Thursday, August 27, 2020

A Ilustre Casa de Ramires 2

 

Afonso & Cabral (11.º 2.ª)

Cabral & Afonso (Bom +) Ponto forte Transposição do capítulo para espaços do século XXI, mantendo grande fidelidade à intriga (com evidente cuidado na encenação e, em termos de filme, na planificação das cenas). Desempenho do papel de Gonçalo muito competente. Aspeto melhorável Talvez se pudesse ter aproveitado a deslocação para a atualidade (e para espaço que se percebe ser citadino) para introduzir outro tipo de variação na história. A corrigir: «*água típida» (água tépida).

 

Andrea (11.º 3.ª)

Andrea (Bom) Ponto forte Boa leitura em voz alta (velocidade certa; sem hesitações ou «tropeções»). Texto está bem escrito (segundo o género 'programa cultural televisivo'; mas, como digo a seguir, preferia abordagem que se afastasse mais da obra). Produções Francesinha. Aspeto melhorável Abordagem sobretudo expositiva ou de resumo. A corrigir: «*invita a» (convida para); «*não venho a falar» (não venho falar); pronúncia de «repudia» (palavra não é esdrúxula — «*rep[ú]dia» — mas grave — «repud[í]a», embora, é claro, não leve acento gráfico); parece-me ouvir «*Bartolo» (Barrolo).

 

Pedro & Rodrigo (11.º 2.ª)

Rodrigo & Pedro (Bom +) Ponto forte Certa loucura introduzida aqui e ali (inesperadas perversões ao texto original, como sucede com o discurso «surrealista» entre 3 e 3.40, por Rodrigo). Boa capacidade técnica. Facilidade de representação (destaco Pedro). Aspeto melhorável Talvez se pudesse ter levado mais longe o lado «surrealista» (absurdo) a que aludi (aliás haveria tempo para mais um pouco de filme, considerando que se tratava de trabalho por dupla).

 

Tiago (11.º 4.ª)

Tiago (Bom -) Ponto forte Boa leitura em voz alta. Aspeto melhorável Abordagem, no fundo, de resumo (de sebenta escolar?), embora melhorado com algumas ironias realmente inteligentes. Slides da net. A corrigir: «chateado» (que pertence a registo demasiado informal; preferível: «irritado», «aborrecido»).

 

Inês G. & Tomás A. (11.º 1.ª)

Tomás A. & Inês G. (Suf+) Ponto forte Expressividade na leitura em voz alta (Inês); naturalidade na expressão, em conversa (Tomás). Comentários, «apartes», que vão ancorando o enredo do capítulo, conferindo-lhes estilo espontâneo, jovial, verosímil para um podcast. Esse registo de conversa informal é interessante mas esconde ligeireza na compreensão do episódio (e na preparação do trabalho em geral?). Aspeto melhorável Ser só áudio. Cumprimento dos prazos (nota seria melhor se não tivesse havido tanto atraso na entrega; incluí alguma penalização). A corrigir: «*ao início» (no início / de início); «*que nunca teve lá» (que nunca esteve lá / que nunca estivera lá).

 

#