Planos de aulas
(15) Sobre
os trabalhos da última aula; ainda sobre programa; relance à p. 392 (sobre
deíticos) e comentário.
(7) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(15) Resolução de exercício a partir do
discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também
textuais), transcrição do oral versus
escrito, antecedentes de pronomes.
(8) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(12) Correção.
(8) Assistência a Bean, Um autêntico desastre.
(25) Redação de discurso-apreciação crítica
acerca de pintura a escolher em álbum distribuído.
Aula 5-6 (25 [4.ª], 28 [1.ª], 29 [5.ª, 2.ª], 30/set [3.ª])
(10) Sobre trabalho devolvido; sobre
tepecês/blogue.
(15) Resolução de exercício
sobre deíticos.
(1) Assistência a trecho de meteorologia
com pronúncia de topónimo galês.
(7) Correção.
(8) Assistência a trecho de
«Apresentação de Bruno Nogueira» (O último a sair), para resolver
exercício com deíticos.
(5) Audição e visualização de declamações
de poema de Sophia na p. 13; explicações.
(10) Cópia do texto de Sophia mas em prosa e
inserindo pontuação.
(5) Correção.
(5) Assistência a vídeo sobre «Orfeu e
Eurídice».
(15) Continuação do texto em registo narrativo
Aula 7-8 (29 [4.ª], 30/set [1.ª], 1/out [3.ª,
2.ª, 5.ª])
(5) Sobre
textos devolvidos (feitos na última aula).
(5) Assistência
a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários
(formas naturais da literatura).
(5) Explicação
acerca de modos, géneros, subgéneros.
(10) Preenchimento
de tabela com modos e géneros de textos do 10.º ano.
(5) Correção.
(10) Leitura
de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais (revisões de
matéria já do 9.º ano).
(5) Correção.
(23) Assistência
a sketches (Série Barbosa) para
escolher protótipos textuais que lhes correspondem.
(20) Redação
de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis
com o próprio autor).
Aula 9-10 (2 [4.ª], 6 [5.ª, 2.ª], 7/out [3.ª, 1.ª])
(25) Questionário de
compreensão de «Ler é maçada» (p. 21), de Pedro Mexia.
(10) Audição de «Às vezes (Escuto e Observo
Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.
(10) Correção.
(8) Resolução de exercício em torno de
flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch
«Castigadores da parvoíce».
(2) Correção.
(30) Redação de apreciação crítica.
Aula 11-12 (6 [4.ª], 8 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 12/out [1.ª])
(25) Resposta/cópia
a itens de exame com os Lusíadas.
(10) Assistência
a começo do episódio 1 da série 1986.
(10) Correção
da resposta sobre Lusíadas e mitificação do herói.
(15) Continuação
de assistência a episódio de 1986.
(2) Assistência
a trechos com contos de Mário-Henrique Leiria.
(5) Preenchimento
da tabela comparativa ‘Mitificação do herói nos Lusíadas e em 1986’.
(3) Mais
um trecho de 1986.
(20) Leitura
de um dos «Inquéritos de Proust» (Público, verão de 2020), para redigir
respostas a seguir.
Aula 13-14 (9 [4.ª], 12
[3.ª], 13 [5.ª, 2.ª], 14/out [1.ª])
(20) Correção
de questionário de compreensão de «Ler é maçada».
(10) Sobre
critérios específicos de avaliação.
(15) Audição de cantiga de amigo («Vaiamos,
irmana, vaiamos dormir»), para responder a 1. Oralidade (p. 12); audição de
versão de Natália Correia musicada (ir vendo no site ‘Cantigas Medievais’,
mostrando blogue também).
(10) Sobre
características formais [e de conteúdo] das cantigas de amigo, e adivinhando
estrofe em falta em cantiga de D. Dinis.
(15) Assistência a passo de «Último a sair»
(Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor;
correção.
(20) Criação de cantiga de amigo com contexto
contemporâneo.
Aula 15-16 (13 [4.ª], 14 [3.ª], 15 [2.ª, 5.ª], 19/out [1.ª])
(5) Correções de trabalhos devolvidos.
(10) Leitura de poema de Louise Glück para
reconhecer modo lírico.
(15) Sobre critérios de avaliação em Português.
(10) Compreensão de «Lusofonia» (p. 16), de
Nuno Júdice, para redação de respostas-comentário.
(10) Correção; falsos amigos; assistência a
publicidade com Scolari.
(5) Assistência a «Prova de poesia» (Último
a sair).
(10) Relance a obituário de Pedro Mexia (por
Osvaldo Silvestre), para reconhecer protótipo textual, bem como a comentário-diário
de Pedro Mexia.
(15) Assistência a «Apóstolo corrige Jesus» (série
Lopes da Silva), para flexionar formas verbais «arcaicas».
(10) Análise de poemas de O último a sair.
Aula 17-18 (16 [4.ª], 20 [5.ª, 2.ª], 21/out [3.ª, 1.ª])
(10) Correção de cantiga de amigo criada na
aula anterior e completada em casa.
