |
ação: Portugal, XVI, no
campo |
ação: Inglaterra, 1935,
numa propriedade rural |
Inês está a costurar um
_____. |
Briony está a escrever
uma _____ de teatro. |
Está enfadada (cansada),
farta da sua tarefa, que decide não _____. |
Está empenhada na sua
criação, que _____ efetiva e rapidamente. |
A mãe quer que ela
trabalhe e ______ que seja preguiçosa. |
A mãe lê, a seu pedido, a
peça e ______ o trabalho. |
Inês exprime desejo de se
_____, lamentando que a mãe não consinta. |
É possível adivinharmos
que Briony tem uma ______ infantil por Robbie. |
Lianor Vaz conta um
episódio em que teria sido vítima de assédio por um ______. |
Briony assiste a momento
em que Cee (Cecilia) parece procurar seduzir _____. |
Mãe de Inês ______ dos pormenores
do caso contado por Lianor Vaz (sabe que a alcoviteira não é nenhuma santa). |
Briony fica _______ com o
que observara na fonte (terá ficado com ciúmes da atração que Cee exerce
sobre Robbie). |
TPC — Vai revendo gramática. Completa acróstico
começado em aula.
#
<< Home