Sunday, August 30, 2020

Planos de aulas


Aula 1-2 (18 [4.ª], 21 [1.ª], 22 [5.ª, 2.ª], 23/set [3.ª])
(20)      Informações sobre aspetos com utilidade para todo o ano (material; manual; blogue).
(10)       Preenchimento de folhas da caderneta (com desenho de retrato-emblema).
(20)      Leitura de parágrafos sobre autores mais presentes no 11.º ano, para conjeturar acerca da sua veracidade.
(20)      Correção comentada (e escrutínio de quem errou menos).
(20)      Redação de parágrafos em registo idêntico (e também na 3.ª pessoa), mas de caráter autobiográfico.

Aula 3-4 (22 [4.ª], 23 [1.ª], 24/set [3.ª, 2.ª, 5.ª])

(15)       Sobre os trabalhos da última aula; ainda sobre programa; relance à p. 392 (sobre deíticos) e comentário.

(7)         Assistência a Bean, Um autêntico desastre.

(15)       Resolução de exercício a partir do discurso de Bean sobre a «A mãe de Whistler», em torno de deíticos (também textuais), transcrição do oral versus escrito, antecedentes de pronomes.

(8)         Assistência a Bean, Um autêntico desastre.

(12)       Correção.

(8)         Assistência a Bean, Um autêntico desastre.

(25)      Redação de discurso-apreciação crítica acerca de pintura a escolher em álbum distribuído.

 

Aula 5-6 (25 [4.ª], 28 [1.ª], 29 [5.ª, 2.ª], 30/set [3.ª])

(10)       Sobre trabalho devolvido; sobre tepecês/blogue.

(15)       Resolução de exercício sobre deíticos.

(1)         Assistência a trecho de meteorologia com pronúncia de topónimo galês.

(7)         Correção.

(8)         Assistência a trecho de «Apresentação de Bruno Nogueira» (O último a sair), para resolver exercício com deíticos.

(5)         Audição e visualização de declamações de poema de Sophia na p. 13; explicações.

(10)       Cópia do texto de Sophia mas em prosa e inserindo pontuação.

(5)         Correção.

(5)         Assistência a vídeo sobre «Orfeu e Eurídice».

(15)       Continuação do texto em registo narrativo

 

Aula 7-8 (29 [4.ª], 30/set [1.ª], 1/out [3.ª, 2.ª, 5.ª])

(5)         Sobre textos devolvidos (feitos na última aula).

(5)         Assistência a trecho de episódio de Bruno Aleixo com Busto a discorrer sobre modos literários (formas naturais da literatura).

(5)         Explicação acerca de modos, géneros, subgéneros.

(10)       Preenchimento de tabela com modos e géneros de textos do 10.º ano.

(5)         Correção.

(10)       Leitura de definições e resolução de exercício sobre protótipos textuais (revisões de matéria já do 9.º ano).

(5)         Correção.

(23)      Assistência a sketches (Série Barbosa) para escolher protótipos textuais que lhes correspondem.

(20)      Redação de fragmentos (exemplificativos dos vários tipos textuais, todos relacionáveis com o próprio autor).

 

Aula 9-10 (2 [4.ª], 6 [5.ª, 2.ª], 7/out [3.ª, 1.ª])

(25)      Questionário de compreensão de «Ler é maçada» (p. 21), de Pedro Mexia.

(10)       Audição de «Às vezes (Escuto e Observo Erros de Português)», e preenchimento de tabela sobre os erros em causa.

(10)       Correção.

(8)         Resolução de exercício em torno de flexão do pretérito perfeito, a partir do sketch «Castigadores da parvoíce».

(2)         Correção.

(30)      Redação de apreciação crítica.

 

Aula 11-12 (6 [4.ª], 8 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 12/out [1.ª])

(25)      Resposta/cópia a itens de exame com os Lusíadas.

(10)       Assistência a começo do episódio 1 da série 1986.

(10)       Correção da resposta sobre Lusíadas e mitificação do herói.

(15)       Continuação de assistência a episódio de 1986.

(2)         Assistência a trechos com contos de Mário-Henrique Leiria.

(5)         Preenchimento da tabela comparativa ‘Mitificação do herói nos Lusíadas e em 1986’.

(3)         Mais um trecho de 1986.

(20)      Leitura de um dos «Inquéritos de Proust» (Público, verão de 2020), para redigir respostas a seguir.

 

Aula 13-14 (9 [4.ª], 12 [3.ª], 13 [5.ª, 2.ª], 14/out [1.ª])

(20)      Correção de questionário de compreensão de «Ler é maçada».

(10)       Sobre critérios específicos de avaliação.

(15)       Audição de cantiga de amigo («Vaiamos, irmana, vaiamos dormir»), para responder a 1. Oralidade (p. 12); audição de versão de Natália Correia musicada (ir vendo no site ‘Cantigas Medievais’, mostrando blogue também).

(10)       Sobre características formais [e de conteúdo] das cantigas de amigo, e adivinhando estrofe em falta em cantiga de D. Dinis.

(15)       Assistência a passo de «Último a sair» (Bruno e Sónia sussurrando), para completar síntese sobre cantigas de amor; correção.

(20)      Criação de cantiga de amigo com contexto contemporâneo.

 

Aula 15-16 (13 [4.ª], 14 [3.ª], 15 [2.ª, 5.ª], 19/out [1.ª])

(5)         Correções de trabalhos devolvidos.

(10)       Leitura de poema de Louise Glück para reconhecer modo lírico.

(15)       Sobre critérios de avaliação em Português.