(7) Exercício
sobre pontuação.
(8) Correção.
(20) Compreensão do discurso de Mia Couto na p.
18 para criação de trechos em falta.
(7) Audição/visualização do discurso.
(10) Exercício de intuição em torno de nomes
de batismo em moda; correção.
(3) Audição/leitura de «Maria Albertina»
(por Humanos; por Variações).
(20) Comentário-resposta em torno da letra da
canção (p. 21).
Aula 19-20 (20 [4.ª], 22 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/out [1.ª])
(10) Exercício sobre apelidos patronímicos.
(5) Correção.
(10) Depois de assistência ao início de episódio
de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre
tipos de apelidos; correção.
(10) Criação
de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado
(de «Kalaf»).
(15) Audição
de algumas séries (para registo de seis palavras).
(25) Compreensão de «O primeiro amor» (p. 17),
de Baltasar Lopes, para escrever continuação de narrativa (incorporando seis
palavras).
(12) Assistência
a início de O Discurso do Rei.
(3) Síntese
sobre antropónimos e trecho do filme.
Aula 21-22 (23 [4.ª], 27 [5.ª, 2.ª], 28/out [1.ª, 3.ª])
(20) Leitura de crónica de Afonso Cruz, «Os
camelos [...]» (pp. 23-24), para escrever síntese.
(5) Correção.
(15) Correção do comentário sobre «Maria
Albertina», mais nomes antigos oferecidos.
(5) Audição
de «Carta» dos Toranja, para completar lacunas.
(5) Correção
(repetindo audição); localização de deíticos pessoais
(5) Resposta
em torno de título (ou cópia de solução?).
(5) Correção.
(7) Ainda sobre nomes, exercícios sobre
campo lexical e campo semântico.
(3) Correção.
(15) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
(5) Preenchimento
de página com síntese sobre apelidos e filme.
Aula 23-24 (27 [4.ª], 29/out [3.ª, 2.ª, 5.ª], 2/nov [1.ª])
(25) Compreensão de trecho de O Murmúrio do mundo (nas pp. 14-15),
para responder a item 7. (p. 15) e a poucas questões mais linguísticas (campo
lexical, deíticos, neologismo).
(10) Correções.
(20) Escrutínio de elementos
paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China).
(20) Criação de paratexto de livro inventado.
(15) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
Aula 25-26 (30/out [4.ª], 3 [5.ª, 2.ª], 4/nov [2.ª, 1.ª])
(10) Correção, com leitura
de parte de trecho que é sequência do que lemos de Chiquinho.
(25) Questionário
de compreensão sobre textos ensaísticos nas pp. 28-30 (sobre barroco e Padre
Vieira).
(10) Exercício de correspondência com termos e
definições de elementos do paratexto; correção.
(2) Assistência,
em repetição, a trecho de O Discurso do Rei (28,20 a 29,30).
(24) Redação
de texto expositivo-argumentativo a propósito de cartoon relacionável com passo
de O Discurso do Rei.
(16) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
(3) Sobre imprecações e interjeições.
Aula 27-28 (3 [4.ª], 5
[3.ª, 2.ª, 5.ª], 9/nov [1.ª])
(15) Entrega
e correção da redação feita na última aula.
(5) Correção
da ficha com paratexto.
(3) Assistência a discurso de Bruno de
Carvalho com «berdamerda».
(1) Campo semântico de «berdamerda».
(5) Neologismos;
Arcaísmos.
(3) Cronologia de Vieira.
(20) Redação
de síntese agregada de três textos ensaísticos na p. 32.
(5) Correção
com cópia de resposta.
(20) Transposição
para português atual da didascália inicial do «Sermão de Santo António»
(omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e
«pregar».
(5) Correções.
(12) Assistência
a mais um trecho de O Discurso do Rei.
Aula 29-30 (6 [4.ª], 10 [5.ª, 2.ª],
11/nov [3.ª, 1.ª])
(10) Correção
dos trabalhos com criação de paratexto de livro.
(18) Explicação
de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I,
incluindo clip(s) com Santo António a pregar aos peixes.
(2) Audição
de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».
(18) Preenchimento
de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão
(pp. 36-38).
(10) Correções
(incluindo correspondências de figuras de estilo).
(25) Redação de curta narrativa com criação de
um milagre de Santo António.
(7) Assistência a curto trecho de O Discurso do Rei.
Aula 31-32 (10 [4.ª], 12
[3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/nov [1.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão de trechos sobre barroco.
(7) Audição
da parte I do Sermão declamada por Luís Lima Barreto.
(10) Resposta a umas duas ou três perguntas
ainda sobre o exórdio.
(10) Correções (e ensaios de mais perguntas).
(12) Ilustração da
noção de «Alegoria» através de
assistência a a trecho «A morte» (O Sentido da Vida, dos Monty Python).
(25) Redação
de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras
ouvidas.
(10) Assistência
a trecho de O Discurso do Rei.
