Saturday, August 29, 2020

Aula 59-60

 

Aula 59-60 (20 [1.ª], 21/jan [3.ª, 2.ª, 5.ª]; tepecê de finais de janeiro na turma 4.ª) Começaremos por corrigir o questionário de compreensão que fizemos já há duas aulas. Para isso, vê/ouve a minha explicação na gravação que se segue. O teu questionário está no PDF que enviei, mas não me parece imprescindível que o tenhas agora à frente.

Aproveitando já ter falado tanto, talvez falasse ainda um pouco mais, para tratar já de um aspeto que é dos que mais falham na vossa escrita, a Acentuação gráfica. Na primeira turma em que dei esta aula, pedi aos colegas que resolvessem o quadro a seguir, mas fiquei a pensar que essa tarefa se arrastara demasiado. Por isso, deixo-lhes a tabela (que está também na folha da aula), mas sugeria que a saltassem e ouvissem já o que digo a seguir sobre algumas das regras (de novo, numa gravação).

As formas erradas que se seguem são retiradas de textos vossos ou de outros colegas. Todas têm problemas de acentos. Escreve a forma já corrigida, ao lado da regra que lhe corresponda (escreve, portanto, na coluna da direita, onde já pus alguns exemplos).

[o] porque [das coisas] / intíma [adjetivo] / tentão [Presente do Indicativo] / provavél / tambem / contrario [adjetivo ou nome] / brincavamos / cardiaco / acreditára [Mais-que-perfeito] / proximo / unica / so / relogio / neuronios / fôra / saira [Mais-que-perfeito] / passeavamos /estáva / príncipal / ultimo [adjetivo] / dificil / alguem / estadio / sotão / iría / faceis / Africa / páis [‘parentes’] / [ontem] juramos / alí / e [Presente de «Ser»] / [quis] deixa-los / pensão [Presente] / possivel / tivémos / ninguem / podera [Futuro] / dár-me / hipotese / acabára / sonambula / [eles] mantém / saíu / imprevísivel / irónicamente / começaram [Futuro] / familia / passáros / musica / incrivel /faziamos / noticias [nome] / chegármos / iamos / lêem

regra que as grafias em cima não cumprem

formas já corrigidas

Palavra aguda terminada em a, e ou o (com ou sem -s) leva acento.

    deixá-los

Palavra aguda terminada em ditongo nasal [ãw] leva til.

verão   começarão

Palavra aguda terminada em i ou u (com ou sem s) precedidos de vogal com que não formem ditongo leva acento.

Luís   saí   baú   

Palavra aguda terminada em -em ou ens, se tem mais de uma sílaba, leva acento.

parabéns   também   ninguém   alguém   (ele) mantém

Palavra aguda terminada em ditongo aberto leva acento.

céu   dói

3.ª pessoa do plural de «ter» ou «vir» leva acento circunflexo (para se distinguir da forma do singular).

vêm    (eles) mantêm

Palavras agudas fora das condições acima descritas não levam acento.

peru   ali   dar-me

Palavras graves, não havendo outra condição especial, não levam acento.

vemos   acreditara   tivemos   ironicamente   leem

Palavras graves terminadas em -l, -n, -r, -s, -x e -ps levam acento.

nível   hífen   provável   possível

Palavra grave terminada em ditongo oral (seguido ou não de -s) leva acento.

fúteis   fáceis

Palavra grave terminada em ou -ão (seguidos ou não de s) leva acento.

órfã   sótão

Palavra cuja sílaba tónica i ou u não forma ditongo com a vogal anterior (a não ser se se seguir um -nh ou -m, -n e -r) leva acento.

constituído   sair   saindo   rainha   saíra

1.ª pessoa do plural do pretérito perfeito da 1.ª conjugação leva acento (para se distinguir do presente). [para nortenhos, prescindível]

andámos   jurámos

3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo «poder» leva acento (para se distinguir do presente).

pôde

Não se emprega acento antes de ditongos iu ou ui precedidos de vogal.

caiu   saiu

Todas as palavras esdrúxulas (verdadeiras ou aparentes) têm acento.

esdrúxula   Flávio   íntima   brincávamos   relógio   íamos   

Vejam/ouçam então esta gravação:

Depois de vermos o trailer do filme Debate pela Liberdade (The Great Debaters; em português do Brasil, O Grande Desafio), resolve o questionário de escolha múltipla da p. 69 (depois, podes confirmar as soluções na apresentação que está no fim da aula):

1. 1.1. = __;   1.2. = __;   1.3. = __;   1.4. = __;   1.5. = __.

À medida que fores vendo os sketches, escreve nas quadrículas ainda vagas o foco da caricatura, isto é, o traço característico de debates ou discursos políticos que se pretende criticar. (Procura não te ficares pela situação concreta, demasiado ridícula, mas encontrar os aspetos típicos de que ela possa ser o emblema caricatural.)

Como se trata ainda de bastantes clips, se sentires que ficavas sem tempo para a tarefa de escrita (que demorará uns vinte-trinta minutos), podes resolver só alguns, ver depois as soluções de todos na Apresentação da aula que fica no final, e passares já para a tarefa de escrita.

Sketch com discurso de político

Autores

O que se pretende caricaturar

Palavras

Porta dos Fundos

 

Deputado dirige-se à Assembleia

Gato Fedorento

Formalismo da oratória política

Lições sobre política, futebol e afins

Gato Fedorento

 

Faltas dos deputados

Gato Fedorento

 

Escândalo na cantina

Gato Fedorento

 

Grupo parlamentar de palhaços

Gato Fedorento

 

Vota Lopes da Silva

Gato Fedorento

Recurso a palavras e entoações apenas para suscitar aplausos (como espetáculo sujeito a um protocolo entre orador e claque)

Primeiro-ministro discursa

Gato Fedorento

Sketch com debate

Autores

O que se pretende caricaturar

Debate quente

Porta dos Fundos

 

Debate político insultuoso

Gato Fedorento

 

Desculpe, o sotor usou um argumento

Gato Fedorento

 

Ó sotor

Gato Fedorento

 

Sketches com discursos de políticos

Sketches com debate

Depois de veres «Escrita», na p. 68, escreve os parágrafos do desenvolvimento de um texto argumentativo cujo tema fosse a liberdade de expressão; a tese seria a de que tem aumentado/diminuído a liberdade de expressão (que supõe também a de ideias com que não concordemos — na linha da frase atribuída, aliás erradamente, a Voltaire: «Não concordo com o que dizeis mas bater-me-ei até à morte para que tenhais o direito de o dizer»).

Só escreverás dois parágrafos (a defender ou a contrariar a tese, que ficaria na introdução, que não escreverás):

1.º parágrafo: Argumento + Exemplo

2.º parágrafo: Argumento + Exemplo

O teu texto será descarregado em Word ou em Imagem (foto de texto manuscrito, por exemplo — mas, nesse caso, tenta que fique bem visível, e não na transversal nem de pernas para o ar).

A tarefa deve ser descarregada ainda durante a quinta-feira (este prazo destinava-se ao 11.º 2.ª).

TPC — Aproveita para, se ainda não o fizeste, fazer e descarregar na Classroom (em Word) texto sobre «ética na vida e no desporto». Os que já foram recebendo esses textos corrigidos podem agora emendá-los (e, em breve, lançá-los num novo espaço que abrirei na Classroom só para esse efeito — para as segundas versões).

 

 

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