(10)       Compreensão de «Lusofonia» (p. 16), de Nuno Júdice, para redação de respostas-comentário.

(10)       Correção; falsos amigos; assistência a publicidade com Scolari.

(5)         Assistência a «Prova de poesia» (Último a sair).

(10)       Relance a obituário de Pedro Mexia (por Osvaldo Silvestre), para reconhecer protótipo textual, bem como a comentário-diário de Pedro Mexia.

(15)       Assistência a «Apóstolo corrige Jesus» (série Lopes da Silva), para flexionar formas verbais «arcaicas».

(10)       Análise de poemas de O último a sair.

 

Aula 17-18 (16 [4.ª], 20 [5.ª, 2.ª], 21/out [3.ª, 1.ª])

(10)       Correção de cantiga de amigo criada na aula anterior e completada em casa.

(7)         Exercício sobre pontuação.

(8)         Correção.

(20)      Compreensão do discurso de Mia Couto na p. 18 para criação de trechos em falta.

(7)         Audição/visualização do discurso.

(10)       Exercício de intuição em torno de nomes de batismo em moda; correção.

(3)         Audição/leitura de «Maria Albertina» (por Humanos; por Variações).

(20)      Comentário-resposta em torno da letra da canção (p. 21).

 

Aula 19-20 (20 [4.ª], 22 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/out [1.ª])

(10)       Exercício sobre apelidos patronímicos.

(5)         Correção.

(10)       Depois de assistência ao início de episódio de Bruno Aleixo (2.ª temporada, episódio 1), preenchimento de resposta sobre tipos de apelidos; correção.

(10)       Criação de séries por associação de ideias (para «Música»), a partir de exemplo dado (de «Kalaf»).

(15)       Audição de algumas séries (para registo de seis palavras).

(25)      Compreensão de «O primeiro amor» (p. 17), de Baltasar Lopes, para escrever continuação de narrativa (incorporando seis palavras).

(12)       Assistência a início de O Discurso do Rei.

(3)         Síntese sobre antropónimos e trecho do filme.

 

Aula 21-22 (23 [4.ª], 27 [5.ª, 2.ª], 28/out [1.ª, 3.ª])

(20)      Leitura de crónica de Afonso Cruz, «Os camelos [...]» (pp. 23-24), para escrever síntese.

(5)         Correção.

(15)       Correção do comentário sobre «Maria Albertina», mais nomes antigos oferecidos.

(5)         Audição de «Carta» dos Toranja, para completar lacunas.

(5)         Correção (repetindo audição); localização de deíticos pessoais

(5)         Resposta em torno de título (ou cópia de solução?).

(5)         Correção.

(7)         Ainda sobre nomes, exercícios sobre campo lexical e campo semântico.

(3)         Correção.

(15)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

(5)         Preenchimento de página com síntese sobre apelidos e filme.

 

Aula 23-24 (27 [4.ª], 29/out [3.ª, 2.ª, 5.ª], 2/nov [1.ª])

(25)      Compreensão de trecho de O Murmúrio do mundo (nas pp. 14-15), para responder a item 7. (p. 15) e a poucas questões mais linguísticas (campo lexical, deíticos, neologismo).

(10)       Correções.

(20)              Escrutínio de elementos paratextuais em livros da coleção ‘Literatura de Viagens’ (Tinta-da-China).

(20)      Criação de paratexto de livro inventado.

(15)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 25-26 (30/out [4.ª], 3 [5.ª, 2.ª], 4/nov [2.ª, 1.ª])

(10)       Correção, com leitura de parte de trecho que é sequência do que lemos de Chiquinho.

(25)      Questionário de compreensão sobre textos ensaísticos nas pp. 28-30 (sobre barroco e Padre Vieira).

(10)       Exercício de correspondência com termos e definições de elementos do paratexto; correção.

(2)         Assistência, em repetição, a trecho de O Discurso do Rei (28,20 a 29,30).

(24)      Redação de texto expositivo-argumentativo a propósito de cartoon relacionável com passo de O Discurso do Rei.

(16)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

(3)         Sobre imprecações e interjeições.

 

Aula 27-28 (3 [4.ª], 5 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 9/nov [1.ª])

(15)       Entrega e correção da redação feita na última aula.

(5)         Correção da ficha com paratexto.

(3)         Assistência a discurso de Bruno de Carvalho com «berdamerda».

(1)         Campo semântico de «berdamerda».

(5)         Neologismos; Arcaísmos.

(3)         Cronologia de Vieira.

(20)      Redação de síntese agregada de três textos ensaísticos na p. 32.

(5)         Correção com cópia de resposta.

(20)      Transposição para português atual da didascália inicial do «Sermão de Santo António» (omitida no manual); e preenchimento de legenda a um verbete de «pregar» e «pregar».

(5)         Correções.

(12)       Assistência a mais um trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 29-30 (6 [4.ª], 10 [5.ª, 2.ª], 11/nov [3.ª, 1.ª])

(10)       Correção dos trabalhos com criação de paratexto de livro.

(18)       Explicação de pontos necessários à compreensão do «Sermão de Santo António», cap. I, incluindo clip(s) com Santo António a pregar aos peixes.

(2)         Audição de crónica radiofónica («Lugares comuns», Antena 1) sobre «Ser o sal da terra».

(18)       Preenchimento de lacunas em síntese-análise, para acompanhar leitura da parte I do sermão (pp. 36-38).

(10)       Correções (incluindo correspondências de figuras de estilo).

(25)      Redação de curta narrativa com criação de um milagre de Santo António.