Aula
33-34 (13 [4.ª], 17 [5.ª,
2.ª], 18/nov [3.ª, 1.ª])
(5) Correções
dos relatos de milagres de Santo António.
(25) Compreensão
de «Expulsão do Paraíso Infernal» (pp. 42-43), de Luísa Costa Gomes, para
completar itens com resposta já esboçada.
(10) Correções
(incluindo cópia de boa solução).
(15) Assistência
a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?», «Primeiro-ministro discursa» (Lopes da
Silva),
para resolver texto lacunar
sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência,
homonímia.
(5) Correção.
(15) Redação
de comentário sobre publicidade de Sermões.
(5) Correção.
(10) Assistência
a O Discurso do Rei.
Aula 35-36 (17 [4.ª], 19
[3.ª, 2.ª, 5.ª], 23/nov [1.ª])
(25) Compreensão do cap. II do «Sermão», por
preenchimento de ficha com perguntas curtas.
(15) Correção.
(5) Explicação da noção de ‘coerência’.
(20) Aplicação da noção de ‘coerência’ a sketches
(série Lopes da Silva) com quebras de coerência propositadas.
(10) Redação/Cópia de comentário sobre
alegoria e «Sermão».
(10) Assistência a conclusão de O Discurso do Rei.
Aula
37-38 (20 [4.ª], 24 [5.ª, 2.ª],
25/nov [3.ª, 1.ª])
(15) Correção dos textos inspirados em bandas
sonoras (incluindo assistência a trailers).
(15) Resolução de tabela com problemas de coesão
textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 386-388 e 40-41 do
manual.
(15) Correção comentada da tabela sobre coesão.
(15) Assistência a sketches para completar tabela
da aula passada sobre coerência.
(30) A propósito de
trecho de episódio de Governo Sombra
(reações à ereção de estátua do Padre António Vieira), redação de texto de opinião.
Aula 39-40 (24 [4.ª], 26/nov [3.ª, 2.ª, 5.ª], 2/dez [1.ª])
(15) Compreensão de resumo do cap. III, com
preenchimento de tabela.
(15) Sobre rémora e outros peixes louvados no
cap. III; correção.
(10) Exercícios sobre argumentos na p. 46 e
definições alternativas; e sobre argumento-exemplo (p. 53).
(5) Correção.
(10) Assistência
a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos.
(10) Resolução
de ficha em torno de tipos de argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo);
correção.
(25) Redação
de texto argumentativo.
Aula 41-42 (27/nov [4.ª], 2 [3.ª, 1.ª], 3/dez [2.ª,
5.ª])
(10) Correção de textos de opinião sobre forma
de nos relacionarmos com a história.
(25) Questionário
de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48).
(10) Resolução
de ficha sobre hiperonímia e holonímia.
(10) Correção.
(20) Redação
de louvor a animal.
(15) Assistência
a início de Cinema Paraíso.
Aula 43-44 (3 [3.ª], 4 [4.ª], 9 [1.ª], 10/dez [2.ª, 5.ª])
(18) Correção
do questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos».
(15) Compreensão
do cap. IV do «Sermão» (pp. [50-52) através de completamento de respostas
dadas, em esboço, em ficha.
(8) Correção.
(10) Assistência
a trecho de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos,
hipónimos, holónimos, merónimos, etc.; correção.
(20) Redação com repreensões a animais.
(18) Assistência a trecho de Cinema Paraíso.
Aula XLIII-XLIV (9/dez [aula só
do 11.º 3.ª])
(25) Correção de
questionário de compreensão.
(40) Redação de narrativa
com cem palavras.
(15) Assistência a trecho inicial
de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de Santo António».
Aula xliii-xliv (10/dez [aula só
do 11.º 3.ª])
(10) Correção de texto com
louvor a animal.
(15) Ficha
sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente,
correferentes); correção.
(5) Assistência
a passo de A Canção de Lisboa.
(40) Após
leituras na diagonal de crónicas de MEC, redação de crónica gastronómica.
(7) Assistência
a trecho de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de
Santo António»
(8) Assistência
a passo de Cinema Paraíso.
Aula 45-46 (14 [1.ª], 15 [2.ª, 5.ª, 4.ª], 16/dez
[3.ª])
(17) Correção de
textos argumentativos sobre tourada com audição de passo de «Governo Sombra».
(20) Questionário
de gramática.
(25) Redação de conto em cem palavras; (na
turma 3.ª: Redação de início de acróstico de «Sermão de Santo António aos
Peixes»).
(23) Assistência
a trecho de Cinema Paraíso.
(5) Resposta
e correção de tabela sobre narratologia e Cinema Paraíso.
Aula 47-48 (16 [1.ª], 17 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 18/dez)
(35) Correções;
explicações acerca da avaliação.
(45) Assistência a conclusão de Cinema
Paraíso (e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno sobre avaliação do 1.º período).
(5) Preenchimento de tabela com
narratologia e Cinema Paraíso.
Aula 49-50 (4 [1.ª], 5 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 6/jan [3.ª])
(10) Correção
de redação de conto de cem palavras.
