Tuesday, September 07, 2021

Pessoa pelo 12.º 3.ª



Margarida S. (12.º 3.ª)


«A música, sim a música...» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/945 | Margarida S. (Muito Bom (-)) Pontos fortes Situação narrativa criada vai incorporando, intercaladamente, com grande naturalidade, o texto de Campos. Boa realização do filme. Boa representação. Cuidado em legendar. Aspetos melhoráveis Ainda que a leitura em voz alta esteja correta (e seja pertinente, mesmo sem apostar numa expressividade teatral), podia haver mais inflexões, mais agilidade no ritmo (primeira estrofe, por exemplo, acolheria bem alguma marcação da ironia). A corrigir: «*nos tempos de hoje em dia» (nos tempos de hoje; hoje em dia). Cumprimento de normas de envio Bastante bem (falhou apenas na ordem dos elementos).


 

Diogo (12.º 3.ª)



«Não tenho pressa: não a têm o sol e a lua.» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/391 | Diogo (Bom) Pontos fortes Continuação do poema em redação própria, numa apropriação do estilo de Caeiro, mas com transposição para a atualidade e subjetivamente, mais para a fruição concreta do que para a defesa de uma filosofia. Leitura em voz alta sem erros e na velocidade adequada (ainda que se pudesse ter arriscado um ritmo mais coloquial, a sugerir a ingenuidade, a lhaneza, do «guardador de rebanhos»). Aspetos melhoráveis Estratégia de ir apresentando imagens em função dos tópicos abordados no texto, em ilustração quase objeto a objeto, não resulta bem (e fora aliás advertida por mim nas instruções da tarefa — creio que este é aspeto crucial que tem falhado: ler efetivamente os enunciados das tarefas). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta, título do poema, link do arquivo Pessoa, modelo do título do ficheiro.


 

Eduardo C. & Henrique (12.º 3.ª)



«Ah! Ser indiferente!» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/3152 | «A música, sim a música…» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/945 | «Às vezes medito» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/3557 | «Amo o que vejo» (Ricardo Reis); http://arquivopessoa.net/textos/1817 | «Estás só» (Ricardo Reis);  http://arquivopessoa.net/textos/524 | «Nem sempre sou igual» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/1191 | «Uma vez amei, julguei que me amariam» (Alberto Caeiro); https://www.pensador.com/frase/NTMwMTg3/ | «Se quiserem que eu tenha um misticismo, está bem, tenho-o» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/1193 | Henrique & Eduardo C (Muito Bom (-)) Pontos fortes Incorporação de textos dos heterónimos através de uma chamada a partir da conversa criada, sucedendo-se um desvio que transfere a ação da entrevista para um novo plano. Esta estratégia foi bem concretizada, à custa decerto de muito trabalho e bom planeamento. Atualidade da entrevista. Caracterização dos vários Pessoas. Acabamento do vídeo. Aspetos melhoráveis Falhas pontuais: «*numa casa caída» («caiada» é o que se lê no poema); «*ambos estão a assisti-la» (teria de ser «ambos estão a assistir à série» — «assistir» pede complemento oblíquo, não complemento direto; só se usa com complemento direto no contexto desportivo: «no golo, fulano assistiu sicrano»); «abstracto» seria pronunciado sem o [k]. Cumprimento de normas de envio Bastante bem (faltou apenas o «do» no título do ficheiro; e teria evitado o recurso, num dos linques, ao site pensador.com).


 

Inês G. (12.º 3.ª)



«Não sei. Falta-me um sentido, um tato» (Fernando Pessoa); http://arquivopessoa.net/textos/4355 | Inês G. (Muito Bom -) Pontos fortes Leitura em voz alta muito segura, límpida e numa expressividade natural. Texto criado, para antes e depois do de Campos. Minimalismo das imagens (de certo modo, solução original e elegante; mas também implicando algum desperdício da parte visual do trabalho). Legendas aqui e ali (que não esgotam texto, antes salientam pistas). Aspetos melhoráveis Texto criado assume seguir o mesmo esquema rimático do poema de Campos, mas há depois uma ou duas estrofes em que não se concretiza bem o esquema ABBA. Cumprimento de normas de envio Muito bem.


