Aula 59-60
Aula 59-60 (20 [1.ª], 21/jan [3.ª, 2.ª, 5.ª]; tepecê de finais de janeiro na turma 4.ª)
Começaremos por corrigir o questionário de compreensão que fizemos já há
duas aulas. Para isso, vê/ouve
a minha explicação na gravação que se segue. O teu questionário está no PDF que enviei, mas
não me parece imprescindível que o tenhas agora à frente.
Aproveitando já ter falado
tanto, talvez falasse ainda um pouco mais, para tratar já de um aspeto que é
dos que mais falham na vossa escrita, a Acentuação gráfica.
Na primeira turma em que dei esta aula, pedi aos colegas que resolvessem o quadro a
seguir, mas fiquei a pensar que essa tarefa se arrastara demasiado. Por isso, deixo-lhes a tabela (que está também na folha da aula), mas sugeria que a saltassem e
ouvissem já o que digo a seguir sobre algumas das regras (de novo, numa gravação).
As formas erradas que se seguem são retiradas de textos vossos ou de outros
colegas. Todas têm problemas de acentos. Escreve a forma já corrigida, ao lado da regra que lhe corresponda (escreve,
portanto, na coluna da direita, onde já pus alguns exemplos).
[o] porque [das
coisas] / intíma [adjetivo] / tentão
[Presente do Indicativo] / provavél /
tambem / contrario [adjetivo ou nome]
/ brincavamos / cardiaco / acreditára [Mais-que-perfeito]
/ proximo / unica / so / relogio / neuronios / fôra / saira [Mais-que-perfeito] / passeavamos /estáva
/ príncipal / ultimo [adjetivo] /
dificil / alguem / estadio / sotão / iría / faceis / Africa / páis [‘parentes’]
/ [ontem] juramos / alí / e [Presente de
«Ser»] / [quis] deixa-los / pensão [Presente]
/ possivel / tivémos / ninguem / podera [Futuro]
/ dár-me / hipotese / acabára / sonambula / [eles] mantém / saíu / imprevísivel
/ irónicamente / começaram [Futuro] /
familia / passáros / musica / incrivel /faziamos / noticias [nome] / chegármos / iamos / lêem
regra que as grafias em cima não cumprem |
formas já corrigidas |
Palavra
aguda terminada em a, e ou o (com ou sem -s) leva
acento. |
má deixá-los |
Palavra aguda
terminada em ditongo nasal [ãw] leva til. |
verão começarão |
Palavra aguda terminada
em i ou u (com ou sem s) precedidos
de vogal com que não formem ditongo leva acento. |
Luís saí
baú |
Palavra aguda
terminada em -em ou ens, se tem mais de uma sílaba, leva
acento. |
parabéns também ninguém alguém (ele)
mantém |
Palavra aguda terminada
em ditongo aberto leva acento. |
céu dói |
3.ª pessoa do plural
de «ter» ou «vir» leva acento circunflexo (para se distinguir da forma do
singular). |
vêm (eles) mantêm |
Palavras
agudas fora das condições acima descritas não levam acento. |
peru ali dar-me |
Palavras graves, não
havendo outra condição especial, não levam acento. |
vemos acreditara
tivemos ironicamente leem |
Palavras
graves terminadas em -l, -n, -r, -s, -x e -ps levam acento. |
nível hífen provável
possível |
Palavra
grave terminada em ditongo oral (seguido ou não de -s) leva acento. |
fúteis fáceis |
Palavra
grave terminada em -ã ou -ão (seguidos ou não de s) leva acento. |
órfã sótão |
Palavra
cuja sílaba tónica i ou u não forma ditongo com a vogal
anterior (a não ser se se seguir um -nh
ou -m, -n e -r) leva acento. |
constituído sair saindo
rainha saíra |
1.ª
pessoa do plural do pretérito perfeito da 1.ª conjugação leva acento (para se
distinguir do presente). [para nortenhos,
prescindível] |
andámos jurámos |
3.ª pessoa do singular
do pretérito perfeito do verbo «poder» leva acento (para se distinguir do presente). |
pôde |
Não
se emprega acento antes de ditongos iu
ou ui precedidos de vogal. |
caiu saiu |
Todas as palavras
esdrúxulas (verdadeiras ou aparentes) têm acento. |
esdrúxula Flávio
íntima
brincávamos relógio
íamos |
Vejam/ouçam
então esta gravação:
Depois de vermos o trailer do filme Debate pela Liberdade (The Great Debaters; em português do Brasil, O Grande Desafio), resolve o questionário de escolha múltipla da p. 69 (depois, podes confirmar as soluções na apresentação que está no fim da aula):
1. 1.1. = __; 1.2. = __;