(10) Introdução
ao cap. V, incluindo clips com os peixes em causa (Voadores, Roncadores, Pegadores,
Polvo).
(23) Leitura
(em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António».
(7) Correção.
(12) Assistência
a «Mães à compita», «Conheço o Lopes da Silva», «Dédalo e Ícaro».
(5) Preenchimento
de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por
Vieira.
(10) Resposta
a item (ou itens) de prova de exame.
(10) Correção/cópia.
Aula 51-52 (6 [1.ª], 7 [3.ª,
2.ª, 5.ª], 8/jan [4.ª])
(15) Compreensão
do passo do polvo (cap. V, pp. 61-62) e resposta em torno de recursos estilísticos
(p. 63).
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho de À procura de Dory.
(15) Ficha
sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente,
correferentes); correção.
(7) Assistência
a outro trecho de À procura de Dory
(5) Resolução/correção
de tabela.
(20) Redação
com cada período começado por nova letra do abecedário, sobre «Polvo».
(10) Assistência
a final de À procura de Dory.
(3) Correção
de tabela.
Aula 53-54 (11 [1.ª], 12 [5.ª, 2.ª,
4.ª], 13/jan [3.ª])
(25) Questionário
de compreensão de textos nas pp. 54 e 55.
(15) Resposta
a ficha sobre empréstimos e estrangeirismos.
(15) Correções.
(7) Assistência
a bosquejos «Woody Allen» (Porta dos
fundos); «Indivíduo javardolas menos quando fala francês» (Lopes da Silva).
(25) Redação
com inclusão obrigatória de conectores.
Aula 55-56 (13 [1.ª], 14 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 15/jan
[4.ª])
(10) Preenchimento
de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão».
(10) Correção;
audição de declamação do cap. VI do «Sermão» por Ary dos Santos.
(10) Assistência
a sketches com figuras de estilo
(«Jesus ensaia figuras de estilo» (Barbosa) sobretudo, e «Que figura de estilo
está Manuel Ferreira Leite a usar?» (Zé Carlos).
(15) Preenchimento
de definições (ou redação de abonações de figuras).
(15) Correção
(comentada).
(5) Assistência
a «Mixórdia de Temáticas» sobre Santo António.
(20) Comentário-síntese
em torno de «O surpreendente».
Aula 57-58 (18 [1.ª], 19 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 20/jan [3.ª])
(12) Compreensão
de «Discurso do escritor Luiz Ruffato na abertura da Feira do Livro de
Frankfurt» (p. 66) através da resolução de correspondência acerca da «Estrutura
interna do texto» (p. 67, item 1).
(5) Audição
do discurso (sobretudo da parte em falta no manual).
(7) Correção;
correção também do trabalho feito em aula de redação com conectores.
(9) Assistência
a diversos pequenos trechos de Bean em férias.
(5)
Resolução de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em
férias.
(5) Correção.
(9) Assistência
a diversos pequenos trechos de Bean em férias.
(20) Redação
em lipograma (de A), dado um começo adaptado do discurso de Ruffato.
(18) Assistência
a conclusão de Bean em férias.
Aula 59-60 (20 [1.ª], 22/jan [3.ª, 2.ª, 5.ª], tepecê [4.ª])
(20) Correção de questionário de compreensão de
há duas aulas.
(15) Explicação sobre acentos (gráficos e
fónicos).
(10) Resolução de exercício de associação de
regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.
(5) Resolução
de questionário (p. 69) sobre trailer de Debate
pela liberdade.
(25) Dados
discursos políticos (e debates) em sketches,
identificação do que pretendem caricaturar.
(15) Redação
de dois argumentos (e exemplos).
Aula 61-62 (8 [1.ª], 9 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 10/fev [3.ª])
(5) Sobre
regimento.
(15) Ponto
da situação ; sobre translineação.
(8) Tarefa
com translineação.
(10) Introdução
a Frei Luís de Sousa; «deíticos»: efeméride; Teatro das Laranjeiras;
Ordem de São Domingos.
(8) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa.
(10) Leitura
em scanning para análise de paratexto
de Frei Luís de Sousa.
(10) Correção
(comentada).
(20) Redação
de didascália transposta para o XXI (100 a 150 palavras).
(4) Exercício
de translineação do próprio nome.
Aula 63-64 (10 [1.ª], 11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12/fev [4.ª])
(15) Correção
do trabalho com didascália de cenário.
(15) Introdução
ao enredo de Frei Luís de Sousa.
(15) Leitura
de verbetes e de início da peça Frei Luís
de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla.
(10) Correção.
(7) Assistência
a início de Quem és tu? (passo da cena 1 e do começo da cena II).
(10) Resposta
a pergunta com alguma escrita (sobre analogia entre Madalena e Inês).
(5) Correção.
(8) Assistência
a trecho de Frei Luís de Sousa (versão
de 1950), resto da cena II.
(5) Explicação
da tarefa pedida para casa: «Reescrita da última fala de Madalena na cena II
(p. 97), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para
a Outra Banda) para a atualidade».