 

Inês S. & Leonor (12.º 3.ª)



«Agora que sinto amor» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/643 | «O que me dói não é» (Fernando Pessoa); http://arquivopessoa.net/textos/2209 | Leonor & Inês S. (Muito Bom-/Bom+) Pontos fortes Texto criado, que incorpora os de Caeiro e Pessoa. Escolha das imagens, muitas vezes abstratas (o que, quanto a mim, é preferível à ilustração por semelhança de tópico). Poema musicado, no final, com ambas as autoras e gato. Aspetos melhoráveis Algumas falhas localizadas: «*todos os romances que vimos e nos revimos» (todos os romances que vimos e em que nos revimos); «*tudo isto não passam de pensamentos» (tudo isto não passa de pensamentos); «*as possa sonhar o amor» («as sonhar o amor» é o que está no original); [no caderno que é escrito:] «*o que me doí» (o que me dói); «nas minhas profundezas» será má poesia («no âmago de mim», talvez; «no mais profundo do meu ser»?). Cumprimento de normas de envio Bastante bem (faltou só o «do» no título do ficheiro).


 

Joana M. (12.º 3.ª)



«Deste modo ou daquele modo» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/1104 | «Pobres das flores nos canteiros dos jardins regulares.» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/3421 | Joana M. (Muito Bom-) Pontos fortes Texto criado, caeiriano (mas talvez demasiado curto). Simplicidade elegante das imagens, também caeirianas. Leitura em voz alta quase perfeita. Aspetos melhoráveis Leitura em voz alta falha um pouco quanto a um aspeto: ligou-se demasiado ao final dos versos, por vezes fazendo-se pausa mesmo quando a sintaxe implicaria que não se parasse (acontece isso sobretudo na última estrofe do poema). Cumprimento de normas de envio Muito bem.


 

João P. (12.º 3.ª)



«Se eu morrer novo» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/986 | João P. (Bom +) Pontos fortes Perfeição (no sentido de ser um trabalho acabado, completo, bem produzido e planeado, convocando uma série de áreas, como deve acontecer nos filmes). Leitura em voz alta segura, correta (ainda que gostasse de ver tentada a expressão da ingenuidade de Caeiro, talvez num estilo mais coloquial). Aspetos melhoráveis Ter havido pouca criação textual (embora sejam muito interessantes os curtos diálogos inicial e final). A corrigir: «*sem ver a cara de que têm os meus versos» (sem ver a cara que têm os meus versos). Cumprimento de normas de envio Falhara link do Arquivo Pessoa (enviou depois de avisado) e não seguiu modelo do título do ficheiro.

 

Neves (12.º 3.ª)



«Ao ver o neto a brincar [Meditações do avô e brinquedos do neto]» (Fernando Pessoa); https://imprensanacional.pt/wp-content/uploads/2021/04/Pessoana_Dispersos.pdf, p. 92, texto 79A | Neves (Suficiente+) Pontos fortes Criação de quadras como as de Pessoa, com alguns momentos bem inventados (mas também economia de esforço, de investimento nestas tarefas de fora da aula). Esquema rimático do original foi cumprido muitas vezes, mas nem sempre (por exemplo «ido» não rima com «amigo»). Aspetos melhoráveis Desaproveitamento do que era o domínio preferencial desta tarefa (expressão oral e componente visual): leitura em voz alta pouco trabalhada; slide googlado (seria até preferível imagem abstrata). Métrica distante dos heptassílabos do texto-fonte. A corrigir: «*pode ser que [...] e nunca mais te vejo» (veja); «*relembrar» (lembrar, recordar). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta, título do poema, link do Arquivo Pessoa, modelo do título do ficheiro.