(7)         Assistência a curto trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 31-32 (10 [4.ª], 12 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/nov [1.ª])

(15)       Correção do questionário de compreensão de trechos sobre barroco.

(7)         Audição da parte I do Sermão declamada por Luís Lima Barreto.

(10)       Resposta a umas duas ou três perguntas ainda sobre o exórdio.

(10)       Correções (e ensaios de mais perguntas).

(12)       Ilustração da noção de «Alegoria» através de assistência a a trecho «A morte» (O Sentido da Vida, dos Monty Python).

(25)      Redação de fragmentos (de prosa, poesia, prosa poética), a partir de bandas sonoras ouvidas.

(10)       Assistência a trecho de O Discurso do Rei.

 

Aula 33-34 (13 [4.ª], 17 [5.ª, 2.ª], 18/nov [3.ª, 1.ª])

(5)         Correções dos relatos de milagres de Santo António.

(25)      Compreensão de «Expulsão do Paraíso Infernal» (pp. 42-43), de Luísa Costa Gomes, para completar itens com resposta já esboçada.

(10)       Correções (incluindo cópia de boa solução).

(15)       Assistência a anúncios publicitários a banco (Banif; CGD) e aos sketches «Mofo ou bafio?», «Primeiro-ministro discursa» (Lopes da Silva), para resolver texto lacunar sobre conotação, denotação, polissemia, monossemia, étimo, convergência, homonímia.

(5)         Correção.

(15)       Redação de comentário sobre publicidade de Sermões.

(5)         Correção.

(10)       Assistência a O Discurso do Rei.

 

Aula 35-36 (17 [4.ª], 19 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 23/nov [1.ª])

(25)      Compreensão do cap. II do «Sermão», por preenchimento de ficha com perguntas curtas.

(15)       Correção.

(5)         Explicação da noção de ‘coerência’.

(20)      Aplicação da noção de ‘coerência’ a sketches (série Lopes da Silva) com quebras de coerência propositadas.

(10)       Redação/Cópia de comentário sobre alegoria e «Sermão».

(10)       Assistência a conclusão de O Discurso do Rei.

 

Aula 37-38 (20 [4.ª], 24 [5.ª, 2.ª], 25/nov [3.ª, 1.ª])

(15)       Correção dos textos inspirados em bandas sonoras (incluindo assistência a trailers).

(15)       Resolução de tabela com problemas de coesão textual (tirados de redações de alunos), com relance às pp. 386-388 e 40-41 do manual.

(15)       Correção comentada da tabela sobre coesão.

(15)       Assistência a sketches para completar tabela da aula passada sobre coerência.

(30)      A propósito de trecho de episódio de Governo Sombra (reações à ereção de estátua do Padre António Vieira), redação de texto de opinião.

 

Aula 39-40 (24 [4.ª], 26/nov [3.ª, 2.ª, 5.ª], 2/dez [1.ª])

(15)       Compreensão de resumo do cap. III, com preenchimento de tabela.

(15)       Sobre rémora e outros peixes louvados no cap. III; correção.

(10)       Exercícios sobre argumentos na p. 46 e definições alternativas; e sobre argumento-exemplo (p. 53).

(5)         Correção.

(10)       Assistência a dois trechos de Bruno Aleixo, com momentos argumentativos.

(10)       Resolução de ficha em torno de tipos de argumentos (e os trechos de Bruno Aleixo); correção.

(25)      Redação de texto argumentativo.

 

Aula 41-42 (27/nov [4.ª], 2 [3.ª, 1.ª], 3/dez [2.ª, 5.ª])

(10)       Correção de textos de opinião sobre forma de nos relacionarmos com a história.

(25)      Questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos» (p. 48).

(10)       Resolução de ficha sobre hiperonímia e holonímia.

(10)       Correção.

(20)      Redação de louvor a animal.

(15)       Assistência a início de Cinema Paraíso.

 

Aula 43-44 (3 [3.ª], 4 [4.ª], 9 [1.ª], 10/dez [2.ª, 5.ª])

(18)       Correção do questionário de compreensão sobre «O cérebro dos golfinhos».

(15)       Compreensão do cap. IV do «Sermão» (pp. [50-52) através de completamento de respostas dadas, em esboço, em ficha.

(8)         Correção.

(10)       Assistência a trecho de «Último a sair», para resolver tarefa em torno de hiperónimos, hipónimos, holónimos, merónimos, etc.; correção.

(20)      Redação com repreensões a animais.

(18)       Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

 

Aula XLIII-XLIV (9/dez [aula só do 11.º 3.ª])

(25)      Correção de questionário de compreensão.

(40)      Redação de narrativa com cem palavras.

(15)       Assistência a trecho inicial de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de Santo António».

 

Aula xliii-xliv (10/dez [aula só do 11.º 3.ª])

(10)       Correção de texto com louvor a animal.

(15)       Ficha sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes); correção.

(5)         Assistência a passo de A Canção de Lisboa.

(40)      Após leituras na diagonal de crónicas de MEC, redação de crónica gastronómica.

(7)         Assistência a trecho de série ‘Grandes livros’ sobre «Sermão de Santo António»

(8)         Assistência a passo de Cinema Paraíso.

 

Aula 45-46 (14 [1.ª], 15 [2.ª, 5.ª, 4.ª], 16/dez [3.ª])

(17)       Correção de textos argumentativos sobre tourada com audição de passo de «Governo Sombra».

(20)      Questionário de gramática.

(25)      Redação de conto em cem palavras; (na turma 3.ª: Redação de início de acróstico de «Sermão de Santo António aos Peixes»).