Aula 65-66 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/fev [3.ª])
(10) Explicação sobre redações feitas na aula
anterior e entretanto comentadas.
(10) Assistência a trecho de Madalena.
(25) Questionário para compreensão da cena II
do Frei Luís de Sousa (pp. 92-97).
(10) Correções.
(8) Assistência a trecho de versão de Jorge
Listopad.
(15) Leitura das cenas III e IV para completar
sínteses com trechos em falta.
(10) Correções.
Aula 67-68 (17 [1.ª], 18 [2.ª, 3.ª, 5.ª]. 19/fev
[4.ª])
(5) Sobre
Cármen Dolores.
(20) Leitura
das cenas V a VIII do ato I de Frei Luís
de Sousa (pp. 103-108), para completar sínteses, com frases.
(10) Assistência
a trechos dos filmes de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI) e de Quem és
tu? (cenas VII-VIII).
(10) Correção.
(12) Assistência
a início de Entre Irmãos.
(5) Resolução
de tabela comparativa entre Entre Irmãos e Frei Luís de Sousa.
(5) Correção.
(3) Sobre
envio de textos a concurso.
(20) Transposição
para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena
VII.
Aula
69-70 (22 [1.ª], 23 [5.ª,
2.ª, 4.ª], 24/fev [3.ª])
(5) Correção
da redação com que terminara a aula anterior (e comentada entretanto).
(10) Preenchimento
de sínteses para compreensão das cenas IX-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 110-111).
(5) Correção.
(10) Assistência
a trecho das três adaptações que temos seguidos relativos ao final do ato I: Quem és tu?; Lopes Ribeiro; Madalena.
(5) Explicação
de tarefa de redação de notícia.
(20) Redação
de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho.
(10) Correção.
(18) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(5) Completamento
de tabela de comparação com Frei Luís de
Sousa.
Aula
71-72 (24 [1.ª], 25 [3.ª,
2.ª, 5.ª], 26/fev [4.ª])
(5) Explicação
sobre o trabalho que se ia pedir a seguir.
(25) Questionário
em torno das cenas I a IV do ato II do Frei
Luís de Sousa.
(12) Assistência
a trechos de Frei Luís de Sousa, de
António Lopes Ribeiro, e de Quem és tu?,
de João Botelho.
(10) Correção
do questionário.
(15) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(5) Correção
da tabela.
(20) Redação
de descrição de fotografia ao estilo das de Os Anos.
Aula 73-74 (1 [1.ª], 2 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 3/mar [3.ª])
(10) Correções.
(15) Redação/Seleção
de frases-título que sirvam de emblema a cada uma das cenas V-VIII do ato II
(pp. 120-126).
(5) Resolução
de item 1 da p. 125 (sobre poema de Garrett).
(10) Assistência
à parte do filme Quem és tu?
correspondente às cenas em causa.
(10) Exemplo(s)
de respostas de títulos sobre as cenas V-VIII; e sobre poema de Garrett.
(15) Comentário
escrito sobre como nestas cenas V-VIII se vão reunindo as condições
convenientes à tragédia.
(5) Correção,
com leitura de comentário meu.
(15) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa com entre o filme e Frei
Luís de Sousa.
Aula 75-76 (3 [1.ª], 4 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 5/mar [4.ª])
(15) Compreensão
das três cenas finais do Ato II, criando títulos expressivos.
(7) Assistência
a trecho correspondente em Frei Luís de
Sousa de Lopes Ribeiro.
(20) Correção;
leitura de comentário por Pedro Mexia, redação de argumentos sobre o mesmo assunto.
(8) Assistência
ao passo com «ninguém» em Quem és tu?;
em peça escolar; e em Madalena.
(5) Audição
de alguns argumentos (de alunos).
(5) Leitura
de uma solução redigida.
(13) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(2) Preenchimento
de tabela comparativa.
(2) Explicação
de tarefa (assíncrona, no fundo, tepecê).
Aula 77-78 (8 [1.ª], 9 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 10/mar [3.ª])
(6) Correção
do tepecê; explicar novo cenário
(6) Final
do ato I pelo grupo cénico da Palhaça; e por Ato.
(15) Resposta
a questionário de escolha múltipla, em torno de cena I do ato III.
(10) Correção.
(12) Assistência
a cenas II-VI do ato III em Frei Luís de Sousa de Lopes Ribeiro.
(18) Redação
de respostas a perguntas sobre estas cenas.
(10) Correção.
(12) Assistência
a trecho de Entre Irmãos.
(3) Resposta
a quadro comparativo-síntese (Frei Luís
de Sousa/Entre Irmãos).
Aula 79-80 (10 [1.ª], 11 [3.ª, 5.ª, 2.ª], 12/mar [4.ª])
(13) Leitura
dos textos A e B da p. 102 para resposta a 1; correção.
(7) O
cenário (leitura de comentário).