 

Madalena (12.º 3.ª)



«Ah a música, sim a música...» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/945 | «O meu olhar é nítido como um girassol» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/1463 | «Amo o que vejo porque deixarei» (Ricardo Reis); http://arquivopessoa.net/textos/1817 | Madalena (Bom (+)) Pontos fortes Diversidade de estilos, formatos, adotados ao longo do filme. Pretexto narrativo inicial. Acrescento aos poemas originais (ainda que através sobretudo de lugares comuns poéticos, «frases feitas» de lirismo, digamos, talvez um pouco fácil). Aspetos melhoráveis O texto de Caeiro foi dado em aula (nas instruções pedira-se que se evitassem textos estudados em aula). A corrigir: «*Encontra-se [...] alguns dos heterónimos» (Encontram-se); «interruptamente» (ininterruptamente); «*que nunca antes o tinha visto» (que nunca antes eu tinha visto); «*com quem o toca mal» (com alguém que o toca mal); «plácido» não foi bem pronunciado; «imanente» também foi mal pronunciado (mas sem culpa da Madalena, porque há gralha na reprodução no Arquivo Pessoa: «imanenre» não existe, é claro). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta, título do poema, link do Arquivo Pessoa.


 

Madá (12.º 3.ª)



«Os galos cantam e estou bebedíssimo.» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/1161 | «Depois de quando deixei de pensar em depois» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/3142 | Madá (Muito Bom) Pontos fortes Agregação de dois textos (não mera justaposição), que implicou também a criação de uma situação que serve o filme, que assim consegue adotar índole narrativa sem que pareça ir contra os dois poemas-fonte. Leitura em voz alta sem falhas. Fotografia, efeitos de imagem e som (enfim, boa produção do filme). Aspetos melhoráveis Pergunto-me se os acrescentos ao primeiro poema não deveriam seguir o mesmo esquema rimático do original. A corrigir: «*a luz que transparece o futuro» (a luz que deixa transparecer o futuro). Cumprimento de normas de envio Bastante bem (faltou só o «do» no título do ficheiro).


 

Margarida R. (12.º 3.ª)



«Só o ter flores pela vista fora» (Ricardo Reis); http://arquivopessoa.net/textos/3437 | «Agora que sinto amor» (Alberto Caeiro); http://arquivopessoa.net/textos/643 | Margarida R. (Muito Bom-) Pontos fortes Recolha muito variada de imagens de arquivo pessoal, de memórias que vão acompanhando as alusões paralelas do texto de Pessoa. Leitura em voz alta clara e em ritmo adequado (sem expressividade notória mas porque os textos não a convocavam; ainda assim, talvez tentasse introduzir alguma variação maior de velocidade). Acabamento (realização, produção) de tudo (imagem, som, ...). Aspetos melhoráveis A corrigir: «*Sei bem que elas cheiravam» (Bem sei que elas cheiravam); pronúncia de «quedas» (é «qu[ê]das», porque não se trata do nome «quedas» mas do adjetivo, mais arcaico, à Reis aliás). À margem: já que um dos versos criados foi com «Margarida», lembrei-me que se poderia ter aproveitado um poema de Álvaro de Campos (ficavam até os três heterónimos): «Ai, Margarida» (cfr.: http://arquivopessoa.net/textos/3537). Cumprimento de normas de envio Falhou modelo do título do ficheiro do filme (cumpriu-o, é certo, num anexo).


 

Joana N. (12.º 3.ª)


«Começa a haver meia-noite, e a haver sossego,» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/260 | Joana N. (Muito Bom- ou Muito Bom-/Bom+) Pontos fortes Estilização (e bom acabamento) da parte visual. Acrescentos criados ao texto original têm, em geral, nível «literário». Leitura em voz alta consegue modulações expressivas (não é sempre uniforme; no entanto, quanto a mim, Campos ainda permitiria maiores mudanças de ritmo). Aspetos melhoráveis A corrigir: algumas incoerências de tempos verbais: «*o choro da criança fora consolado» (foi; é); «*Paredes geladas excluem-me da vida que tivera» (tive; tenho); «*apena me diz» (apenas me diz); «acumulação de vida» («acumulação da vida» no original). Cumprimento de normas de envio Muito bem.

 


Mariana (12.º 3.ª)



«Não sei se os astros mandam neste mundo,» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/3147 | Mariana (Bom/Bom(+)) Pontos fortes Perfeição técnica. Não haver erros (textuais) na leitura. É certo que eu aconselhara a que não se apostasse em ilustrar os poemas com imagens referenciais (cartas, tarot, ...); no entanto, o cuidado em encontrar equivalentes em filme desses passos do poema também tem um mérito que tem de se reconhecer. Aspetos melhoráveis Texto criado podia ser mais ambicioso. Leitura em voz alta demasiado lenta, aqui e ali cortando-se nexos sintáticos, por causa das pausas; há no poema um tom de ironia que só pode ser transmitido se a leitura for mais ligeira. A corrigir: «*incógnita para com a imensidão» (incógnita para a imensidão / incógnita na imensidão); «*saber lidar» (saber lidar com ...; sim, bem sei que é uma expressão que entrou agora em moda). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta e título do poema.