(23)      Assistência a trecho de Cinema Paraíso.

(5)         Resposta e correção de tabela sobre narratologia e Cinema Paraíso.

 

Aula 47-48 (16 [1.ª], 17 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 18/dez)

(35)      Correções; explicações acerca da avaliação.

(45)      Assistência a conclusão de Cinema Paraíso (e, ao mesmo tempo, conversas com cada aluno sobre avaliação do 1.º período).

(5)         Preenchimento de tabela com narratologia e Cinema Paraíso.

 

Aula 49-50 (4 [1.ª], 5 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 6/jan [3.ª])

(10)       Correção de redação de conto de cem palavras.

(10)       Introdução ao cap. V, incluindo clips com os peixes em causa (Voadores, Roncadores, Pegadores, Polvo).

(23)      Leitura (em scanning) da 1.ª parte do cap. V do «Sermão de Santo António».

(7)         Correção.

(12)       Assistência a «Mães à compita», «Conheço o Lopes da Silva», «Dédalo e Ícaro».

(5)         Preenchimento de tabela com tipos humanos e ficcionais próximos dos peixes repreendidos por Vieira.

(10)       Resposta a item (ou itens) de prova de exame.

(10)       Correção/cópia.

 

Aula 51-52 (6 [1.ª], 7 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 8/jan [4.ª])

(15)       Compreensão do passo do polvo (cap. V, pp. 61-62) e resposta em torno de recursos estilísticos (p. 63).

(5)         Correção.

(10)       Assistência a trecho de À procura de Dory.

(15)       Ficha sobre termos relacionados com coesão referencial (anáfora, catáfora, referente, correferentes); correção.

(7)         Assistência a outro trecho de À procura de Dory

(5)         Resolução/correção de tabela.

(20)      Redação com cada período começado por nova letra do abecedário, sobre «Polvo».

(10)       Assistência a final de À procura de Dory.

(3)         Correção de tabela.

 

Aula 53-54 (11 [1.ª], 12 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 13/jan [3.ª])

(25)      Questionário de compreensão de textos nas pp. 54 e 55.

(15)       Resposta a ficha sobre empréstimos e estrangeirismos.

(15)       Correções.

(7)         Assistência a bosquejos «Woody Allen» (Porta dos fundos); «Indivíduo javardolas menos quando fala francês» (Lopes da Silva).

(25)      Redação com inclusão obrigatória de conectores.

 

Aula 55-56 (13 [1.ª], 14 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 15/jan [4.ª])

(10)       Preenchimento de tabela com história da língua sobre cap. VI do «Sermão».

(10)       Correção; audição de declamação do cap. VI do «Sermão» por Ary dos Santos.

(10)       Assistência a sketches com figuras de estilo («Jesus ensaia figuras de estilo» (Barbosa) sobretudo, e «Que figura de estilo está Manuel Ferreira Leite a usar?» (Zé Carlos).

(15)       Preenchimento de definições (ou redação de abonações de figuras).

(15)       Correção (comentada).

(5)         Assistência a «Mixórdia de Temáticas» sobre Santo António.

(20)      Comentário-síntese em torno de «O surpreendente».

 

Aula 57-58 (18 [1.ª], 19 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 20/jan [3.ª])

(12)       Compreensão de «Discurso do escritor Luiz Ruffato na abertura da Feira do Livro de Frankfurt» (p. 66) através da resolução de correspondência acerca da «Estrutura interna do texto» (p. 67, item 1).

(5)         Audição do discurso (sobretudo da parte em falta no manual).

(7)         Correção; correção também do trabalho feito em aula de redação com conectores.

(9)         Assistência a diversos pequenos trechos de Bean em férias.

(5)         Resolução de perguntas sobre pontuação e de comparações em torno de Bean em férias.

(5)         Correção.

(9)         Assistência a diversos pequenos trechos de Bean em férias.

(20)      Redação em lipograma (de A), dado um começo adaptado do discurso de Ruffato.

(18)       Assistência a conclusão de Bean em férias.

 

Aula 59-60 (20 [1.ª], 22/jan [3.ª, 2.ª, 5.ª], tepecê [4.ª])

(20)      Correção de questionário de compreensão de há duas aulas.

(15)       Explicação sobre acentos (gráficos e fónicos).

(10)       Resolução de exercício de associação de regras de acentuação a formas sem os acentos gráficos devidos.

(5)         Resolução de questionário (p. 69) sobre trailer de Debate pela liberdade.

(25)      Dados discursos políticos (e debates) em sketches, identificação do que pretendem caricaturar.

(15)       Redação de dois argumentos (e exemplos).

 

Aula 61-62 (8 [1.ª], 9 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 10/fev [3.ª])

(5)         Sobre regimento.

(15)       Ponto da situação ; sobre translineação.

(8)         Tarefa com translineação.

(10)       Introdução a Frei Luís de Sousa; «deíticos»: efeméride; Teatro das Laranjeiras; Ordem de São Domingos.

(8)         Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa.

(10)       Leitura em scanning para análise de paratexto de Frei Luís de Sousa.

(10)       Correção (comentada).

(20)      Redação de didascália transposta para o XXI (100 a 150 palavras).

(4)         Exercício de translineação do próprio nome.

 

Aula 63-64 (10 [1.ª], 11 [2.ª, 3.ª, 5.ª], 12/fev [4.ª])

(15)       Correção do trabalho com didascália de cenário.

(15)       Introdução ao enredo de Frei Luís de Sousa.