(15) Assistência
a finais da peça em diversas encenações:
(15) Levantamento
de argumentos sobre «Quem é o verdadeiro herói de Frei Luís de Sousa?»
(= A personagem mais admirável); «Qual seria o novo título?».
(2) Assistência
a final da peça encaixado numa biografia com Garrett (Idade do Esplendor).
(15) Discussão
das soluções.
(14) Assistência
a conclusão de Entre Irmãos. (1.23 a
1.36.30)
(3) Correção
da tabela de comparação filme/peça.
(3) Explicação
de tarefa sobre FLS e canção.
Aula 81-82 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/mar
[3.ª])
(20) Relance
a textos ensaísticos sobre «tragédia» e «drama» (p. 150 e glossário) e leitura
de «Tragédia clássica ou drama romântico?» (p. 148), para resolver item 1 da p.
149.
(10) Correções;
mais explicações nos slides.
(5) Assistência
ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva).
(8) Preenchimento
de síntese sobre aquele sketch,
tragédia e drama.
(7) Resolução
de item 3 da p. 146; correção.
(12) Assistência
a trecho de «A Alma e a Gente».
(7) Preenchimento
de tabela; outros dados.
(20) Redação
de Argumento + dois exemplos sobre modernidade do Frei Luís de Sousa.
Aula 83-84 (17 [1.ª], 18 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 19/mar
[4.ª])
(5) Sobre
trabalhos devolvidos.
(25) Explicação
sobre critérios de funções sintáticas.
(10) Algumas
tentativas em direto/diálogo.
(5) Assistência
a «Discussão de Débora e Luciana»,
(20) Resolução
de exercício com classificação de funções sintáticas.
(25) Correção.
Aula 85-86 (22 [1.ª], 23 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 24/mar
[3.ª])
(10) Comentário
a textos de FLS/Canção. Instruções para segunda versão.
(10) Correção
do que sobrou da última aula (sobre funções sintáticas e Débora).
(10) Explicação
de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe);
narratologia em O amor acontece.
(20) Assistência
a trechos de O amor acontece.
(10) Atribuição
de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme e de nomes
em função de comportamentos em «Do alvoroço».
(10) Correção.
(10) Leitura
de trechos de A minha palavra favorita
(2007), para exercício de correspondência com as características das palavras
escolhidas.
(5) Correção;
e explicação da redação a pedir.
(20) Redação
sobre «palavra de estimação».
Aula 87-88 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/mar
[4.ª])
(10) Correção
de trabalho sobre neologismos.
(10) Explicação
sobre avaliação.
(70) Conversas
sobre avaliação (com pares de alunos).
Aula 89-90 (5 [1.ª], 6 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 7/abr [3.ª])
(15) Sobre os autores do 3.º período; aspetos
narratológicos de Amor de Perdição.
(25) Questionário
de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (pp. 192-193).
(5) Assistência a trechos iniciais das
versões cinematográficas de Amor de Perdição de Lopes Ribeiro, que
acentua o encaixe, e de Manoel de Oliveira, que esbate o encaixe.
(15) Correção.
(20) Redação de narrativa encaixada.
(10) Audição de alguns exemplos.
Aula 91-92 (7 [1.ª], 8 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 9/abr [4.ª])
(5) Ainda
sobre tepecê de palavras favoritas.
(13) Assistência
a episódio sobre Amor de Perdição na
série ‘Grandes Livros’; solução e correção.
(12) Resolução
de questionário e correção.
(30) Redação
de biografia ficcionada, segundo modelos dos três primeiros parágrafos do Cap.
I de Amor de Perdição.
(5) Exercícios
da p. 197 (e da p. 200: 3 de Gramática).
(5) Correção.
(8) Assistência
a trecho de versão de António Lopes Ribeiro.
Aula 93-94 (12 [1.ª], 13
[5.ª, 2.ª. 4.ª], 14/abr [3.ª])
(5) Resolução
de item sobre relação de Simão e familiares (p. 202), apoiada na p. 201.
(5) Correção.
(5) Assistência
a trecho do filme Amor de Perdição,
de António Lopes Ribeiro.
(20) Comentário
sobre Simão enquanto herói romântico (lembrar, por exemplo, Manuel de Sousa
Coutinho).
(10) Correção.
(4) Assistência
a trecho do filme Amor de Perdição,
de António Lopes Ribeiro.
(7) Audição
de excerto de cap. II; completamento de esquema (p. 204); correção.
(18) Assistência
a início de Um Amor de Perdição
(Mário Barroso).
Aula 95-96 (14 [1.ª], 15 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/abr
[4.ª])
(8) Assistência
a versão de António Lopes Ribeiro.
(2) Assistência
a trecho da versão de Manoel de Oliveira.
(5) Resumindo.
(5) Leitura
de trecho de Viagens na Minha Terra (pp. 169-171).
(5) Explicação
(viagem +novela; encaixe, alternância).
(10) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
(5) Explicação
da tarefa de redação de texto para «Fugas dos leitores».
(45) Redação
de crónica para Fugas, depois de leitura de alguns dos textos dados como
exemplos.