1.3. = __; 1.4. = __; 1.5. =
__.
À medida que fores vendo
os sketches, escreve nas quadrículas ainda vagas o foco da caricatura, isto
é, o traço característico de debates ou discursos políticos que se pretende criticar.
(Procura não te ficares pela situação concreta, demasiado ridícula, mas encontrar
os aspetos típicos de que ela possa ser o emblema caricatural.)
Como se trata ainda de
bastantes clips, se sentires
que ficavas sem tempo para a tarefa de escrita (que demorará uns vinte-trinta
minutos), podes resolver só alguns, ver depois as soluções de todos na
Apresentação da aula que fica no final, e passares já para a tarefa de escrita.
Sketch com discurso de político |
Autores |
O que se pretende caricaturar |
Palavras |
Porta
dos Fundos |
|
Deputado dirige-se à
Assembleia |
Gato
Fedorento |
Formalismo da oratória
política |
Lições
sobre política, futebol e afins |
Gato Fedorento |
|
Faltas dos deputados |
Gato
Fedorento |
|
Escândalo na cantina |
Gato
Fedorento |
|
Grupo parlamentar de
palhaços |
Gato
Fedorento |
|
Vota Lopes da Silva |
Gato
Fedorento |
Recurso
a palavras e entoações apenas para suscitar aplausos (como espetáculo sujeito
a um protocolo entre orador e claque) |
Primeiro-ministro
discursa |
Gato
Fedorento |
|
Sketch com debate |
Autores |
O que se pretende caricaturar |
Debate quente |
Porta
dos Fundos |
|
Debate político insultuoso |
Gato
Fedorento |
|
Desculpe,
o sotor usou um argumento |
Gato
Fedorento |
|
Ó sotor |
Gato
Fedorento |
|
Sketches com discursos de políticos
Sketches com debate
Depois de veres «Escrita», na p. 68, escreve os parágrafos do desenvolvimento de um
texto argumentativo cujo tema
fosse a liberdade de
expressão; a tese
seria a de que tem aumentado/diminuído
a liberdade de expressão (que supõe também a de ideias com que não
concordemos — na linha da frase atribuída, aliás erradamente, a Voltaire: «Não concordo com o que dizeis
mas bater-me-ei até à morte para que tenhais o direito de o dizer»).
Só escreverás dois parágrafos (a defender ou a contrariar
a tese, que ficaria na introdução, que não escreverás):
1.º parágrafo: Argumento + Exemplo
2.º parágrafo: Argumento + Exemplo
O teu texto será descarregado
em Word ou em Imagem (foto de texto manuscrito, por exemplo — mas, nesse caso,
tenta que fique bem visível, e não na transversal nem de pernas para o ar).
A tarefa deve ser
descarregada ainda durante a quinta-feira (este prazo destinava-se ao 11.º 2.ª).
TPC — Aproveita para, se ainda
não o fizeste, fazer e descarregar na Classroom (em Word) texto sobre «ética na vida e no desporto». Os que já foram recebendo esses textos corrigidos podem
agora emendá-los (e, em breve, lançá-los num novo espaço que abrirei na
Classroom só para esse efeito — para as segundas versões).
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