 

Marta (12.º 3.ª)



«Encostei-me para trás na cadeira de convés e fechei os olhos,» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/208 | «Não, não é cansaço...» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/228 | Marta (Muito Bom ou Muito Bom(-)) Pontos fortes Consulta na psicanalista (ou psicóloga) serve muito bem de andaime para todo o filme. Permite os textos introspetivos ou quase alucinados de Campos. O final revela a ironia de toda a situação criada (dirigida ao processo heteronímico mas também à discutida utilidade da psicanálise). Segundo poema parece sido quase decorado, o que seria interessante. Toda a realização ou produção (um filme destes implica muito trabalho e engenho). Aspetos melhoráveis Leitura em voz alta dos poemas não tem erros mas está um pouco subaproveitada (Campos permite mais plasticidade). A corrigir: «*afundando» (afundado); não pode haver pausa em «*às avessas # do sentimento» nem em «embalado # na» (final dos versos é o culpado destas pausas indevidas). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do título do poema (e, no título do ficheiro, o «do»).


 

Raams (12.º 3.ª)


«Não estou pensando em nada» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/2484 | «[Poema em linha reta] Nunca conheci quem tivesse levado porrada.» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/2224 | «Estou tonto, [O horror sórdido do que, a sós comigo,]» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/789 | Raams (Bom/Bom (+)) Pontos fortes Leitura em voz alta fluente, ainda que com menor expressividade do que seria conveniente (o demasiado respeito pela pontuação prejudica um ritmo mais alternado, mais ágil). Final (com créditos) engraçado e elegante. Toda a realização mostra facilidade nos aspetos técnicos. Aspetos melhoráveis Texto próprio é escasso. Ligação entre imagens e textos não é óbvia (e a música ajudará mesmo?). Um dos textos de Campos, o «Poema linha reta», fora usado em aula (precisamente nesta declamação, que mostra aliás como Campos possibilita um estilo mais nervoso). A corrigir: «*amargo da boca» (amargo de boca); «*no fim das contas» (no fim de contas»; «*como me levantar dela» (como me levantaria dela); «*mim e meu nome» (mim o meu nome); e o chapéu inicial parece-me mais oitocentista (Eça, Cesário, etc.) do que à moda de Pessoa. Cumprimento de normas de envio Muito bem.

 


Nuno (12.º 3.ª)



«Os galos cantam e estou bebedíssimo» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/1161 | Nuno (Muito Bom-) Pontos fortes Representação no diálogo é boa (realista, natural). Contexto criado para fazer entrar as estrofes de Campos é original (e festas, sobretudo as algarvias, vão bem com Campos, que nasceu em Tavira; entretanto, a defesa da necessidade de construir memórias é coerente com o Campos do tédio existencial e da nostalgia da infância). Aspetos melhoráveis Estilo da leitura em voz alta do poema de Campos é demasiado pomposo (altissonante), embora talvez isso se justifique para assinalar que se trata da resposta do interlocutor mais ou menos virtual. A corrigir: «*num sítio que já percorremos tudo» (num sítio em que já percorremos tudo). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta, título do poema, modelo do título do ficheiro.

 

Pedro (12.º 3.ª) & Mariana C. (12.º 1.ª)