Aula
97-98 (19 [1.ª], 20 [5.ª,
2.ª, 4.ª], 21/abr [3.ª])
(10) Correção
da biografia de personagem castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos
do cap. I de Amor de Perdição).
(20) Questionário
de compreensão de trechos do cap. IV de Amor
de Perdição.
(8) Preenchimento
de tabela comparativa (da aula anterior).
(7) Correção
de tabela.
(8) Assistência
a curtos momentos de filme de 1943; e de Manoel de Oliveira.
(20) Redação
de ponto 1 de Escrita na p. 209.
(12) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
Aula 99-100 (21 [1.ª], 22 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 23/abr
[4.ª])
(15) Correção do questionário de
compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição).
(10) Assistência
a Amor de Perdição de António Lopes
Ribeiro.
(20) Redação
de respostas sobre excerto 1 do cap. X.
(5) Correção
de respostas 1-4.
(10) Assistência
a Amor de Perdição de António Lopes
Ribeiro.
(10) Cópia
de mais uma resposta.
(10) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa Amor de perdição/Um amor de perdição.
Aula
101-102 (26 [1.ª], 27
[5.ª, 2.ª, 4.ª], 28/abr [3.ª])
(15) Leitura
de resumos dos capítulos XI-XIX (e assistência a trecho de filme de Manoel de
Oliveira com cenas que antecedem «Conclusão»).
(25) Questionário
de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor
de Perdição (pp. 222-224).
(5) Assistência
a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo.
(45) Jogo
do Stop, com funções sintáticas.
Aula
103-104 (28 [1.ª], 29
[5.ª, 2.ª, 3.ª], 30/abr [4.ª])
(15) Correção
do questionário de compreensão (sobre Conclusão de Amor de Perdição, 1.ª
parte).
(18) Leitura
de conclusão (2.ª parte; pp. 224-226) para completar tabela (só o lado
esquerdo).
(10) Assistência
ao mesmo momento nas versões em filme de António Lopes Ribeiro e Manoel de
Oliveira.
(5) Correção.
(20) Redação
de comentário segundo uma matriz sintática.
(18) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
Aula 105-106 (3 [1.ª], 4 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª])
(15) Correção
de redação segundo matriz sintática.
(18) Preenchimento
de lacunas no final dos versos de «A débil» (p. 328), para compreensão do
poema.
(5) Correção;
e audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil».
(10) Resposta
a perguntas (p. 329) sobre «A débil».
(10) Assistência
a trecho de Um Amor de Perdição.
(10) Correção
de respostas.
(15) Assistência
a trecho final de Um Amor de Perdição.
(5) Completamento
de tabela.
(2) Explicação
do tepecê.
Aula
107-108 [53-54; 93-94] (5
[1.ª], 6 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 7/mai [4.ª])
(13) Leitura de «A uma transeunte», de
Baudelaire (p. 330), para preenchimento de tabela comparativa com «A débil».
(7) Correção.
(12) Explicação
sobre orações.
(4) Assistência
a início de episódio 6 (série 2) de Bruno Aleixo.
(10) Resolução
de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo).
(5) Assistência
ao sketch «Reunião de condóminos com
o Drácula» (Meireles).
(10) Resposta
a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a
propósito do texto do sketch citado.
(5) Assistência
a «O último a sair», parte com ‘Mortal de Bruno’.
(10) Classificação
de orações variadas.
(5) Correção.
Aula 109-110 (10 [1.ª], 11 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 12/mai
[3.ª])
(10) Entrega
de textos de opinião sobre «A submissão é uma ignomínia».
(15) Reconstituição
de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção (e
apuramento do prémio Tia Albertina).
(5) Audição
de «De tarde», dito por Sinde Filipe, Mário Viegas e João Villaret.
(15) Preenchimento apenas com transcrições do
poema de uma sua análise lacunar.
(12) Correção; e audição de «Homenagem a
Cesário Verde» (p. 341).
(20) Redação de texto de momento recordável,
segundo exemplo de «De tarde», mas em prosa.
(13) Assistência
a trecho inicial de Cantar!.
Aula 111-112 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 14/mai
[4.ª])
(30) Compreensão
de «Num bairro moderno» (pp. 325-326), preenchendo lacunas de sínteses de cada
estrofe e cancelando segmentos errados; completamento de respostas a perguntas
(1, 7, 8 da p. 327).
(20) Correção.
(20) Redação
de observador da cidade (à Cesário Verde).
(13) Assistência
a Cantar!.
Aula 113-114 (17 [1.ª], 18 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 19/mai
[3.ª])
(15) Explicações
acerca do trabalho devolvido; e sobre «epónimos»; e noções de ‘conto, novela,
romance’ (cfr. p. 245).
(20) Leitura
de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre
títulos, começos e finais.
(10) Correção.
(25) Redação
de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano)
apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de
Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.
(15) Assistência
a trecho de Cantar!.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa entre o filme e as duas obras de Eça a ler.
