Monday, September 06, 2021

Aula 115-116

Aula 115-116 (25/mar [1.ª, 3.ª]) Completa, no estilo das frases que já lancei, o acróstico com «Poetas Contemporâneos», título da unidade que o manual dedica a Miguel Torga, Eugénio de Andrade, Ana Luísa Amaral.

Vai consultando o livro, mas não transcrevas passos (pelo menos, literalmente). Evita os dados biográficos ou aspetos meramente informativos e factuais. Tenta aproveitar mais os estilos de cada poeta, as linhas de sentido mais comuns nos seus textos, as características da sua escrita.

Seria interessante incluir citações dos poemas também, naturalmente curtas.



Liga dos Campeões (12.º 3.ª)

Grupo A

 

Leitor

sorteio

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Mariana

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nuno

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João C.

13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inês S.

17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Martinho

21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana N.

25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo B

 

Leitor

sorteio

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Leonor

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Henrique

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joana M.

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pedro

14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel

18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Raams

22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo C

 

Leitor

sorteio

1.ªjornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Madá

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Margarida S.

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Margarida R.

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marta

15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eduardo H.

19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inês G.

23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo D

 

Leitor

sorteio

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Pina

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neves

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eduardo C.

12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diogo

16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Madalena

20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João P.

24

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Liga dos Campeões (12.º 1.ª)

Grupo A

 

Leitor

sorteio

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Mariana C.

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diana

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João M.

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sara

13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nuno

17

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João C.

21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago

25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo B

 

Leitor

sorteio

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Daniel

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mariana D.

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duarte

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João F.

14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diogo

18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Catarina

22

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Martim

26

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo C

 

Leitor

sorteio

1.ªjornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Francisca S.-L.

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inês

15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ricardo N.

19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rafa

23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ricardo M.

27

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo D

 

Leitor

sorteio

1.ª jornada

2.ª jornada

3.ª jornada

4.ª jornada

Média

 

Mensagem

Mensagem

a designar

a designar

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Eu

Mestre

Andrea

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel

8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João N.

12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ricardo S.

16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rita

20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisca P.

24

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tomás

28

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Expiação (Atonement) é tudo ao contrário da Farsa de Inês Pereira. Em Expiação temos tragédia (parece que há um destino que leva a que tudo corra mal), enquanto que, na Farsa de Inês Pereira, podemos considerar haver comédia (tudo se ajeita no final, mesmo o que parecia comprometido durante boa parte da peça).

No filme — feito segundo um romance do escritor inglês contemporâneo Ian McEwan —, o essencial é a complexidade da psicologia, as personagens mostram-se difíceis de perceber, são humanas, reagem inesperadamente. Ao contrário, na peça de Gil Vicente, há «tipos», as personagens são caricaturais, pretende-se passar uma moralidade.

Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira, vv. 1-169

Joe Wright, Expiação, 0-13

representado em Tomar, 1523

realizado em França e Reino Unido, em 2007

ação: Portugal, XVI, no campo

ação: Inglaterra, 1935, numa propriedade rural

Inês está a costurar um _____.

Briony está a escrever uma _____ de teatro.

Está enfadada (cansada), farta da sua tarefa, que decide não _____.

Está empenhada na sua criação, que _____ efetiva e rapidamente.

A mãe quer que ela trabalhe e ______ que seja preguiçosa.

A mãe lê, a seu pedido, a peça e ______ o trabalho.

Inês exprime desejo de se _____, lamentando que a mãe não consinta.

É possível adivinharmos que Briony tem uma ______ infantil por Robbie.

Lianor Vaz conta um episódio em que teria sido vítima de assédio por um ______.

Briony assiste a momento em que Cee (Cecilia) parece procurar seduzir _____.

Mãe de Inês ______ dos pormenores do caso contado por Lianor Vaz (sabe que a alcoviteira não é nenhuma santa).

Briony fica _______ com o que observara na fonte (terá ficado com ciúmes da atração que Cee exerce sobre Robbie).

TPC — Vai revendo gramática. Completa acróstico começado em aula.

 

 

#