«Começo a conhecer-me. Não existo.» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/2438 | «Flores que colho, ou deixo» (Ricardo Reis); http://arquivopessoa.net/textos/2140 | «Leve» (Alberto Caeiro); https://www.pensador.com/frase/MTgwMDM1MA/ | «Uns governam o Mundo, outros são o Mundo» (Bernardo Soares); https://www.pensador.com/frase/MTYwNzQ2/ | «Tenho sono em pleno dia» (Fernando Pessoa); http://arquivopessoa.net/textos/1116 | Mariana & Pedro (Muito Bom) Pontos fortes Agregação, sem que o filme pareça demasiado cheio, de todos os Pessoas, a partir de um pretexto depois muito bem ideado, redigido, representado, filmado: o aniversário de Fernando, com convite aos outros todos. Texto próprio, apesar de sofisticado, elaborado, não apresenta fragilidades. Conclusão com desenlace surpreendente: afinal era tudo divagação de um aburguesado Fernando que segue para o arraial (13 de junho é dia de Santo António), assim que alertado pela esposa, Ofélia, toda dona de casa. Aspetos melhoráveis A corrigir: na legenda inicial falta vírgula depois de «Pessoa», porque «aniversário de Fernando Pessoa» é modificador apositivo do nome. (E creio que é paródia propositada a alusão a uma revista Morfeu. Bem pensado aliás o título, dado o que acontece a este sonhador Pessoa.) Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta; recurso a dois links do site pensador.com era de evitar.


 

Pina (12.º 3.ª)



«Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/2854 | Pina (Bom +, talvez a caminho de Bom+/Muito Bom-) Pontos fortes Comentário redigido entre as estrofes do poema de Campos está bem escrito e tenta encontrar surpresas no que se diz no poema e relacioná-lo com um contexto subjetivo; ao mesmo tempo, a referência aos problemas com o trânsito constituiria novo eixo a cruzar-se com os outros dois (resulta porém isso melhor na redação do que na realização, que não consegue transportar-nos para o bulício da cidade; e também não há, em compensação, a assunção da aposta na ironia). Engenhoso o modo como se resolveu o facto de um verso — «a fúria silenciosa e (...) dos átomos» — ter uma lacuna (uma palavra que o editor não decifrou, marcada pelas reticências entre parênteses: ouve-se uma buzina nessa altura. Aspetos melhoráveis Aspetos de produção/realização falharam um pouco, refletindo-se na verosimilhança da representação (talvez tapando os vidros para não se perceber a falta de trânsito, ou escolhendo outro ângulo). A corrigir: «*Fernando Pessoa já tinha as que lhe bastava» (bastavam); «*heterónimos de Pessoas» (de Pessoa);  na pronúncia do texto de Campos: «extático», «minuciosa» (assimilação nasal) e «contíguo» saíram pouco seguros. Cumprimento de normas de envio Muito bem.


 

Tiago (12.º 3.ª)



«Aquilo que a gente lembra» (Fernando Pessoa); http://arquivopessoa.net/textos/2197 | Tiago (Bom (-)) Pontos fortes Ideia de pôr o escritor a não conseguir iniciar bem o texto e retomá-lo várias vezes. Representação. Caracterização. Aspetos melhoráveis Pouco texto próprio. Lapsos na leitura em voz alta do texto de Pessoa: «*quando a gente se lembra» (quando a gente lembra); «*dá agrado» (dá o agrado); «*nossa emoção» (a nossa emoção); «*tudo é a música se há» (tudo é música se há). Cumprimento de normas de envio Falhou indicação do exato poeta, título do poema, link do Arquivo Pessoa, modelo do título do ficheiro.

 


Eduardo H. (12.º 3.ª)



«Não sei se os astros mandam neste mundo» (Álvaro de Campos); http://arquivopessoa.net/textos/3147 | Eduardo H. ([é difícil classificar, porque prazo foi diferente; mas é um bom trabalho]) Pontos fortes Texto próprio escrito (nove estrofes, que se vão articulando com as do poema de Campos) tem qualidades poéticas, que decorrem sobretudo da conjugação de noções de ciência com uma linguagem coloquial. A estrofe final, uma apóstrofe que interpela o leitor-espetador, também é muito interessante. Facilidade, capacidade, técnica. Leitura em voz alta não tem erros (mas ainda é «demasiado leitura»). Aspetos melhoráveis Como tenho alertado, parece-me que a estratégia de ir ilustrando o texto lido com referências visuais sobre os tópicos a que se alude não é a ideal (acabamos por ficar remetidos ao vaivém entre o que é dito e a imagem que o identifica). A corrigir (na leitura do texto de Pessoa): «que não me pertence» (deveria ser: «que me não pertence»). Cumprimento de normas de envio Prazo não foi cumprido.

 

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