(15)       Leitura de verbetes e de início da peça Frei Luís de Sousa para responder a perguntas de escolha múltipla.

(10)       Correção.

(7)         Assistência a início de Quem és tu? (passo da cena 1 e do começo da cena II).

(10)       Resposta a pergunta com alguma escrita (sobre analogia entre Madalena e Inês).

(5)         Correção.

(8)         Assistência a trecho de Frei Luís de Sousa (versão de 1950), resto da cena II.

(5)         Explicação da tarefa pedida para casa: «Reescrita da última fala de Madalena na cena II (p. 97), transpondo a mesma situação (espera por alguém que vem de Lisboa para a Outra Banda) para a atualidade».

 

Aula 65-66 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/fev [3.ª])

(10)       Explicação sobre redações feitas na aula anterior e entretanto comentadas.

(10)       Assistência a trecho de Madalena.

(25)      Questionário para compreensão da cena II do Frei Luís de Sousa (pp. 92-97).

(10)       Correções.

(8)         Assistência a trecho de versão de Jorge Listopad.

(15)       Leitura das cenas III e IV para completar sínteses com trechos em falta.

(10)       Correções.

 

Aula 67-68 (17 [1.ª], 18 [2.ª, 3.ª, 5.ª]. 19/fev [4.ª])

(5)         Sobre Cármen Dolores.

(20)      Leitura das cenas V a VIII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 103-108), para completar sínteses, com frases.

(10)       Assistência a trechos dos filmes de António Lopes Ribeiro (cenas V e VI) e de Quem és tu? (cenas VII-VIII).

(10)       Correção.

(12)       Assistência a início de Entre Irmãos.

(5)         Resolução de tabela comparativa entre Entre Irmãos e Frei Luís de Sousa.

(5)         Correção.

(3)         Sobre envio de textos a concurso.

(20)      Transposição para texto narrativo (com Maria como narradora homodiegética) do início da cena VII.

 

Aula 69-70 (22 [1.ª], 23 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 24/fev [3.ª])

(5)         Correção da redação com que terminara a aula anterior (e comentada entretanto).

(10)       Preenchimento de sínteses para compreensão das cenas IX-XII do ato I de Frei Luís de Sousa (pp. 110-111).

(5)         Correção.

(10)       Assistência a trecho das três adaptações que temos seguidos relativos ao final do ato I: Quem és tu?; Lopes Ribeiro; Madalena.

(5)         Explicação de tarefa de redação de notícia.

(20)      Redação de notícia de incêndio do palácio de Manuel de Sousa Coutinho.

(10)       Correção.

(18)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)         Completamento de tabela de comparação com Frei Luís de Sousa.

 

Aula 71-72 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/fev [4.ª])

(5)         Explicação sobre o trabalho que se ia pedir a seguir.

(25)      Questionário em torno das cenas I a IV do ato II do Frei Luís de Sousa.

(12)       Assistência a trechos de Frei Luís de Sousa, de António Lopes Ribeiro, e de Quem és tu?, de João Botelho.

(10)       Correção do questionário.

(15)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)         Correção da tabela.

(20)      Redação de descrição de fotografia ao estilo das de Os Anos.

 

Aula 73-74 (1 [1.ª], 2 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 3/mar [3.ª])

(10)       Correções.

(15)       Redação/Seleção de frases-título que sirvam de emblema a cada uma das cenas V-VIII do ato II (pp. 120-126).

(5)         Resolução de item 1 da p. 125 (sobre poema de Garrett).

(10)       Assistência à parte do filme Quem és tu? correspondente às cenas em causa.

(10)       Exemplo(s) de respostas de títulos sobre as cenas V-VIII; e sobre poema de Garrett.

(15)       Comentário escrito sobre como nestas cenas V-VIII se vão reunindo as condições convenientes à tragédia.

(5)         Correção, com leitura de comentário meu.

(15)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa com entre o filme e Frei Luís de Sousa.

 

Aula 75-76 (3 [1.ª], 4 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 5/mar [4.ª])

(15)       Compreensão das três cenas finais do Ato II, criando títulos expressivos.

(7)         Assistência a trecho correspondente em Frei Luís de Sousa de Lopes Ribeiro.

(20)      Correção; leitura de comentário por Pedro Mexia, redação de argumentos sobre o mesmo assunto.

(8)         Assistência ao passo com «ninguém» em Quem és tu?; em peça escolar; e em Madalena.

(5)         Audição de alguns argumentos (de alunos).

(5)         Leitura de uma solução redigida.

(13)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(2)         Preenchimento de tabela comparativa.

(2)         Explicação de tarefa (assíncrona, no fundo, tepecê).

 

Aula 77-78 (8 [1.ª], 9 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 10/mar [3.ª])

(6)         Correção do tepecê; explicar novo cenário

(6)         Final do ato I pelo grupo cénico da Palhaça; e por Ato.

(15)       Resposta a questionário de escolha múltipla, em torno de cena I do ato III.

(10)       Correção.

(12)       Assistência a cenas II-VI do ato III em Frei Luís de Sousa de Lopes Ribeiro.

(18)       Redação de respostas a perguntas sobre estas cenas.

(10)       Correção.

(12)       Assistência a trecho de Entre Irmãos.

(3)         Resposta a quadro comparativo-síntese (Frei Luís de Sousa/Entre Irmãos).

 

Aula 79-80 (10 [1.ª], 11 [3.ª, 5.ª, 2.ª], 12/mar [4.ª])

(13)       Leitura dos textos A e B da p. 102 para resposta a 1; correção.