Aula 115-116 (19 [1.ª], 20 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 21/mai
[4.ª])
(5) Assistência
a sketch «Isto é um crime de salada!»
(série Meireles).
(5) Resolução
de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).
(5) Correção.
(20) Revisão
ainda de classificação de orações a partir de «Homicídio da Paragem Assassina»
(Barbosa).
(5) Correções.
(25) Indicação
de situação em termos de leitura de obra de Eça; redação a partir de paratexto
de obra de Eça (até 180 palavras).
(12) Assistência
a trecho de Cantar!.
Aula CXV-CXVI (24 [1.ª] e
25/mai [4.ª]; nas restantes turmas — por apanharem as quintas-feiras, de
feriados e greve — esta aula não será dada, sendo incorporadas em outras
sessões as tarefas mais importantes)
(10) Correção de texto
sobre paratexto de obra de uma das obras de Eça.
(22) Questionário
sobre obra de Eça (terço inicial).
(40) Após
leituras na diagonal de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (Público,
‘Fugas’), redação de crónica gastronómica.
(18) Assistência
a passo de Cantar!.
Aula 117-118 (26 [1.ª], 27 [3.ª, 2.ª], 28 [4.ª], 31/mai
[5.ª])
(10) Correção
do questionário sobre primeiro terço de Os Maias ou A Ilustre Casa de
Ramires.
(25) Depois
de breve explicação sobre o contexto da criação do poema, redação com transposição
dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp.
331-332), de Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos
> alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade >
campo, praia, montanha, ar; XIX > XXI).
(15) Exercício
de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário
Verde.
(10) Correção;
e audição da parte I (Sinde Filipe).
(15) Cópia
de resposta a uma das perguntas do exame de 2014; explicação da outra.
(13) Assistência
a trecho de Cantar!.
Aula 119-120 (31/mai [1.ª], 1 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 2/jun
[3.ª])
(15) Correção
de textos sobre «De tarde».
(10) Explicação
da estrutura de «O Sentimento dum Ocidental».
(15) Compreensão
de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 332-335),
mediante tabelas a preencher.
(7) Correção.
(3) Audição
da segunda parte de «O Sentimento dum Ocidental».
(18) Compreensão
da parte III (pp. 336-337), através de resposta a perguntas (à exame).
(10) Correção.
(12) Assistência a Cantar!.
Aula 121-122 (2 [1.ª], 4 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª], 9/jun
[3.ª])
(5) Audição
da terceira parte de «O Sentimento dum Ocidental».
(30) Compreensão
da parte IV com redação de quadras: “Introduz uma (ou mais estrofes) que se
integrassem no clima desta parte IV de «O Sentimento dum Ocidental» (usa o
mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica)”.
(3) Audição
da parte IV.
(12) Assistência
a começo de episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre O Livro de Cesário
Verde.
(5) Resposta
a questionário.
(5) Correção
e escrutínio para Prémio Tia Albertina.
(10) Cópia
de resposta de exame.
(15) Assistência a Cantar!.
(5) Preenchimento
de tabela comparativa.
Aula CXXI-CXXII (7 [1.ª], 8/jun [4.ª])
(10) Correção
de tarefa da aula anterior (com métrica e rima).
(25) Redação
de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346).
(12) Correção.
(10) Assistência
a trecho de «O Livro de Cesário Verde» na série Grandes Livros.
(10) Cópia
de resposta a pergunta 1 da p. 346 (e leitura de resposta 2).
(13) Assistência
a início de Malèna.
(10) Preenchimento
e correção de tabela comparativa entre filme e obras de Eça.
Aula cxxiii-cxxiv (9 [1.ª], 11/jun [4.ª])
(10) Exercícios
para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos
de relato do discurso).
(10) Correção.
(5) Assistência
a trecho da série feita a partir de adaptação de Os Maias, de Bruno Carreiro.
(10) Passagem
para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap.
III).
(5) Correção.
(5) Assistência
a trecho do filme de João Botelho.
(6) Assistência
a «Mixórdia de temáticas».
(12) Assistência
a trecho de Malèna.
(10) Preenchimento
e correção de tabela comparativa.
Aula
123-124 (14 [1.ª], 15 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 16/jun [3.ª])
(10) Correção de texto deambulatório.
(20) Questionário sobre orações e funções
sintáticas.
(25) Questionário sobre obra lida / Compreensão
de «A um poeta», de Antero de Quental (p. 297) e cópia de resposta (e resposta
criada sobre Cesário e Eça).
(10) Correções.
(18) Assistência a trecho de Malèna.
(5) Preenchimento de tabela comparativa
sobre espaço no filme e nas obras em causa.
Aula 125-126 (16 [1.ª], 17 [5.ª, 2.ª], 18/jun [4.ª,
3.ª])
(20) Correção
de questionário de gramática.
(10) Reflexões
sobre o trabalho ao longo do 3.º período.
(50) Assistência
a conclusão de Malèna, ao mesmo tempo que conversas com cada um dos alunos
sobre avaliação.
#
<< Home