(7)         O cenário (leitura de comentário).

(15)       Assistência a finais da peça em diversas encenações:

(15)       Levantamento de argumentos sobre «Quem é o verdadeiro herói de Frei Luís de Sousa?» (= A personagem mais admirável); «Qual seria o novo título?».

(2)         Assistência a final da peça encaixado numa biografia com Garrett (Idade do Esplendor).

(15)       Discussão das soluções.

(14)       Assistência a conclusão de Entre Irmãos. (1.23 a 1.36.30)

(3)         Correção da tabela de comparação filme/peça.

(3)         Explicação de tarefa sobre FLS e canção.

 

Aula 81-82 (15 [1.ª], 16 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 17/mar [3.ª])

(20)      Relance a textos ensaísticos sobre «tragédia» e «drama» (p. 150 e glossário) e leitura de «Tragédia clássica ou drama romântico?» (p. 148), para resolver item 1 da p. 149.

(10)       Correções; mais explicações nos slides.

(5)         Assistência ao sketch «Shakespeare’s MacDonald» (Lopes da Silva).

(8)         Preenchimento de síntese sobre aquele sketch, tragédia e drama.

(7)         Resolução de item 3 da p. 146; correção.

(12)       Assistência a trecho de «A Alma e a Gente».

(7)         Preenchimento de tabela; outros dados.

(20)      Redação de Argumento + dois exemplos sobre modernidade do Frei Luís de Sousa.

 

Aula 83-84 (17 [1.ª], 18 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 19/mar [4.ª])

(5)         Sobre trabalhos devolvidos.

(25)      Explicação sobre critérios de funções sintáticas.

(10)       Algumas tentativas em direto/diálogo.

(5)         Assistência a «Discussão de Débora e Luciana»,

(20)      Resolução de exercício com classificação de funções sintáticas.

(25)      Correção.

 

Aula 85-86 (22 [1.ª], 23 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 24/mar [3.ª])

(10)       Comentário a textos de FLS/Canção. Instruções para segunda versão.

(10)       Correção do que sobrou da última aula (sobre funções sintáticas e Débora).

(10)       Explicação de noção de articulação narrativa (alternância, encadeamento, encaixe); narratologia em O amor acontece.

(20)      Assistência a trechos de O amor acontece.

(10)       Atribuição de adjetivos em função de ações de «portugueses» num trecho do filme e de nomes em função de comportamentos em «Do alvoroço».

(10)       Correção.

(10)       Leitura de trechos de A minha palavra favorita (2007), para exercício de correspondência com as características das palavras escolhidas.

(5)         Correção; e explicação da redação a pedir.

(20)      Redação sobre «palavra de estimação».

 

Aula 87-88 (24 [1.ª], 25 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 26/mar [4.ª])

(10)       Correção de trabalho sobre neologismos.

(10)       Explicação sobre avaliação.

(70)      Conversas sobre avaliação (com pares de alunos).

 

Aula 89-90 (5 [1.ª], 6 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 7/abr [3.ª])

(15)       Sobre os autores do 3.º período; aspetos narratológicos de Amor de Perdição.

(25)      Questionário de compreensão de texto inicial («Introdução») de Amor de Perdição (pp. 192-193).

(5)         Assistência a trechos iniciais das versões cinematográficas de Amor de Perdição de Lopes Ribeiro, que acentua o encaixe, e de Manoel de Oliveira, que esbate o encaixe.

(15)       Correção.

(20)      Redação de narrativa encaixada.

(10)       Audição de alguns exemplos.

 

Aula 91-92 (7 [1.ª], 8 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 9/abr [4.ª])

(5)         Ainda sobre tepecê de palavras favoritas.

(13)       Assistência a episódio sobre Amor de Perdição na série ‘Grandes Livros’; solução e correção.

(12)       Resolução de questionário e correção.

(30)      Redação de biografia ficcionada, segundo modelos dos três primeiros parágrafos do Cap. I de Amor de Perdição.

(5)         Exercícios da p. 197 (e da p. 200: 3 de Gramática).

(5)         Correção.

(8)         Assistência a trecho de versão de António Lopes Ribeiro.

 

Aula 93-94 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª. 4.ª], 14/abr [3.ª])

(5)         Resolução de item sobre relação de Simão e familiares (p. 202), apoiada na p. 201.

(5)         Correção.

(5)         Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro.

(20)      Comentário sobre Simão enquanto herói romântico (lembrar, por exemplo, Manuel de Sousa Coutinho).

(10)       Correção.

(4)         Assistência a trecho do filme Amor de Perdição, de António Lopes Ribeiro.

(7)         Audição de excerto de cap. II; completamento de esquema (p. 204); correção.

(18)       Assistência a início de Um Amor de Perdição (Mário Barroso).

 

Aula 95-96 (14 [1.ª], 15 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 16/abr [4.ª])

(8)         Assistência a versão de António Lopes Ribeiro.

(2)         Assistência a trecho da versão de Manoel de Oliveira.

(5)         Resumindo.

(5)         Leitura de trecho de Viagens na Minha Terra (pp. 169-171).

(5)         Explicação (viagem +novela; encaixe, alternância).

(10)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

(5)         Explicação da tarefa de redação de texto para «Fugas dos leitores».

(45)      Redação de crónica para Fugas, depois de leitura de alguns dos textos dados como exemplos.

 

Aula 97-98 (19 [1.ª], 20 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 21/abr [3.ª])

(10)       Correção da biografia de personagem castiça (segundo o modelo dos primeiros parágrafos do cap. I de Amor de Perdição).

(20)      Questionário de compreensão de trechos do cap. IV de Amor de Perdição.

(8)         Preenchimento de tabela comparativa (da aula anterior).

(7)         Correção de tabela.

(8)         Assistência a curtos momentos de filme de 1943; e de Manoel de Oliveira.

(20)      Redação de ponto 1 de Escrita na p. 209.

(12)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

 

Aula 99-100 (21 [1.ª], 22 [3.ª, 2.ª, 5.ª], 23/abr [4.ª])

(15) Correção do questionário de compreensão feito na aula anterior (sobre cap. IV de Amor de Perdição).

(10)       Assistência a Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.

(20)      Redação de respostas sobre excerto 1 do cap. X.

(5)         Correção de respostas 1-4.

(10)       Assistência a Amor de Perdição de António Lopes Ribeiro.

(10)       Cópia de mais uma resposta.

(10)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa Amor de perdição/Um amor de perdição.

 

Aula 101-102 (26 [1.ª], 27 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 28/abr [3.ª])

(15)       Leitura de resumos dos capítulos XI-XIX (e assistência a trecho de filme de Manoel de Oliveira com cenas que antecedem «Conclusão»).

(25)      Questionário de compreensão da 1.ª parte da Conclusão de Amor de Perdição (pp. 222-224).

(5)         Assistência a trecho de episódio 3 de Programa do Aleixo.

(45)      Jogo do Stop, com funções sintáticas.

 

Aula 103-104 (28 [1.ª], 29 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 30/abr [4.ª])

(15)       Correção do questionário de compreensão (sobre Conclusão de Amor de Perdição, 1.ª parte).

(18)       Leitura de conclusão (2.ª parte; pp. 224-226) para completar tabela (só o lado esquerdo).

(10)       Assistência ao mesmo momento nas versões em filme de António Lopes Ribeiro e Manoel de Oliveira.

(5)         Correção.

(20)      Redação de comentário segundo uma matriz sintática.

(18)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

 

Aula 105-106 (3 [1.ª], 4 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 5/mai [3.ª])

(15)       Correção de redação segundo matriz sintática.

(18)       Preenchimento de lacunas no final dos versos de «A débil» (p. 328), para compreensão do poema.

(5)         Correção; e audição de declamação (de Sinde Filipe) de «A débil».

(10)       Resposta a perguntas (p. 329) sobre «A débil».

(10)       Assistência a trecho de Um Amor de Perdição.

(10)       Correção de respostas.

(15)       Assistência a trecho final de Um Amor de Perdição.

(5)         Completamento de tabela.

(2)         Explicação do tepecê.

 

Aula 107-108 [53-54; 93-94] (5 [1.ª], 6 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 7/mai [4.ª])

(13)       Leitura de «A uma transeunte», de Baudelaire (p. 330), para preenchimento de tabela comparativa com «A débil».

(7)         Correção.

(12)       Explicação sobre orações.

(4)         Assistência a início de episódio 6 (série 2) de Bruno Aleixo.

(10)       Resolução de exercício de classificação de orações adjetivas (sobretudo).

(5)         Assistência ao sketch «Reunião de condóminos com o Drácula» (Meireles).

(10)       Resposta a ficha sobre orações subordinadas substantivas (completivas e relativas), a propósito do texto do sketch citado.

(5)         Assistência a «O último a sair», parte com ‘Mortal de Bruno’.

(10)       Classificação de orações variadas.

(5)         Correção.

 

Aula 109-110 (10 [1.ª], 11 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 12/mai [3.ª])

(10)       Entrega de textos de opinião sobre «A submissão é uma ignomínia».

(15)       Reconstituição de poema de Cesário Verde, dados apenas os versos em recortes; correção (e apuramento do prémio Tia Albertina).

(5)         Audição de «De tarde», dito por Sinde Filipe, Mário Viegas e João Villaret.

(15)       Preenchimento apenas com transcrições do poema de uma sua análise lacunar.

(12)       Correção; e audição de «Homenagem a Cesário Verde» (p. 341).

(20)      Redação de texto de momento recordável, segundo exemplo de «De tarde», mas em prosa.

(13)       Assistência a trecho inicial de Cantar!.

 

Aula 111-112 (12 [1.ª], 13 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 14/mai [4.ª])

(30)      Compreensão de «Num bairro moderno» (pp. 325-326), preenchendo lacunas de sínteses de cada estrofe e cancelando segmentos errados; completamento de respostas a perguntas (1, 7, 8 da p. 327).

(20)      Correção.

(20)      Redação de observador da cidade (à Cesário Verde).

(13)       Assistência a Cantar!.

 

Aula 113-114 (17 [1.ª], 18 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 19/mai [3.ª])

(15)       Explicações acerca do trabalho devolvido; e sobre «epónimos»; e noções de ‘conto, novela, romance’ (cfr. p. 245).

(20)      Leitura de começos e finais de romances de Eça para resolver correspondência entre títulos, começos e finais.

(10)       Correção.

(25)      Redação de um incipit e de um explicit de um romance (queirosiano) apócrifo; redação também de trecho antecedente de um dos finais de romances de Eça e de continuação de um dos inícios dos romances do mesmo autor.

(15)       Assistência a trecho de Cantar!.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa entre o filme e as duas obras de Eça a ler.

 

Aula 115-116 (19 [1.ª], 20 [5.ª, 2.ª, 3.ª], 21/mai [4.ª])

(5)         Assistência a sketch «Isto é um crime de salada!» (série Meireles).

(5)         Resolução de ficha em torno de subordinadas adverbiais (e sketch visto).

(5)         Correção.

(20)      Revisão ainda de classificação de orações a partir de «Homicídio da Paragem Assassina» (Barbosa).

(5)         Correções.

(25)      Indicação de situação em termos de leitura de obra de Eça; redação a partir de paratexto de obra de Eça (até 180 palavras).

(12)       Assistência a trecho de Cantar!.

 

Aula CXV-CXVI (24 [1.ª] e 25/mai [4.ª]; nas restantes turmas — por apanharem as quintas-feiras, de feriados e greve — esta aula não será dada, sendo incorporadas em outras sessões as tarefas mais importantes)

(10)       Correção de texto sobre paratexto de obra de uma das obras de Eça.

(22)      Questionário sobre obra de Eça (terço inicial).

(40)      Após leituras na diagonal de crónicas de Miguel Esteves Cardoso (Público, ‘Fugas’), redação de crónica gastronómica.

(18)       Assistência a passo de Cantar!.

 

Aula 117-118 (26 [1.ª], 27 [3.ª, 2.ª], 28 [4.ª], 31/mai [5.ª])

(10)       Correção do questionário sobre primeiro terço de Os Maias ou A Ilustre Casa de Ramires.

(25)      Depois de breve explicação sobre o contexto da criação do poema, redação com transposição dos versos dos cinco primeiros quartetos de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 331-332), de Cesário Verde, para contexto diferente (sentimentos disfóricos > alegria, otimismo ou quaisquer outros sentimentos «positivos»; cidade > campo, praia, montanha, ar; XIX > XXI).

(15)       Exercício de correção de sabotagem das estrofes restantes da parte I do poema de Cesário Verde.

(10)       Correção; e audição da parte I (Sinde Filipe).

(15)       Cópia de resposta a uma das perguntas do exame de 2014; explicação da outra.

(13)       Assistência a trecho de Cantar!.

 

Aula 119-120 (31/mai [1.ª], 1 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 2/jun [3.ª])

(15)       Correção de textos sobre «De tarde».

(10)       Explicação da estrutura de «O Sentimento dum Ocidental».

(15)       Compreensão de trechos das partes 1 e 2 de «O Sentimento dum Ocidental» (pp. 332-335), mediante tabelas a preencher.

(7)         Correção.

(3)         Audição da segunda parte de «O Sentimento dum Ocidental».

(18)       Compreensão da parte III (pp. 336-337), através de resposta a perguntas (à exame).

(10)       Correção.

(12)       Assistência a Cantar!.

 

Aula 121-122 (2 [1.ª], 4 [4.ª], 8 [5.ª, 2.ª], 9/jun [3.ª])

(5)         Audição da terceira parte de «O Sentimento dum Ocidental».

(30)      Compreensão da parte IV com redação de quadras: “Introduz uma (ou mais estrofes) que se integrassem no clima desta parte IV de «O Sentimento dum Ocidental» (usa o mesmo esquema rimático das restantes e a mesma métrica)”.

(3)         Audição da parte IV.

(12)       Assistência a começo de episódio da série ‘Grandes Livros’ sobre O Livro de Cesário Verde.

(5)         Resposta a questionário.

(5)         Correção e escrutínio para Prémio Tia Albertina.

(10)       Cópia de resposta de exame.

(15)       Assistência a Cantar!.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa.

 

Aula CXXI-CXXII (7 [1.ª], 8/jun [4.ª])

(10)       Correção de tarefa da aula anterior (com métrica e rima).

(25)      Redação de sínteses-resumos para estrofes de «Cristalizações» (p. 346).

(12)       Correção.

(10)       Assistência a trecho de «O Livro de Cesário Verde» na série Grandes Livros.

(10)       Cópia de resposta a pergunta 1 da p. 346 (e leitura de resposta 2).

(13)       Assistência a início de Malèna.

(10)       Preenchimento e correção de tabela comparativa entre filme e obras de Eça.

 

Aula cxxiii-cxxiv (9 [1.ª], 11/jun [4.ª])

(10)       Exercícios para introdução ao discurso indireto livre (e revisão dos restantes processos de relato do discurso).

(10)       Correção.

(5)         Assistência a trecho da série feita a partir de adaptação de Os Maias, de Bruno Carreiro.

(10)       Passagem para discurso direto de trecho em discurso indireto livre (do início do cap. III).

(5)         Correção.

(5)         Assistência a trecho do filme de João Botelho.

(6)         Assistência a «Mixórdia de temáticas».

(12)       Assistência a trecho de Malèna.

(10)       Preenchimento e correção de tabela comparativa.

 

Aula 123-124 (14 [1.ª], 15 [5.ª, 2.ª, 4.ª], 16/jun [3.ª])

(10)       Correção de texto deambulatório.

(20)      Questionário sobre orações e funções sintáticas.

(25)      Questionário sobre obra lida / Compreensão de «A um poeta», de Antero de Quental (p. 297) e cópia de resposta (e resposta criada sobre Cesário e Eça).

(10)       Correções.

(18)       Assistência a trecho de Malèna.

(5)         Preenchimento de tabela comparativa sobre espaço no filme e nas obras em causa.

 

Aula 125-126 (16 [1.ª], 17 [5.ª, 2.ª], 18/jun [4.ª, 3.ª])

(20)      Correção de questionário de gramática.

(10)       Reflexões sobre o trabalho ao longo do 3.º período.

(50)      Assistência a conclusão de Malèna, ao mesmo tempo que conversas com cada um dos alunos sobre avaliação.

 

#